Entenda o poder transformador da Inteligência Artificial nos negócios

Rogério Marques

24 julho 2019 - 09:50 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoa segurando celular com símbolo projetado de AI

O poder transformador da Inteligência Artificial (IA) é potencialmente infinito. No mundo corporativo, a IA se mostra presente por meio da transformação digital. Ela é o melhor caminho para acompanhar, atender e satisfazer o perfil de um novo consumidor que se formou nos últimos anos. Cada vez mais conectados, aumentaram suas exigências com os produtos comprados e serviços contratados.

E eles esperam que as empresas estejam à altura das suas expectativas, interagindo pelos mais diversos canais de comunicação e plataformas. 

Os chatbots são uma maneira assertiva de entrar no mundo da transformação digital e ainda melhorar o relacionamento com o cliente. Esses robôs usam inteligência artificial para interagir e são capazes de personalizar o suporte realizado em níveis profundos. 

Além disso, eles são capazes de reduzir custos e são uma maneira efetiva de melhorar o atendimento ao cliente

Quer saber como? Continue lendo esse post

Otimização de processos com chatbots

Opção acessível de comunicação com o público, os bots são capazes de otimizar  diversos processos organizacionais. Conheça abaixo quais são eles:

1. Atendimento

São poucos os serviços de atendimento ao cliente que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. A infraestrutura é gigantesca, tornando sua viabilização proibitiva. 

Os chatbots funcionam sem interrupções e são capazes de atender o cliente no que ele realmente precisa. E o melhor: em um canal que ele já está acostumado a usar.    

Os operadores até agora envolvidos no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) podem ser utilizados para resolver questões mais complexas. Eles deixam de atender pedidos simples como segunda via de boleto de pagamento do serviço, por exemplo.

2. Custos

Um chatbot não necessita de uma central de atendimento ou investimento na construção de aplicativo ou intranet, significando uma grande economia. O atendimento ao cliente pode ser realizado em ferramentas de mensageria já disponíveis como Facebook, Skype, Telegram ou Whatsapp, além do próprio site da empresa. 

Qual o valor mensal gasto em cada PA do seu call center, seja por telefone, email ou chat? Esse custo pode ser minimizado ao implantar um chatbot, que é capaz de atender milhares de clientes ao mesmo tempo. 

As preocupações e custos com mão de obra e gestão de pessoas também caem drasticamente: colaboradores que faltam, atendimentos que deixam a desejar pela falta de qualidade, mau humor e até brigas. Isso sem dizer de processos trabalhistas movidos por ex-funcionários ou mesmo por danos morais de clientes ofendidos. 

Trabalhar com pessoas é realmente complicado. Mas adotar um chatbot elimina essas complicadas questões. Todos os clientes serão atendidos da maneira correta.

3. Retrabalho

Por ser um software e as respostas serem pré-programadas a partir de diversos tipos de perguntas, as possibilidade de erros caem vertiginosamente. Acabou o tempo de o consumidor, cada vez que entra em contato, ter uma resposta diferente, precisando retornar o contato para retomar o assunto, gerando retrabalho desnecessário e stress.

Claro que o bot precisará sempre ser alimentado com novas respostas e recursos, além de adaptações na maneira de atender. Mas os custos com essas configurações é infinitamente menor do que ocupar um atendente com um assunto que já poderia ter sido respondido antes. 

Chatbots também melhoram a qualidade do relacionamento com o cliente

Como, ao mesmo tempo, é possível reduzir custos e melhorar a qualidade? Esse é o grande desafio respondido ao utilizar um chatbot!

Eles são capazes de otimizar o atendimento ao cliente sendo  um atendente completo que pode esclarecer dúvidas e resolver pequenos problemas. E se a questão não for solucionada é possível que o atendimento seja transferido para um humano. 

Quando o cliente se identifica, o sistema tem acesso a todo o histórico com a empresa, como as compras que foram feitas e quais interações já foram realizadas antes, provendo um atendimento personalizado. E que pode ir além de apenas dar informações, mas também indicar produtos e realizar vendas.

O bot está em um ambiente onde o cliente se sente à vontade, sem a necessidade de baixar ou instalar um aplicativo, basta iniciar a conversa! Um atendimento instantâneo, sem filas de espera.

Qual cliente não quer se sentir único? E o melhor: a hora que ele quiser, sem complicações? Somente uma plataforma de chatbots pode criar experiência personalizada e exclusiva para cada cliente! Não importa se é para fazer uma compra, ser cobrado ou apenas pedir a segunda via do boleto de pagamento do serviço. 

Quer saber tudo sobre chatbots e outras tendências em transformação digital? Então continue lendo o blog da Cedro Technologies.

[Infográfico] Atendimento ao Cliente: do telefone aos robôs

Recomendados para você

Mulher em mesa de escritório utilizando computador
Como desbloquear o crescimento do setor de serviços financeiros ...
Mão de pessoa com holograma de cidade e diversos outros ícones
Como atenuar os riscos da inteligência artificial para as empresas? ...
API do WhatsApp Business ...