Face Match: uso de IA para aprimorar a validação cadastral

Vitor Precioso

14 julho 2020 - 13:57 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Busto de uma pessoa e gráficos em primeiro plano

Conhecer bem o cliente ou parceiro é essencial para empresas que atuam no setor de serviços financeiros e em muitos outros que precisam certificar a identidade de seus usuários para evitar riscos à organização, como o uso de suas estruturas para lavagem de dinheiro. 

Com a tecnologia Face Match, é possível usar a IA Inteligência Artificial como uma grande aliada em ações de reconhecimento facial para validação cadastral. E este artigo conta com informações interessantes para quem deseja entender melhor o funcionamento desse recurso.

Como o Face Match funciona?

A tecnologia Face Match é capaz de comparar detalhes específicos de duas imagens e responder se as fotos mostram o mesmo indivíduo. Por exemplo, é possível comparar até mesmo selfies com fotos de documentos como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

Com ela, o processo de verificar a identidade dos clientes usando inteligência artificial e algoritmos para garantir a identificação de uma pessoa cadastrada nos registros de uma empresa acaba ficando mais fácil.

Alguns dos pontos do rosto usados para realizar essa verificação são a distância entre os olhos e o formato do queixo, mas existem quase 100 características avaliadas para a checagem.  

Os benefícios da Face Match em validações cadastrais

Identificar o cliente é fundamental para resguardar a segurança de várias organizações. Um estudo da Serasa Experian já mostrou que a cada 16 segundos há uma tentativa de roubo de identidade no Brasil, por exemplo. Os setores de serviços, bancos e financeiras, por exemplo, são três dos mais atingidos por esse problema.

Esses são dados que reforçam a necessidade de aumentar a segurança na validação cadastral de clientes durante a aquisição de serviços ou bens. 

Um dos usos em que a Face Match faria bastante diferença é na prova de vida, procedimento anual a ser realizado por aposentados e pensionistas para que continuem a receberem os benefícios previdenciários. 

Com rapidez e eficiência, seria possível que usuários com dificuldade de locomoção fizessem a comprovação necessária, de forma que fosse evitado o desconforto da ida a uma agência física ou mesmo o deslocamento de um funcionário de órgão responsável até o segurado.

Também há disponibilidade de uso em muitos outros casos, até mesmo no dia a dia da população. É o caso de abertura de contas digitais em bancos. 

Com o uso do Face Match, é possível aprimorar a validação cadastral. E essa otimização colabora para tornar o processo rápido e economizar tempo de sua equipe, entre outras vantagens

Com essas facilidades que oferece, o Face Match é uma tecnologia de reconhecimento facial que auxilia organizações a estarem em conformidade com leis e regulamentos externos e internos de modo ágil.

Data Etngine: dados centralizados para aumentar segurança

O Data Engine é a solução da Cedro Technologies ideal para companhias que necessitam de acesso a todas as informações de qualquer pessoa em um único lugar. 

Ele permite a consulta de fontes para verificar dados cadastrais, protestos, negativações, mídia negativa, restrições de crédito ou de cadastro, endereços, telefones e outras informações. 

Essa aplicação também conta com uma API Face Match, que possibilita o reconhecimento ótico de caracteres (OCR), do inglês Optical Character Recognition, para extração de dados (CNH ou RG) e OCR para extração de dados e validação de dados próprios.

Face Match: a serviço de segurança e praticidade

A tecnologia Face Match é um passo importante na atualidade para validações cadastrais seguras, rápidas e feitas de modo simples por IA. E as vantagens dela podem ser aproveitadas em diferentes segmentos, inclusive aqueles que mais enfrentam tentativas de fraudes.

Outros recursos também potencializam a segurança das companhias que precisam realizar essas validações. E eles estão presentes no Data Engine, que facilita a checagem de múltiplos dados simultaneamente.

Tenha dados seguros com o Data Engine! Clique aqui para saber mais sobre ele.

Recomendados para você

Pessoa usando celular e holograma 5G em cima da tela
3 formas para preparar sua startup para um mundo 5G ...
Homem falando ao celular e analisando gráficos financeiros em uma folha de papel
Internet das Coisas: tendências atuais e futuras para o mercado financeiro ...
Pessoas conectadas em uma tela de computador
Como um sistema de cadastro pode ajudar o Relationship Management ...