Framework Flutter: 8 benefícios para utilizá-lo nos aplicativos

31 / 05 / 2022

O framework Flutter é uma nova estrutura para interface do usuário (UI) lançada pela Google em 2018. É uma tecnologia própria para os desenvolvedores criarem aplicativos para os principais sistemas existentes no mercado, como Android e iOS.

Apesar de recente, o Flutter já ganhou espaço no mercado, trazendo vários benefícios. Um deles é a possibilidade de desenvolvimento a partir de uma só base de código. É uma ótima ferramenta para quem busca novas habilidades em áreas promissoras e em ascensão no mercado.

Se você ainda não conhece esse tipo de framework, está no lugar certo! Neste artigo, vamos explicar exatamente o que é Flutter, como ele funciona e seus benefícios. 

Continue a leitura e descubra!

O que é o framework flutter?

O Flutter é um framework de estrutura UI com foco em dispositivos móveis, para quem utiliza código aberto (open source). Sua função é dar apoio na criação de aplicativos com performance nativa que utilizam a mesma base de códigos. Apesar de lançado em 2018, surgiu ainda em 2015.

O framework Flutter utiliza uma estrutura moderna e reativa com foco no desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS, mas também funciona em criações para desktop e demais sistemas operacionais. A linguagem de programação da ferramenta é a Dart, um modelo simples do próprio Google, orientado para objetivos, semelhante ao Javascript.

Devido ao seu excelente desempenho e renderização própria, o Flutter dispensa outras ferramentas nativas para criar Views. Com isso, permite que o desenvolvedor utilize apenas uma plataforma nos projetos tanto para iOS como para Android.

O framework Flutter tem como base estrutural de sua interface uma série de widgets para menus, layout, botões e demais elementos. Dispensando widgets OEM, a ferramenta traz pacotes já prontos para o uso, mas também permite criar aplicativos do zero.

Quais são os benefícios do framework flutter? 

Muitas empresas utilizam o framework Flutter pensando nos benefícios que traz para o desenvolvimento dos aplicativos. A seguir, separamos algumas dessas vantagens para você entender por que deve aderir à ferramenta junto à sua equipe de desenvolvedores. Confira:

1. Dispensa conhecimentos prévios

O primeiro ponto a ser ressaltado é a simplicidade para o desenvolvimento. Por ser uma ferramenta que funciona em todos os sistemas operacionais, o Flutter dispensa conhecimentos especializados em programação para Android e/ou iOS.

Dessa maneira, os desenvolvedores têm mais facilidade para criar, o que favorece inclusive os iniciantes sem conhecimento prévio. Até mesmo quem não é programador consegue utilizar esse framework para fazer aplicações pela característica intuitiva da ferramenta.

2. Facilita a personalização 

O framework Flutter conta com funções gráficas que facilitam a criação de interfaces personalizadas e sofisticadas com segurança para os aplicativos. Praticamente tudo que aparece na tela pode ser personalizado, independentemente da complexidade. Para isso, utiliza o motor gráfico Skia, que tem ótimo desempenho e utiliza código aberto.

A vantagem aqui é que eventuais atualizações no software não interferem nos layouts e designs personalizados em qualquer um dos sistemas operacionais. Isso porque há pouca ou nenhuma chance de falhas, diferente do que ocorre em outros frameworks disponíveis no mercado.

3. Reduz custos 

Como dispensa o uso de diferentes plataformas e ferramentas de criação, há uma redução nítida do custo de desenvolvimento das aplicações. O próprio fato de que os produtos criados funcionam em todos os sistemas operacionais já leva à diminuição de despesas, isso porque há uma menor necessidade de ferramentas de desenvolvimento.

4. Aumenta a produtividade

Os custos também são reduzidos devido à melhor produtividade da equipe, que pode entregar muito mais em menos tempo. Como se trata de um framework cruzado, os desenvolvedores utilizam a mesma base de códigos para ambos os sistemas e não precisam fazer diferentes versões das aplicações.

A compilação feita em código nativo pela Dart e a falta de widgets OEM facilitam a comunicação entre o aplicativo e a plataforma. O fato de fornecer views reativas sem necessitar de Javascript também favorece o tempo de inicialização, tornando o acesso aos sistemas mais rápido.

5. Diminui o número de atualizações de interface

Graças à unificação da criação para iOS e Android, o framework Flutter também reduz a quantidade de atualizações nos sistemas da interface. Como utiliza os mesmos widgets, as novidades interferem pouco na estética e no estilo das aplicações. Isso ajuda, inclusive, a prolongar a vida útil da plataforma.

6. Torna o desenvolvimento mais ágil 

Além de todos os pontos citados que favorecem a velocidade no desenvolvimento, o framework disponibiliza a função hot reloaded. Esse recurso permite visualizar as modificações feitas no código instantaneamente, seja em emuladores, simuladores ou no hardware.

Dessa maneira, qualquer alteração ou teste realizado é identificado em menos de um segundo, sem necessidade de reiniciar o sistema. Ponto positivo para construir interfaces, adicionar recursos e corrigir erros e falhas! Para o desenvolvedor, uma vantagem é pausar os projetos e retomar do mesmo ponto sempre que quiser.

7. Código aberto aumenta compatibilidade

O framework Flutter e sua linguagem Dart são tecnologias de código aberto, o que facilita consultas externas. O fato de contar com widgets dentro do próprio aplicativo também reduz problemas de compatibilidade, já que há menor quantidade de atualizações e independe do sistema operacional.

8. Possui suporte do Google e apoio da comunidade

Os usuários do Flutter contam com uma rede de suporte em duas vias, tornando o desenvolvimento muito mais seguro. Em primeiro lugar, o próprio Google, como criador do workframe, mantém equipes à disposição para chamados. Em segunda instância, há uma comunidade que mantém os desenvolvedores próximos.

Os colaboradores do Google ficam prontos para ajudar a levar qualidade e segurança para os aplicativos, bem como explicar sobre as documentações (disponíveis gratuitamente). Já a comunidade permite aos usuários dividirem experiências sobre a resolução de problemas, ajudando uns aos outros.

Por que usar o framework Flutter? 

Após entender as vantagens do Flutter, não há muito segredo sobre por que utilizá-lo como framework de desenvolvimento. Para as equipes, é uma excelente maneira de aprender uma nova linguagem de programação, já que a Dart ainda tem poucos adeptos. Por ser fácil de entender, torna-se um diferencial no currículo de qualquer desenvolvedor.

É importante frisar que o framework Flutter ainda é limitado, sendo recomendado para aplicativos de pouca complexidade. No entanto, é ótimo para o desenvolvimento de aplicativos multiplataformas, que funcionam tanto para mobile como para web e desktop.

Além disso, por estar na camada de UI, não há necessidade de intermediário para a comunicação entre o framework e o dispositivo, eliminando problemas comuns que muitas ferramentas alternativas enfrentam. Devido à característica nativa, os aplicativos funcionam de forma mais rápida.

O framework Flutter é uma tecnologia que segue em expansão, mostrando-se promissor para o futuro das aplicações. Aqui na Cedro Technologies, já estamos de olho nessa tendência, inclusive utilizando a ferramenta no desenvolvimento de nossas soluções. Conheça o nosso portfólio de produtos no site!