Facebook entra de vez nos serviços financeiros: conheça a criptomoeda Libra

Leonardo Reis Vilela

18 junho 2019 - 13:53 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Imagem com moedas e um celular ilustrando a moeda digital Libra do facebook

A moeda digital Libra, após muitas especulações, foi anunciada oficialmente pelo Facebook hoje (18 de junho). Com a sua própria criptomoeda, a empresa comandada por Mark Zuckerberg confirma sua entrada definitiva no mundo financeiro e na oferta desses serviços digitais.

No nosso blog, já havíamos discutido antes as primeiras aventuras do Facebook e WhatsApp pelas transações financeiras. Agora, como o lançamento da Libra, isso toma proporções ainda maiores.  

O Facebook conta com a rede social mais utilizada do mundo, com 2,6 bilhões de contas ativas mensais. Além disso, a companhia também é dona do WhatsApp, o aplicativo mais baixado do mundo, com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos. Com esses potenciais usuários da Libra, os negócios de Mark Zuckerberg devem contar com uma enorme vantagem competitiva globalmente.

O projeto foi viabilizado com o aporte financeiro de diversas empresas parceiras, como Visa, Mastercard, Paypal e Uber. Para administrar a criptomoeda e separar dados sociais e financeiros, foi criada uma nova subsidiária: a Calibra.

Com o aporte financeiro de empresas como Visa, Mastercard, PayPall, Uber, eBay, Spotify, Mercado Pago, entre outros, uma organização independente e sem fins lucrativos será lançada para governar a rede que sustenta sua criptomoeda. A Associação Libra será sediada em Genebra.

Uso no WhatsApp e no Messenger

Segundo o Facebook, a Libra pode ser usada para transferências entre usuários no WhatsApp e no Messenger. A ideia é ser tão simples como enviar uma mensagem de texto ou de áudio.

Além disso, outras funcionalidades financeiras diárias poderão ser realizadas: pagar contas e faturas, fazer compras e comprar passagens de transporte público. Ainda não foram divulgados detalhes de como a Libra será implementada e nem quais países aceitarão. O Brasil não deve se enquadrar nesse sistema inicialmente.

Investimentos em blockchain

As iniciativas do grupo Facebook nos serviços financeiros não param por aí. Com investimentos em blockchain, a Calibra pretende lançar uma carteira digital até 2020. O produto estará disponível nos aplicativos WhatsApp e Messenger, além de um aplicativo independente.

Facebook entra de vez nos serviços financeiros: conheça a criptomoeda Libra

Recomendados para você

Homem analisando gráficos em um computador e hologramas em primeiro plano
Conheça as APIs para o mercado financeiro desenvolvidas pela Cedro Technologies ...
Homem utilizando celular com café na mão
4 razões para implementar chatbots na comunicação interna da sua empresa ...
Mão digitando no celular e ícone do whatsapp em primeiro plano
Como utilizar o WhatsApp no atendimento da sua empresa ...