UX e UI: como elaborar uma estratégia eficaz?

20 / 01 / 2022

UX e UI: como elaborar uma estratégia eficaz?

Você sabe mesmo como criar uma estratégia de UX e UI? Essas técnicas são muito utilizadas no mercado e a sua implementação pode ser um fator decisivo entre o sucesso ou fracasso do negócio. 

Mas, afinal, o que é UX e UI? Como criar corretamente uma estratégia que use essas táticas? Quais são os benefícios para a sua empresa? Descubra as respostas durante a leitura!

 

 O que é uma estratégia de User Experience?

Primeiramente, é importante compreender o significado de User Experience (UX), ou em português, “Experiência do Usuário”. Essa expressão é uma referência às sensações que o indivíduo sente ao utilizar determinado produto ou serviço. Nesse caso, pode ser que ele tenha uma percepção agradável ou desagradável. 

No entanto, e a estratégia de UX? O que isso quer dizer? De acordo com o dicionário Aurélio, o termo estratégia significa a “arte de aplicar os meios disponíveis ou explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos.

Então, partindo desse princípio, com o intuito de satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes, as empresas se antecipam, criando planos e estabelecendo metas sobre como deve ser a impressão do usuário durante a utilização de suas ferramentas.

Assim, caso existam pontos de melhorias, muitas vezes, há a possibilidade de correção antes mesmo da disponibilização da aplicação para os consumidores. Porém, se isso não for possível, a ideia é que as falhas afetem um menor número de pessoas e sejam rapidamente endireitadas. 

Mas será que a aplicação de UX e UI é a mesma coisa ou existem diferenças entre as duas técnicas? Confira!

 

Qual a diferença entre UX e UI?

O User Interface (UI), ou “Interface do usuário”, é uma concepção mais restrita ao campo visual, principalmente, de um aplicativo ou site. Por outro lado, o conceito de UX é mais amplo e abrange toda a relação do indivíduo com a aplicação. 

Sendo assim, o UI é uma das táticas aplicadas dentro do UX, mas não é a única, já que o User Experience utiliza outros critérios para garantir a boa experiência, por exemplo:

  • Definição de persona;
  • Pesquisa de mercado;
  • Testes de usabilidade.

Em contrapartida, o User Interface fica mais concentrado na parte gráfica do projeto. Dentre outros elementos, a atenção é voltada para:

  • Layouts;
  • Cores;
  • Tipografias;
  • E assim por diante.

5 dicas de como aplicar uma estratégia de UX e UI

Veja 4 dicas práticas do passo a passo de como a sua empresa pode implementar uma estratégia de UX e UI durante a criação ou manutenção de um serviço. 

1-  Faça pesquisas

O primeiro passo para a elaboração de uma estratégia de UX e UI é conhecer as características dos usuários do seu negócio. Nesse sentido, é essencial fazer pesquisas de diferentes tipos, como:

  • Quantitativas: verifica as estatísticas, usando dados concretos;
  • Etnográficas:  identifica as particularidades de um determinado grupo social.

Desse modo, será mais fácil ser capaz de ter uma visão ampla e, ao mesmo tempo, profunda sobre as demandas do seu público. 

Com base nas informações recolhidas com as apurações, existe a possibilidade de criar uma persona. Isso vai ajudar o time de designers a compreender o que precisam fazer para agradar o perfil de cliente do aplicativo.

Além disso, é útil observar o que a concorrência cria e disponibiliza. É claro que o objetivo não é imitar o produto de terceiros, mas entender o rumo que o mercado está seguindo a fim de não ficar desatualizado.

 

2- Crie um protótipo

Após a realização das pesquisas é hora de iniciar a criação do produto. Nesse sentido, o objetivo é elaborar um protótipo, ou seja, fazer o modelo de um software que servirá como base para as criações futuras. 

Nesta etapa, é realizado o esboço do design e o mapeamento de toda a jornada do usuário, visando entregar um bom UX.

Isso é importante, porque o primeiro item estará sujeito a mudanças mais aprofundadas. Porém, as versões posteriores sofrerão alterações mais leves que, em geral, não modificam a sua estrutura de funcionamento. 

 

3- Teste o produto

O terceiro passo é iniciar a fase de testes antes de lançar a aplicação oficialmente no mercado. Para isso, é possível disponibilizar versões beta com o intuito de que os usuários retornem com informações que exemplificam como foi a sua experiência. 

Com esses dados em mão, invista em diferentes modelos de testes, como os A/B, a fim de verificar se a percepção dos indivíduos sofre alguma alteração e qual é a preferência das pessoas, quais são as táticas que trazem resultados positivos. 

 

4- Avalie feedbacks

De nada adianta recolher os feedbacks se não for para utilizá-los. Portanto, esteja aberto às críticas construtivas por parte dos usuários e corrija aquilo que for necessário.

Também, fique atento aos retornos positivos, avalie quais foram os pontos altos e como podem ser úteis em outras etapas do projeto de UX e UI. 

 

5- Continue aperfeiçoando

Por último, após fazer os ajustes necessários, coloque o produto em teste novamente com o objetivo de descobrir se está apto para o lançamento. 

Entretanto, vale ressaltar que a estratégia de UX é um processo contínuo. Ou seja, mesmo após o software ser lançado, de tempos em tempos, é fundamental avaliar o retorno dos usuários e fazer pequenas alterações a fim de melhorar a experiência. 

 

Quais são os benefícios de utilizar UX e UI design?

A aplicação de uma estratégia de UX e UI auxilia na atração de novos usuários e na fidelização de clientes, já que os consumidores terão uma experiência positiva e satisfatória com o seu produto, inclusive é mais provável que indiquem para outros.

Por outro lado, quando a empresa não investe em UX, isso transmite a impressão de que a organização não se importa com a opinião e os desejos do seu público, levando a uma relacionamento ruim com a marca. Consequentemente, a tendência é que o indivíduo busque o mesmo serviço na concorrência. 

Sendo assim, invista em uma boa relação com seus clientes e obtenha mais lucros por aplicar o UX em seu negócio!

Deixe uma resposta