Exemplos de inteligência artificial e suas aplicações

Leonardo Reis Vilela

30 dezembro 2019 - 11:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Imagem projetada de cérebro humano com símbolo de rede ao seu redor

A inteligência artificial (IA) é um dos principais elementos propulsores da transformação digital que os diversos setores da economia. Com as mudanças da sociedade, essas tecnologias têm possui diversas aplicações e já aparecem em com frequência no nosso cotidiano. Neste artigo, vamos mostrar os principais exemplos de inteligência artificial. Confira!

Big Data 

Big Data permite a possibilidade de atrelar informações de diferentes fontes para extrair informações rápidas e precisas, gerando análises para identificar padrões, encontrar tendências e produzir insights.

Essas informações chegam desestruturadas e não fazem muito sentido, numa visão superficial. E sem inteligência artificial, a extração de dados pode ser demorado e, até mesmo, gerar resultados negativos.

IA auxilia a extrair insights de Big Data, identificando padrões mais rapidamente do que a análise de humanos. Acelerar esse processo é fundamental com conhecer o cliente, o mercado e garantir vantagens frente a concorrência.

Internet das Coisas (IoT) 

O termo IoT (sigla em inglês de Internet of Things) é utilizado para definir objetos inteligentes que estão conectados à internet, facilitando tarefas cotidianas, oferecendo mais funcionalidades para dispositivos tradicionais e gerando dados.

SmartTVs, eletrodomésticos, câmeras, telefones, sistemas de segurança… Todos esses dispositivos utilizam inteligência artificial para oferecer mais recursos, entendendo as preferências do usuário e operando diversas funções extras, assim como consultar ou ligar o dispositivo a distância utilizando uma conexão com a internet.

Mecanismos de busca 

Os mecanismos de busca são fundamentais para encontrar informações rapidamente na internet. E cada dia mais lançam mão da inteligência artificial para oferecer melhores resultados. A indexação de páginas, os critérios de ranqueamento, a previsão de pesquisa (autocompletar do Google) e até mesmo a integração com assistentes virtuais para pesquisas por voz também utiliza IA.

Redes sociais 

Nas redes sociais, a inteligência artificial também está presente. Empresas como´Twitter, Facebook e YouTube utilizam essa tecnologia para aprimorar o entendimento dos comportamentos do usuário e determinar o conteúdo que aparece no seu feed de notícias com base nos seus interesses. Também faz o reconhecimento dos conteúdos multimídia publicados. Informações de fotos e vídeos são extraídas para entender o que está sendo exibido e identificar o usuário nas imagens.

Plataformas de streaming 

A inteligência artificial também está muito presente por trás do funcionamento das plataformas de streaming. Para entender mais sobre as preferências dos usuários, IA aprende com o conteúdo que é consumido e gera recomendações e uma seleção personalizada na página inicial para facilitar o consumo. Netflix, Amazon Prime Video, Spotify, Deezer e muito outros funcionam dessa maneira.

Chatbot 

Um chatbot é uma ferramenta que atua como um atendente para entender e apresentar soluções para as demandas do usuário via chat. Com a inteligência artificial, esse programa pode utilizar linguagem natural para interagir e realizar diversas funções tanto no atendimento ao cliente, como no suporte aos colaboradores do seu negócio.

Diversos setores podem utilizar essa ferramenta como turismo, educação, saúde, cobrança, concessionárias, RH e muito mais.

Conheça o plataforma de atendimento omnichannel e inteligência artificial PEOPLE 

Para facilitar a aplicação de inteligência artificial nos processos das empresas, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots inteligentes PEOPLE. Com essa ferramenta, sua empresa pode aplicar tecnologias avançadas na comunicação com seu cliente (externo e interno).

Sem a necessidade de conhecimento técnico, qualquer usuário pode desenvolver e treinar um chatbot inteligente, identificando intenções dos usuários e oferecendo respostas personalizadas para essas demandas. Além disso, é possível integrar a diversos canais de comunicação, como WhatsApp (através da WhatsApp Business API), Telegram, Facebook Messenger, Skype, site da própria empresa e muito mais.

Quer experimentar a plataforma? Com o PEOPLE, você tem acesso a uma série de funcionalidades gratuitas para começar a utilizar seu chatbot. Crie sua conta grátis agora mesmo!

Recomendados para você

Gráficos e dados de ações sobrepostos a imagem de pessoas tendo reunião
8 tendências de tecnologia para o mercado financeiro ...
Pessoas em sala de escritório utilizando computador
Cursos para turbinar o currículo do desenvolvedor ...
Pessoas com as mãos unidas no centro do holograma de um globo
Como preparar sua equipe para a integração com a IA ...