Como fazer um fluxograma para chatbot?

fluxograma para chatbot

A transformação digital, especialmente pós pandemia da Covid-19, alavancou o uso de ferramentas automatizadas, principalmente para melhorar a interação das empresas com seus clientes. 

Entre essas ferramentas, os chatbots estão se popularizando e exigem um modelo de aprendizagem composto por um fluxograma adequado. 

Assim, investir em Inteligência Artificial, em modelos de aprendizado das máquinas, como o fluxograma, pode tornar uma empresa mais competitiva. 

Além disso, é importante saber que a tecnologia de um chatbot não funciona sozinha, ela precisa ser moldada para engajar, agradar, fidelizar e principalmente resolver as demandas dos clientes. Por isso, um bom fluxo se torna muito importante. 

Quer saber o que é um fluxograma de chatbot, para que e como fazê-lo? Continue com a gente! Boa leitura! 

 

O que é fluxograma de Chatbot?

Antes de explicar o que é um fluxograma de chatbot, é importante lembrar que ele é uma representação gráfica de um processo, onde as etapas são ilustradas de forma encadeada. 

Assim, o fluxograma do chatbot é a representação visual das soluções criadas para os questionamentos do cliente. 

Dessa forma, chegar em um fluxograma de atendimento ao cliente para chatbots com diálogos realmente eficiente exige planejamento e atualizações constantes. 

 

Como criar o fluxograma do chatbot? 

Entender a importância do fluxograma é fundamental para o passo a passo da implementação. Assim, ele pode se tornar mais eficaz e refletir positivamente nos atendimentos da empresa. 

Para isso, é preciso: 

  1.  Escolher o software de chatbot que será utilizado;
  2. Criar o máximo de personas possíveis;
  3. Organizar quais são as principais dúvidas que o fluxograma precisa responder;
  4. Iniciar a separação de ramos de probabilidade de decisão;
  5. Expandir o fluxograma do chatbot para responder o máximo de dúvidas;
  6. Criar minimamente três soluções para cada dúvida.

No atendimento com um chatbot, cada ramo é a resposta para uma pergunta de um cliente. Dessa forma, quanto mais soluções para perguntas você tiver previamente determinadas, mais chances terá de solucionar as dúvidas dos seus clientes. 

 

Treinando o chatbot

Com o fluxograma criado, com o máximo de ramificações possíveis, a missão é treinar a inteligência artificial escolhida para que tenha cada vez mais precisão. 

O treinamento do chatbot demanda paciência, conhecimento e muitos testes para chegar a resultados cada vez melhores. 

Assim, é importante seguir algumas dicas: 

  • Faça testes: Faça sessões de navegação assistidas, avalie o desempenho e entendimento do bot, teste várias vezes e peça feedbacks aos clientes. 
  • Conheça bem o seu público: Isso é essencial para te ajudar a responder possíveis dúvidas que eles tenham. 
  • Use a FAQ como base de conhecimento: Quanto mais perguntas o seu fluxograma responder, melhor. Nem todo cliente está disposto a sair do chat para pesquisar alguma coisa na página de perguntas frequentes. 

 

Qual chatbot escolher nesse processo? 

A Cedro Technologies desenvolveu o People, um chatbot que pode ser integrado diretamente ao Whatsapp para trazer um atendimento mais ágil para seu cliente e melhores resultados para sua empresa.  O People traz algumas vantagens como: 

  • Facilidade: O People deixa a comunicação com o usuário mais simples, direta e de fácil alcance. Tudo isso em tempo integral, 24 horas por dia e 7 dias por semana. 
  • Automatização: Agiliza a comunicação da sua empresa com o cliente, respondendo dúvidas rapidamente e deixando a sua equipe livre para outras atividades. 
  • Redução de custos: Com um chatbot sua empresa consegue diminuir os custos com capital humano e atendimento via telefone, por exemplo. 


Além disso, com o People, a sua empresa tem acesso a: 

  • Chatbots integrados com diversos canais de comunicação 
  • Plataforma que aceita recursos de voz, reconhecimento facial, treinamento de intenções e uma linguagem mais natural. 
  • O bot treinado com cada interação para melhorar o seu atendimento constantemente. 
  • Atendimento humano, com transbordo para responsáveis pelo atendimento. 


Agora que você já entendeu o que é um fluxograma de chatbots, qual a sua importância para sua empresa e como começar, investir em um software que facilite o seu trabalho? 

Clique aqui e fale com um especialista agora mesmo! 

Quer saber mais sobre chatbots? Continue navegando no nosso blog.

Deixe uma resposta