Fast Trade: o que são estratégias ATS?

Bruno Zago

18 julho 2018 - 18:49 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Homem falando ao telefone enquanto utiliza o computador

Operar no mercado financeiro requer uma série de qualidades ao trader — a rapidez e o dinamismo na hora de tomar decisões são algumas das principais. Com o avanço da tecnologia e das ferramentas para o segmento, uma nova possibilidade surgiu: as estratégias ATS.

Do inglês, a sigla significa Auto Trade Strategy (ou Estratégia de Trade Automática). Por meio desses recursos, os traders conseguem definir caminhos automáticos e programados para seus movimentos no mercado.

A seguir, falaremos mais sobre tais estratégias e como elas podem ser benéficas nas operações do trader. Continue a leitura e confira!

A definição de estratégias

Toda pessoa que opera no mercado precisa ter uma estratégia bem definida, com base em muitas análises e estudos. As variações de preços estão relacionadas a diversos fatores (muito deles são, até mesmo, externos ao mercado). Então, somente com um bom plano de ação é possível operar de forma segura.

Uma vez desenvolvidas, tais estratégias vão servir para nortear toda a atuação do trader em seu cotidiano no mercado financeiro. Diante dessa realidade, empresas especializadas viram a oportunidade de desenvolver sistemas que pudessem automatizar, pelo menos em partes, o que essas táticas propõem.

O desenvolvimento de tecnologias chegou até o trader comum, aquele que opera por meio de seu notebook, na sala de casa. A partir disso, foi possível usar recursos que simplesmente automatizavam comandos relacionados a uma determinada estratégia de investimento.

O ATS na prática

Na prática, as estratégias ATS funcionam de maneira simples: automatizando comandos específicos e permitindo que o trader deixe pré-programada uma saída ou uma entrada de determinada posição. Esses movimentos estarão sempre condicionados a detalhes, como a alta ou a baixa no preço, atingindo determinado valor.

Ou seja: se você não pretende segurar uma posição por muito tempo e sabe por quanto seria interessante vender, já pode deixar esse comando automatizado. Assim que a ação chegar ao preço que julgou interessante e deixou programado, ela será vendida — e você terá conseguido um bom negócio.

Dentro dessas possibilidades, é possível simplesmente fazer inúmeras programações de comandos automáticos, sempre levando em consideração sua estratégia principal de trading.

As vantagens de operar com estratégias ATS

Assim como qualquer recurso tecnológico, as estratégias ATS trouxeram diferenciais muito vantajosos para a rotina dos operadores do mercado financeiro. Elas permitiram:

  • administrar melhor o tempo;
  • lidar com decisões difíceis;
  • melhorar, de forma geral, o desempenho à frente das ações.

A seguir, confira alguns benefícios de usar a automatização para aplicar suas estratégias no cotidiano de investimentos.

Auxilia na realização do backtesting

O backtesting nada mais é do que uma atividade de testes de uma estratégia. Ele usa as predefinições do trader e as simula em diversas possibilidades do mercado, de acordo com o que aconteceu nos últimos dias, para fazer uma espécie de previsão quanto ao funcionamento daquela estratégia.

Isso só é possível graças às tecnologias ATS, que, utilizando a configuração programada pelo trader, simulam diversas situações. Com a automatização, é possível avaliar se esse plano de operação é mesmo sólido e pode oferecer bons resultados quando rodar para valer.

Favorece quem tem dificuldades para atuar em tempo real

A inteligência emocional é uma característica fundamental para quem precisa tomar decisões rápidas e de acordo com o que acontece no mercado.

Mas nem todo mundo tem essa qualidade, o que pode influenciar negativamente na atuação. A iminência do risco pode fazer com que o trader simplesmente “trave”, ficando incapaz de formular uma estratégia.

As estratégias ATS são configuradas previamente (ou seja: quando o mercado estiver a todo vapor, os comandos serão acionados automaticamente). Isso reduz o tempo extra que os traders usam para pensar e, muitas vezes, faz com que eles hesitem. Desde que a tática esteja bem definida, essa é uma grande vantagem da automatização.

Ajuda quem atua em part-time

A atuação em part-time também é bastante comum! Muitas pessoas que operam no universo das aplicações não se dedicam integralmente a isso, já que dividem o tempo entre os investimentos e as posições que ocupam no mercado de trabalho. Essa condição, apesar de interessante financeiramente, acaba se transformando em um limitador.

Imagine perder uma excelente oportunidade de saída de determinada posição porque você não estava operando naquele momento? Ou pior: uma ação despencar e você mantê-la, perdendo uma grande quantidade de dinheiro? Mas, se você automatiza sua atuação, pode operar até mesmo dormindo!

Minimiza perdas

O gerenciamento de riscos é uma importante etapa da atuação na área de investimentos. Identificar e saber se relacionar com as possibilidades de perdas fazem parte da operação, sendo ideal buscar recursos que ajudem em um planejamento eficiente e que seja capaz de superar essas situações.

Vale destacar que as estratégias ATS são muito eficientes nesse plano de gerenciamento. Elas evitam que investidores arquem com prejuízos provenientes de quedas bruscas do mercado.

Desde que haja uma configuração de saída de posição, é possível deixar automatizada essa reação a comportamentos pouco favoráveis. Assim, lidar com os riscos fica mais fácil, o que minimiza as perdas.

Permite um maior número de operações simultâneas

Especialmente quem atua no modelo day trade precisa trabalhar em várias operações de uma só vez. Entretanto, não é fácil acompanhar diversas ações e, ainda assim, manter a eficiência na hora de tomar decisões. É recomendável operar com um número restrito, mas o ATS pode ajudar.

Respeitando sua estratégia, é possível automatizar alguns comandos. A automação ajuda a poupar tempo ou, até mesmo, faz o trabalho por você (caso sua atenção esteja voltada a outra ação no momento).

Assim, é possível balancear sua atuação, obtendo um equilíbrio que pode fazer toda a diferença no cotidiano dos investimentos. Essa é a forma mais segura de atuar em ações simultâneas e funciona como uma espécie de ferramenta de apoio, já que a atenção no day trade é dividida.

As estratégias ATS permitem um trading ágil e capaz de atingir resultados muito positivos, especialmente durante o day trade. Além disso, tal automatização ajuda no gerenciamento de riscos e possibilita que o trader opere até quando não está na frente do computador.

E você? Está em busca de soluções tecnológicas eficientes para uma operação de day trade? Veja como a plataforma Fast Trade pode ser importante em sua atuação! Não deixe de conferir como configurar a estratégia ATS dentro do Fast Trade.

Recomendados para você

a-gestao-da-informacao-no-mercado-financeiro
A Gestão da Informação no Mercado Financeiro ...
Pessoa clicando enter no teclado
Como tecnologias cognitivas estão transformando o mercado de capitais ...
Folha com somatória de números com calculadora e canetas em cima
Saiba como utilizar a alavancagem no day trade de forma consciente ...