home Sem categoria OCR: o que é, como funciona e qual sua importância

OCR: o que é, como funciona e qual sua importância

Para o processo de validação de dados, OCR oferece uma funcionalidade cada vez mais utilizada pelas empresas para capturar e verificar informações sobre documentos enviados por seus clientes.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa tecnologia e os benefícios que pode trazer para o seu negócio. Confira!

O que é OCR?

OCR é uma sigla em inglês da expressão Optical Character Recognition – que pode ser traduzida como “reconhecimento óptico de caracteres”. Na prática, essa tecnologia faz a leitura de um arquivo em imagem para identificar padrões e/ou transcrever textos que estão contidos na peça e transcrever.

Essa tecnologia têm diversas variações e aplicações. Veja alguns exemplos comuns do cotidiano em que o OCR é aplicado:

  • registro de informações em formulários quadriculados,
  • identificação apostas de loteria,
  • registro de alternativas nos cartões de respostas de vestibulares e concursos,
  • digitalização de documentos impressos,
  • digitalização de livros antigos.

Além disso, a tecnologia OCR pode ser conectada a outros recursos, como identificação de dados a partir de uma imagem – como uma foto do rosto identificar o número de RG, por exemplo.

Mesmo que muitos documentos já sejam digitais, ainda existem outros que estão apenas impressos e são utilizados para confirmação de identidade, por exemplo.

Por que OCR é importante?

OCR está se tornando uma tecnologia cada vez mais relevante, ainda mais considerando as necessidades das empresas de otimizar o processo de consulta e validação de dados de maneira automatizada. Por isso, suas técnicas estão sendo otimizadas para garantir maior qualidade nos dados extraídos. Além disso, buscam garantir um maior índice de precisão nos resultados. 

A transcrição e identificação de texto pode ser um desafio, ainda mais considerando que cada documento possui modelos e fontes diferentes, além da própria condição física da impressão. O OCR atua para fazer a leitura desses registros traduz a imagem em um texto que seja “legível” para um computador.

Como o OCR funciona?

Para conseguir fazer o reconhecimento de caracteres a partir da imagem, a tecnologia OCR realiza uma série de processos para entregar o resultado da análise automatizada: preparação, reconhecimento e tratamento.

Preparação

Esta etapa consiste em preparar a imagem para o reconhecimento de caracteres. Para isso, são identificadas e eliminadas todas as características da imagem que não são caracteres, como fotos, ícones, marcas d’água, sombras, entre diversos outros aspectos.

Reconhecimento

Para reconhecer os caracteres, o software utiliza diversas técnicas, como comparar cada um dos caracteres identificados previamente com uma base de símbolos para definir padrões e encontrar semelhanças. Dependendo da complexidade das fontes, alguns softwares mais robustos também identificam as características como curvas, volume, linhas, entre outros aspectos.

Tratamento

Depois da identificação e definição de caracteres, o software de OCR compara as informações extraídas como uma base de palavras do idioma, por exemplo, ou com o padrão sequencial dos números de documentos. Assim, a partir das definições encontradas nesse processo, a ferramenta confirma os dados extraídos. 

Conheça o Data Engine!

O Data Engine é a plataforma de consulta e validação de dados desenvolvida pela Cedro Technologies, ideal para o processo de abertura de contas e de práticas de compliance na sua empresa!

Com o recurso de OCR, você pode otimizar o seu processo de validação de dados, identificando informações de documentos ou ratificando aquelas passadas pelo seu cliente. Também é possível vincular com o recurso de Face Match, comparando informações da foto com o documento. Isso agiliza o trabalho da sua equipe e foca no que realmente importa: a análise e a tomada de decisões.

Caso seu negócio possua um grande volume de consultas diárias, a API do Data Engine é uma solução mais adequada e que é integrada aos software de gestão que as suas equipes já utilizam internamente.

Fale com nosso time de especialistas e veja como o Data Engine se adequa ao seu negócio.

Gostou? Compartilhe:

Leonardo Parreira Santos

Leonardo Parreira Santos

Head e Product Owner da plataforma de Abertura de Conta Digital e da plataforma Data Engine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *