Cenário de Fraudes no Brasil em 2020

O contexto mundial de pandemia fez com que as transações online aumentassem bastante no último ano. Tanto em operações financeiras, em bancos e corretoras, quanto em vendas online.  

Nesse cenário, como ficaram as fraudes no Brasil e no mundo? É isso que o Experian aborda em seu Relatório Global de Identidade e Fraude de 2020. Foram analisadas informações de mais de 6 mil consumidores em todo o mundo. O intuito é entender como se dá a relação com os dados informados e a compatibilidade com a identidade da pessoa.  

Fizemos uma análise desse Relatório e compilamos todas as informações abaixo. Continue a leitura.  

Análise das Fraudes 

De acordo com mais de 650 empresas analisadas, 95% delas afirmam que conseguem identificar todos os seus clientes. Entretanto, 57% delas relatam perdas financeiras por fraude associadas à abertura e aquisição de contas 

Nesse sentido, 3 a cada 5 empresas, disseram que as fraudes aumentaram nos últimos 12 meses. Esse aumento pode ter acompanhado o aumento das vendas online, que de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônicode janeiro a agosto de 2020as vendas online aumentaram 56,8% em relação ao mesmo período de 2019. 

Mas se as empresas podem estar perdendo dinheiro devido a fraudes, o que elas estão fazendo a respeito? De acordo com o relatório da Experian, 86% das empresas dizem que a análise avançada de seus clientes é uma prioridade estratégica, entretanto, apenas 57% acham que é importante para autenticação de identidade. Porém, mais da metade dos consumidores abordados, ainda não se sentem reconhecidos. 

Analisando o lado do cliente, 88% dos consumidores afirmaram que a experiência do cliente, no que diz respeito à segurança, ajuda na construção de percepção de uma empresa. Nesse sentido, 81% deles afirmar que a identificação por biometria é a forma de identificação mais segura em sua visão. 

Fraudes no Brasil por regiões

Uma outra pesquisa, da Konduto, analisa o Fraud Share por regiões no Brasil. Esse cálculo é feito analisando as tentativas de fraudes nos Estados em relação ao Brasil como um todo. 

Dessa forma, a região que mais apresenta fraudes no Brasil é a Sudeste com 55%seguida pelo Nordeste com 18%. O Estado que mais representa dentro desse volume é São Paulo. A cada 10 mil compras fraudulentas no Brasil, 3.500 vem de São Paulo. Veja os números abaixo:

 

Sudeste 55,33% 

Nordeste 18,74% 

Sul 14,01% 

Centro-Oeste 8,01% 

Norte 3,92%

 

Quando feito uma análise diferente, considerando o volume de compras versus o volume de fraudes, o cenário já muda. A região Norte passa ocupar o primeiro lugar, com 4,9% de compras ou tentativas fraudulentas, seguido pela região Nordeste com 4,8%.  Veja abaixo:

 

Norte 4,95% 

Nordeste 4,85% 

Centro-Oeste 2,62% 

Sudeste 1,95% 

Sul 1,81% 

 

Essas analises nos ajudam a entender o Cenário de Fraudes no Brasil, distribuídos pelas regiões.  

Como prevenir fraudes na sua empresa 

Para que as empresas previnam essas fraudes, é essencial a adoção de algumas práticas como validação cadastral, KYC, Background Check e várias outras. Entenda melhor sobre elas aqui. 

Background Check 

O Background Check, ou Checagem de Antecedentes, é o processo de validação de informações, com base em dados como Nome e CPF (ou Razão Social e CNPJ), é avaliado qualquer vestígio que possa indicar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais. 

Adotando esse processo a empresa evita fraudes e também garante medidas de compliance, pois também pode ser usado para analises de prevenção á lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

KYC – Know Your Client 

O processo de KYC abrange várias medidas que tem o objetivo de conhecer o cliente a fundo. Pode ser usado várias práticas e várias fontes de informações para validar dados e conhecer o cliente.  

Por exemplo, pode ser adotado o processo de OCR, onde o cliente deve mandar uma foto dos documentos, para transcrição das informações, assim fica mais fácil validar o cadastro. Outra opção é o Face Match, onde é solicitado o envio de uma selfie, juntamente com a foto de um documento, para validar se a pessoa é quem diz ser.  

Dossiê Reputacional 

Através de um documento, a empresa terá acesso a várias informações sobre o cliente, a partir de uma informação específica, como nome ou CPF. Nesse dossiê pode contar várias informações de fontes diferentes, como órgãos de proteção ao crédito, Receita Federal e vários outros bureaus 

Por meio do Dossiê Reputacional é possível avaliar o cliente e evitar fraudes na empresa, pois está garantindo a identidade daquele cliente e avaliando o risco que ele pode representar.  

 O Data Engine, é a plataforma de compliance e background check da Cedro Technologies. Com o Data Engine, as empresas conseguem otimizar todo o processo de validação cadastral e antifraude, por meio de uma única ferramenta. Conheça mais sobre o Data Engine