Entenda o que são os Testes de Desempenho

Rogério Marques

10 julho 2019 - 16:47 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Pessoa utilizando computador exibindo códigos na tela

Testes de desempenho são definidos como os tipos de teste de software que buscam garantir que as aplicações funcionem de acordo com as expectativas. Muito mais do que a preocupação com as características e as funcionalidades de uma solução, é preciso avaliar o seu tempo de resposta, a sua confiabilidade, o seu uso de recursos e sua escalabilidade. 

O principal objetivo do teste é eliminar obstáculos de desempenho e não, necessariamente, encontrar bugs.

A importância dos testes de desempenho

Os testes de desempenho mostra o que determinada solução precisa para ser melhorada, antes de ser disponibilizada para o público. Sem a aplicação desses testes, o software pode apresentar diversos problemas, como:

  • ficar lento com uma grande quantidade de usuários acessando ao mesmo tempo;
  • apresentar inconsistências entre plataformas diferentes;
  • possuir falhas e funcionalidades faltando ou inoperantes.

Aplicações que chegam ao mercado sem ter realizado testes de desempenho bem embasados podem gerar péssimos resultados, prejudicar a marca da empresa e ainda impactar negativamente na receita. 

Tipos de testes de desempenho

Dentro dos testes de desempenho, existem divisões de acordo com o objetivo. Confira:

Testes de Carga

Testes de Carga são usados para avaliar a capacidade da aplicação de manter a qualidade de desempenho diante de quantidades diversas de usuários. 

Testes de Stress

Com testes de stress, o objetivo é definir como a solução irá desempenhar diante de uma quantidade elevada de tráfego ou processamento de dados. O objetivo é encontrar o limite da aplicação.

Testes de Volume

Os testes de volume avaliam a quantidade de dados que o sistema pode gerenciar. O objetivo é verificar a capacidade da solução de acordo com seus requisitos e encontrar gargalos.

Testes de Escalabilidade

O objetivo dos testes de escalabilidade é determinar a eficácia da aplicação software diante de um aumento  na “ampliação” para suportar um aumento na carga do usuário. Isso ajuda a planejar a adição de capacidade ao seu sistema de software.

Testes de Performance

Para identificar o tempo mínimo de resposta, número de usuários simultâneos e quantidade de transações por segundo, esses testes são aplicados. 

Aplique testes de desempenho nos seus softwares

O trabalho de QA (Quality Assurance) da Cedro Technologies atua em três frentes: fábrica de testes, automação de testes e testes de desempenho. Quer conhecer mais? Entre em contato com a gente!

A Cedro Technologies é uma empresa de TI focada em prestação de serviços, consultoria e desenvolvimento de softwares. atuante no mercado desde 2005. Com sede no Uberlândia/MG, atende grandes players nacionais e internacionais oferecendo soluções especializadas de alta tecnologia para internet, mobilidade e soluções voltadas para o mercado financeiro.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador exibindo gráficos
4 passos para construir cultura organizacional voltada para dados ...
Foto de entrevista com Steve Jobs e Bill Gates
As opiniões e previsões de tecnologia que fracassaram na história ...
Dois homens em uma mesa de escritório
Perfil do profissional de TI: o que o mercado exige ...