home Sem categoria Filmes para devs: 8 títulos essenciais para assistir!

Filmes para devs: 8 títulos essenciais para assistir!

A sétima arte é capaz de inspirar profissionais de todas as áreas. Inclusive os desenvolvedores! Existem vários filmes que exploram o mundo da tecnologia e eles devem fazer parte do histórico cultural desses profissionais essenciais para qualquer movimento de transformação digital.

Neste artigo, vamos mostrar 8 filmes que mostram na narrativa como a realidade da carreira se mistura à ficção. São títulos que trazem vivências de programação, exploram o mundo digital e apresentam um pouco da história da tecnologia.

Vale ressaltar que muitos deles estão disponíveis em plataformas de streaming e são de fácil acesso. Independente se você atua com cadastros digitais ou serviços cognitivos, é sempre importante manter a inspiração deles. Confira a lista a seguir e faça a indicação para o seu time!

1. A Rede Social

Esse título é bem conhecido por se tratar da história de um dos maiores empresários do mundo da programação. Mark Zuckerberg e o seu Facebook são o centro da narrativa em A Rede Social.

Lançado em 2010, traz uma história que retrata uma geração acostumada com o mundo digital, que cresceu no boom da internet. Ela explora inclusive a ideia de que os relacionamentos podem se tornar digitais.

Na trama, Mark Zuckerberg cria o Facebook inspirado em um drama romântico. Mas o público não deve ver o filme como uma biografia, já que esse contexto, por exemplo, na verdade não aconteceu.

O grande destaque é para a disputa entre Zuckerberg e os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, que o acusaram de roubar a ideia por trás da rede social mais famosa do mundo. A Rede Social é um essencial na lista de filmes para todo desenvolvedor.

Entre as estrelas estão Jason Eisenberg como Zuckerberg, Justin Timberlake como o investidor Sean Parker, Armie Hammer como os gêmeos Winklevoss e Andrew Garfield como o brasileiro Eduardo Saverin. A direção é de David Fincher.

2. O Jogo da Imitação

Para quem gosta de suspense, O Jogo da Imitação é uma dica interessante. Lançado em 2014, o filme foi indicado ao Oscar e apresenta a biografia de Alan Turing, um criptoanalista inglês.

A história mostra o desafio de Turing para criar uma máquina que desvende o Enigma, uma série de códigos nazistas usados na Segunda Guerra Mundial para enviar mensagens aos submarinos alemães.

O protagonista lidera o grupo da inteligência britânica na missão que tem o prazo de 18 horas para ser completada, tendo que se acostumar a trabalhar em conjunto para criar a máquina. Alan Turing foi consagrado como inovador da ciência da computação.

O elenco conta com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley e Matthew Goode. A direção é de Morten Tyldum.

3. Piratas da Informática

Título um pouco mais antigo, Piratas da Informática é de 1999. É um filme desenvolvido direto para a televisão (TNT) adaptado do livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine.

A trama envolve a criação do primeiro computador e o surgimento da informática, passando pela rivalidade entre a Microsoft de Bill Gates e a Apple de Steve Jobs. Para um desenvolvedor, é interessante recapitular nomes como o Macintosh, Altair 8800 e o MS-DOS, bem como a chegada do Microsoft Windows.

O elenco tem Noah Wyle como Steve Jobs, Anthony Michael Hall como Bill Gates, John DiMaggio como Steve Wozniak, entre outros. A direção é de Martyn Burke.

4. Revolution OS

E se os filmes autobiográficos podem ser um pouco fora da realidade, que tal um documentário? Revolution OS é um projeto que aborda o movimento do software livre, explorando o código aberto e o Linux.

O título é de 2001 e, mesmo que o cenário da tecnologia tenha avançado bastante desde então, é importante para os devs no sentido de ajudar a ter mais visão sobre a história da codificação. Além disso, ajuda quem tem pouca experiência e pode ser uma base para quem quer aprender a codificar e desenvolver tecnologias como os chatbots.

Entre os nomes que aparecem nas entrevistas, estão Richard Stallman, Linus Torvalds, Michael Tiemann e Eric S. Raymond. A direção é de J. T. S. Moore.

5. Jogos de Guerra

Esse título é bastante relevante para um dev, porque a narrativa envolve um sistema de supercomputador. No caso, essa máquina é o WOPR (War Operation Plan Response), pertencente às forças militares americanas.

Jogos de Guerra conta a história de John Badham, um adolescente que invade o sistema que controla as armas militares e desencadeia um contexto ideal para a Terceira Guerra Mundial. Isso porque o WOPR é programado para analisar uma possível guerra nuclear. O jovem faz uma simulação que leva à ameaça de disparo de um míssel nuclear.

A trama é um clássico do cinema, lançado em 1983. Os elementos tecnológicos e as habilidades computacionais apresentadas fazem de Jogos de Guerra um título altamente indicado nesta lista!

O filme é estrelado por Matthew Broderick, Ally Sheedy e Dabney Coleman. A direção é de John Badham.

6. A Senha: Swordfish

Mais um clássico do cinema, A Senha: Swordfish é de 2001. O filme conta a história de Stanley Jobson, um hacker recrutado para roubar dinheiro do governo decodificando criptografias. Ele tem habilidades que o colocaram em problemas com o FBI anteriormente e é atraído por uma rede terrorista para se envolver no golpe.

Muitos traços de tecnologia são explorados, tornando o título fundamental para qualquer dev. O filme traz astros como John Travolta, Hugh Jackman e Halle Berry. A direção é de Dominic Sena.

7. Os Estagiários

Para os devs mais engraçadinhos, uma comédia sempre cai bem. Esse é o caso de Os Estagiários, que conta um pouco dos bastidores em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O filme é de 2013 e tem como protagonistas a dupla Billy McMahon e Nick Campbell, vendedores quarentões que conseguem uma oportunidade no Google junto com pessoas muito mais jovens que eles.

Entre vários desafios para conseguir entrar na empresa e o trabalho como estagiários, eles apresentam um pouco do que é trabalhar para a gigante da tecnologia. A trama mostra os valores do trabalho em equipe, a importância de entender o público e os valores na força de vontade.

Quem estrela a trama é Vince Vaugh e Owen Wilson. A direção é de Shawn Levy.

 

8. Trilogia Matrix

É impossível falar sobre tecnologia sem pensar na trilogia Matrix. Esse filme foi um marco no gênero futurista, porque adiantou de certa forma inovações que estariam por vir. Entre elas, a inteligência artificial e a realidade aumentada são dois exemplos de destaque.

A história traz um cenário em que a humanidade vive em uma realidade virtual controlada por máquinas avançadas. As pessoas na verdade estão em cápsulas e a mente é controlada pelo sistema Matrix, a partir de impulsos cerebrais.

Na trama, Neo é um criminoso cibernético e programador que se vê no meio de uma rebelião contra o sistema e luta para quebrar o então contexto.

Keanu Reeves vive o protagonista, estrelando o filme ao lado de nomes como Laurence Fishburne, Carrie-Ann Moss e Hugo Weaving. A direção é das irmãs Lana e Lilly Wachowski.

 

Esses foram os 8 títulos da nossa lista de filmes que todo dev precisa assistir. Agora é só pegar a pipoca, sentar no sofá e aproveitar o melhor do mundo digital na sétima arte. 

Faltou algum título? Então escreva nos comentários! 

Gostou? Compartilhe:

Karla Gondim Fonseca

Karla Gondim Fonseca

Líder de marketing na Cedro Technologies.