Empresa Data Driven: quais são as vantagens?

Leonardo Reis Vilela

23 fevereiro 2017 - 16:55 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:33

Ilustração de um tablet com diversos ícones de gráficos conectados

Informação é um dos principais recursos necessários para o sucesso de qualquer empresa. Gestores que investem no registro e avaliação de dados precisos quase sempre possuem maior chance de sucesso do que aqueles que agem sem preparo.

Esse conceito se desenvolveu tanto que já resultou na criação de um tipo específico de empresa: a Data Driven.

Para mostrar como esse tipo de gestão pode beneficiar o seu negócio, trouxemos aqui informações importantes e vantagens que a captação de dados pode trazer para sua empresa. Confira!

O conceito de Data Driven

Como o nome já indica, esses são negócios cujas decisões e ações são guiadas principal ou exclusivamente pelas informações reunidas ao longo do tempo. Elas podem vir do mercado, dos clientes ou de dentro da própria empresa.

De forma geral, o Data Driven não é um sistema específico, mas, sim, uma filosofia de atuação. Se a sua companhia reúne dados sempre que possível e os armazena em um local de fácil acesso para todos, já está inserida nesse estilo de gestão.

Decisões mais confiáveis

Algo que pode prejudicar muito a atuação de qualquer empresário é a dúvida sobre suas ações. Quanto maior for a segurança de que um determinado investimento trará retorno, melhor.

A adoção da postura de Data Driven pode fornecer a segurança necessária e até total. Como todas as variáveis estão sendo consideradas, é bem mais fácil tomar decisões com riscos mínimos.

Maior capacidade de predição

Além de poder escolher o melhor caminho, o empreendedor poderá predizer com maior precisão para quais adversidades deve se preparar. Por exemplo, uma análise de alguns dados de mercado pode mostrar que o poder aquisitivo da sua base de clientes está caindo e eles devem comprar menos nos próximos meses.

Antecipando-se a isso, o gestor pode melhorar seu planejamento estratégico, reduzindo o estoque para o mês seguinte, por exemplo, evitando desperdício de mercadoria.

Base para a atuação dos colaboradores

Um problema enfrentado por empresas que não são Data Driven é a falta de autonomia de muitos funcionários. Quando não há informações disponíveis para todos os colaboradores, a tendência é que eles se tornem mais dependentes de um gestor, os quais também serão dependentes de outros superiores e assim por diante. Isso torna todos os processos muito mais burocráticos e cansativos.

Porém, se cada funcionário tem à mão todos os dados de que precisa para realizar seu trabalho e os gestores têm as informações necessárias para tomar decisões bem embasadas, o tempo que seria dedicado a apenas reunir informações passa a ser investido na rotina e na elaboração de estratégias para melhorar a experiência do cliente.

Facilidade na determinação do ROI

Por fim, uma das principais vantagens que as empresas Data Driven possuem é a facilidade de calcular o seu Retorno Sobre Investimento, abreviado em inglês como ROI. Essa métrica é o total de rendimento, menos o custo do investimento, ou seja, é o quanto de lucro foi de fato obtido após alguma ação dentro da empresa.

Muitas companhias não têm um ROI tão preciso pela falta de dados, mas uma companhia que é focada em reunir o maior número de informações possível sempre tem certeza de quanto lucrou com cada ação.

Agora que você já sabe as vantagens de ter uma empresa Data Driven, é hora de investir em reunião de dados e se preparar para tomar decisões melhores. Quer mais dicas interessantes para você? Então, veja nosso artigo sobre como evitar erros em uma startup!

Recomendados para você

Pessoas com trajes sociais em escritório apertando as mãos
Know Your Partner e sua relevância para os serviços financeiros ...
Mulher utilizando o celular para se comunicar
Transformação digital: conheça tecnologias para atender clientes ...
Pedaço de papel cortado com símbolos monetários
Redução de custos: focando no core business com a ajuda do TI ...