home Sem categoria Estamos nos aproximando da inovação exponencial

Estamos nos aproximando da inovação exponencial

Em seu livro de 1999, A era das máquinas espirituais, o famoso futurista Ray Kurzweil propôs a “lei dos retornos acelerados”. De acordo com a lei de Kurzweil, “a taxa de mudança em uma ampla variedade de sistemas evolucionários (incluindo, mas não se limitando ao crescimento da tecnologia) tende a crescer exponencialmente.”

Eu menciono a observação de Kurzweil, pois me parece que estamos entrando em uma era de grandes e rápidas mudanças. Considere o seguinte:

De acordo com o Telegraph, “os genes que tornam as pessoas inteligentes foram descobertos (por pesquisadores do Imperial College London), e cientistas acreditam que poderiam ser manipulados para aumentar a capacidade cerebral.” Isso poderia levar a uma era de humanos superinteligentes, acelerando o já rápido processo de descoberta científica.

O foguete Falcon 9 da Space X, empresa de Elon Musk, “teve sucesso em seu lançamento em Cape Canaveral, colocando satélites de comunicação em órbita antes que seu principal propulsor retornasse à rampa de pouso.” Colocando de outra forma, a viagem espacial acaba de se tornar muito mais barata, afinal, os caros foguetes propulsores do estágio principal, antes não reutilizáveis, agora o são.

O CEO da Merck anunciou uma grande descoberta na luta contra o câncer de pulmão. Keytruda é “uma nova categoria de drogas que estimulam o sistema imunológico do corpo”. “Usar o Keytruda,” afirma Kenneth Frazier, “aumentará o tempo de vida de um portador de câncer do pulmão em, aproximadamente, 13 meses. Nós sabemos que reduzirá o risco de morte em 30-40% para pessoas que não foram curadas pelo processo normal de quimioterapia.”

Além disso, há progresso significativo no desenvolvimento de “eletrônica comestível/orgânica”. Novas tecnologias desenvolvidas pelo Bristol Robotics Laboratory “permitirão aos doutores analisar seu corpo internamente sem ter de fazer incisões, transferindo a sensibilidade da ponta do dedo do médico para a pílula robótica comestível.

Quando o robô pressionar o interior do trato intestinal, o doutor terá a mesma sensação de estar tocando o órgão com suas próprias mãos.”

Artigo original: We are approaching exponential innovation
Autoria: Marian L. Tupy

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.