Entenda o que são os Testes de Desempenho

10 / 07 / 2019

Testes de desempenho são definidos como os tipos de teste de software que buscam garantir que as aplicações funcionem de acordo com as expectativas. Muito mais do que a preocupação com as características e as funcionalidades de uma solução, é preciso avaliar o seu tempo de resposta, a sua confiabilidade, o seu uso de recursos e sua escalabilidade. 

O principal objetivo do teste é eliminar obstáculos de desempenho e não, necessariamente, encontrar bugs.

A importância dos testes de desempenho

Os testes de desempenho mostra o que determinada solução precisa para ser melhorada, antes de ser disponibilizada para o público. Sem a aplicação desses testes, o software pode apresentar diversos problemas, como:

  • ficar lento com uma grande quantidade de usuários acessando ao mesmo tempo;
  • apresentar inconsistências entre plataformas diferentes;
  • possuir falhas e funcionalidades faltando ou inoperantes.

Aplicações que chegam ao mercado sem ter realizado testes de desempenho bem embasados podem gerar péssimos resultados, prejudicar a marca da empresa e ainda impactar negativamente na receita. 

Tipos de testes de desempenho

Dentro dos testes de desempenho, existem divisões de acordo com o objetivo. Confira:

Testes de Carga

Testes de Carga são usados para avaliar a capacidade da aplicação de manter a qualidade de desempenho diante de quantidades diversas de usuários. 

Testes de Stress

Com testes de stress, o objetivo é definir como a solução irá desempenhar diante de uma quantidade elevada de tráfego ou processamento de dados. O objetivo é encontrar o limite da aplicação.

Testes de Volume

Os testes de volume avaliam a quantidade de dados que o sistema pode gerenciar. O objetivo é verificar a capacidade da solução de acordo com seus requisitos e encontrar gargalos.

Testes de Escalabilidade

O objetivo dos testes de escalabilidade é determinar a eficácia da aplicação software diante de um aumento  na “ampliação” para suportar um aumento na carga do usuário. Isso ajuda a planejar a adição de capacidade ao seu sistema de software.

Testes de Performance

Para identificar o tempo mínimo de resposta, número de usuários simultâneos e quantidade de transações por segundo, esses testes são aplicados. 

Aplique testes de desempenho nos seus softwares

O trabalho de QA (Quality Assurance) da Cedro Technologies atua em três frentes: fábrica de testes, automação de testes e testes de desempenho. Quer conhecer mais? Entre em contato com a gente!

A Cedro Technologies é uma empresa de TI focada em prestação de serviços, consultoria e desenvolvimento de softwares. atuante no mercado desde 2005. Com sede no Uberlândia/MG, atende grandes players nacionais e internacionais oferecendo soluções especializadas de alta tecnologia para internet, mobilidade e soluções voltadas para o mercado financeiro.