O que é Face Match e como implementá-lo no seu processo de identificação

Vitor Precioso

21 janeiro 2020 - 09:38 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Gravura de figura humana num emaranhado de dados

No processo de confirmação de identidade, Face Match é um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas por oferecer mais agilidade através da tecnologia. Neste artigo, vamos explicar para você como essa funcionalidade é aplicada, os benefícios para o seu negócio e como implementá-la. Confira!

O que é Face Match?

De maneira simples e direta, Face Match é a tecnologia de reconhecimento facial que utiliza inteligência artificial. Muitas vezes tido como um assunto de ficção científica, hoje já é utilizado por diversas áreas e mecanismos, como equipamentos de segurança, smartphones, caixas eletrônicos, entre outros. 

Por vezes, Face Match é associada à ideia de excesso de vigilância e a coleta exagerada de informações pessoais. No entanto, seu trabalho é muito mais dar proteção para o usuário e evitar a ações intrusivas. 

Além disso, é muito mais prático utilizar essa ferramenta para confirmar sua identidade. O usuário irá poupar o tempo de digitar uma senha para desbloquear o seu smartphone ou até mesmo para realizar um saque com um caixa eletrônico. Além disso, simplifica o processo de confirmação de identidade para abrir uma conta, por exemplo.

Como Face Match funciona?

Face Match é uma tecnologia complexa e é preciso entender seu funcionamento para aplicar valor ao seu negócio e para seu cliente.

Essa técnica de identificação biométrica, assim como a impressão digital, mapeia as características faciais de uma pessoa. Através de um conjunto complexo de algoritmos, compara com imagens de banco de dados ou especificamente de uma imagem digital da mesma pessoa para reconhecer sua identidade (ou negar). 

Esses algoritmos dividem uma imagem em diversos pontos e pixels, mapeando o rosto em busca dos pontos nodais – características de marca a distinção de uma pessoa para outra. Existem cerca de 80 desses pontos na face. Alguns deles são:

  • formato do queixo,
  • comprimento da linha da mandíbula,
  • distância entre os olhos,
  • profundidade das órbitas oculares,
  • largura do nariz,
  • entre tantos outros.

Principais aplicações de Face Match

A tecnologia Face Match possui diversas aplicações no cotidiano. Veja alguns exemplos a seguir:

Desbloqueio de aparelhos

Com o avanço da tecnologia presente nos smartphones, hoje já existem no mercado aparelhos que utilizam a função de reconhecimento facial para desbloquear sua tela de proteção, substituindo uma senha, pin ou impressão digital, por exemplo.

Além disso, é possível associar o reconhecimento facial a outros aplicativos e utilizar o mesmo recurso, por exemplo, para autorizar uma compra online.

Confirmação de identidade por aplicativos

Existem várias aplicações para confirmar a identidade através do reconhecimento facial. Uma modalidade que está se tornando cada vez mais comum é na utilização de aplicativos de transporte, como Uber e 99pop. 

Os motoristas que trabalham com a ferramenta precisam confirmar sua identidade com certa frequência, para garantir que seja quem realmente está cadastrado no aplicativo é que esteja fazendo as corridas. Isso garante mais segurança para o passageiro, além de mais seriedade e transparência por parte da empresa do aplicativo e do motorista.

Abertura de contas digitais

Para a abertura de contas digitais, é comum a utilização do reconhecimento facial. Essa é uma forma de validar a identidade de quem está preenchendo o cadastro da conta e os documentos de identificação enviados. 

Prova de Vida

A Prova de Vida é um procedimento necessário e que deve ser feito por aposentados anualmente, para continuar recebendo benefícios de previdência. Normalmente é feito num período específico do ano e pode comprometer a participação de diversas pessoas que possuem, por exemplo, dificuldade de locomoção ou estão com a saúde mais debilitada.

Com o Face Match é possível oferecer mais autonomia e rapidez para esse processo, liberando colaboradores da instituição para outras atividades e permitindo que o usuário faça esse processo de qualquer lugar.

Entretenimento

A tecnologia de reconhecimento facial também pode ser utilizada para entretenimento. Existem ações de publicidade, por exemplo, que utilizando esse mecanismo para identificar reações do público para interagir com um telão virtual.

Videogames também podem utilizar essa funcionalidade para emular o comportamento de um personagem ou utilizar ações corporais como piscar os olhos para realizar funções dentro dos jogos como pular.

O iPhone utiliza o reconhecimento facial no aplicativo Animoji, em que é possível fazer animações controlando os personagens através das expressões faciais dos usuários.

Como começar com Face Match no seu negócio?

Sua empresa quer agilizar o processo de validação de identidade com o Face Match? Conheça o Data Engine!

A plataforma de compliance e KYC desenvolvida pela Cedro Technologies oferece soluções para a consulta de dados e validação cadastral, automatizando o processo de checagem de informações básicas, restrições de crédito, notícias desabonadoras, entre dezenas de outros resultados.

Para a validação cadastral, você pode integrar o Face Match ao seu processo, confirmando a identidade do usuário com os seus documentos de identidade. Além disso, pode utilizar a funcionalidade de OCR para extrair os dados do documentos e conferir com as informações preenchidas no formulário.

Fale com os nossos especialistas e implemente essa solução no seu negócio.

 

Recomendados para você

Desenho de monitor conectado com outros dispositivos
Como acelerar a validação cadastral durante a abertura de contas ...
Pessoa digitando em computador
PLD: quais dados analisar para atuar pela prevenção à lavagem de dinheiro ...
Telas de exibição de dados da Fast Trade
Fast Trade – Suporte ...