Employee experience: entenda o que é e sua importância

Patrícia Mourão

13 abril 2021 - 09:03 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Homem com traje social sorrindo para mulher em reunião

Estamos na era da employee experience, em que as empresas procuram atrair os melhores talentos. Para isso, precisam pensar em ações para garantir o bem-estar das equipes para alcançar crescimento e resultados financeiros. São ações que fazem parte dos objetivos da employee experience para oferecer uma experiência positiva e enriquecedora para o colaborador.

Quais são as estratégias utilizadas para atrair profissionais interessados em trabalhar na sua empresa? Qual é o maior diferencial do seu negócio?  Sua empresa oferece uma boa experiência aos colaboradores? Tais questões são indicativas da sua atual employee experience. Veja, neste post, o que é a employee experience, sua importância e como a tecnologia pode ajudar.

 

O que é employee experience?

Employee experience (EX) é a somatória de todas as vivências de um colaborador ao longo de sua jornada dentro da organização. Todas as suas interações, desde o primeiro contato como um potencial candidato até o desligamento da empresa.

Atualmente, as empresas procuram adotar iniciativas inovadoras que favoreçam o desempenho das equipes. Os objetivos são a melhoria do clima organizacional, a atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos para se manterem fortes e prósperos.

Trata-se de um dos conceitos mais importantes quando se fala de gestão de pessoas.

A razão é que a employee experience está muito ligada aos valores praticados na rotina da empresa, além de influenciar os valores e significados atribuídos à organização. É um fator determinante para iniciativas inovadoras que visam melhorar o clima organizacional e a reputação da empresa.

O desafio das empresas atualmente não é só enxergar os resultados, mas motivar os colaboradores a entregar esses resultados. É preciso ter uma estratégia metrificada e alinhada com os valores da empresa, por isso, os conceitos de experiência do colaborador andam lado a lado com o employer branding.

Como isso acontece? De várias maneiras, mas em geral se caracteriza na elaboração de: 

  • Vivências importantes no ambiente de trabalho;
  • Suporte dos líderes, focado no desenvolvimento dos colaboradores;
  • Líderes inspiradores, que engajem e trabalhem com seus subordinados;
  • Ambiente inclusivo, que abrace a diversidade e encoraje os colaboradores a se desafiarem continuamente;
  • Relacionamento sólido, transparente e duradouro com todo o quadro de empregados.

 

Quais são os benefícios da employee experience

O conceito pode ajudar as empresas a repensar a relação com os colaboradores.  Veja as principais vantagens de investir na experiência do colaborador:

    1. Aumento da produtividade

A employee experience tem como um dos objetivos adaptar a cultura organizacional às preferências dos colaboradores da empresa. Com isso, eles percebem o interesse da empresa em criar um ambiente harmonioso, estimulante e dedicado ao desenvolvimento dos profissionais.

Como resultado, as organizações e seus membros trabalham juntos para criar experiências personalizadas e autênticas, que estimulem a paixão e explorem o fortalecimento dos desempenhos individuais, de equipe e da empresa.

Esse diferencial é necessário para criar equipes mais colaborativas, unidas e consolidadas, o que aumenta o nível de produtividade. As ações criadas pela employee experience aumentam o engajamento e a satisfação dos colaboradores. 

    2. Melhora as relações interpessoais

A experiência do colaborador é um processo estratégico cujo objetivo é melhorar a percepção do profissional em relação ao negócio. Para isso, a empresa deve alinhar seus valores com os colaboradores e monitorar para que todos sejam exemplos do que a empresa acredita.

Dessa forma, os colaboradores tendem a replicar essas boas práticas, fortalecer a comunicação e melhorar os relacionamentos interpessoais.

    3. Reduz os custos com recursos humanos

Com o fortalecimento da gestão de pessoas, o setor de RH se torna essencial para o negócio e assume uma posição estratégica. A redução de custos com recursos humanos já é uma realidade.

Com a redução da taxa de turnover, automaticamente a empresa investe menos em novos processos seletivos, reduz gastos com rescisões contratuais e com treinamentos de onboarding.

 

Como implementar a employee experience na empresa

Se você já percebeu como o employee experience pode ser valioso para sua empresa, é hora de definir as etapas necessárias para colocar o conceito em prática:

  • Inicialmente é preciso alinhar as expectativas dos colaboradores às soluções propostas pelo RH e os líderes para gerar uma experiência rica;
  • Faça os colaboradores participarem do processo. Respeite o que eles buscam para desenvolver suas carreiras, antes de tomar decisões desagradáveis;
  • O erro faz parte de todo processo. O importante é construir uma employee experience que esteja sempre evoluindo;
  • Elabore uma agenda de implementação, com as metas determinadas para ter mais organização e controle do processo;
  • É preciso alinhar a essência da experiência com toda a estrutura organizacional da empresa;
  • Promova reuniões periódicas com os líderes de cada área para alinhar os objetivos.

 

Como a tecnologia ajuda nesse processo?

A tecnologia ajuda a combater a burocracia dos processos e tornar o seu RH cada vez mais estratégico. Os assistentes virtuais, ou chatbots, são ferramentas conversacionais que permitem a interação entre humanos e máquinas. Usando os chatbots, é possível obter facilidades na employee experience, tais como:

  • Recebimento de holerite online;
  • Consulta de saldo de férias e solicitação de agendamento pelo software;
  • Visualização dos benefícios e respectivos descontos;
  • Atualização de informações cadastrais;
  • Canal via chat com o RH.
  • Armazenamento de documentos;
  • Acompanhamento do ponto;

Melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental para a motivação dele. Os chatbots de RH são assistentes inteligentes para gerentes de RH, que garantem aos funcionários acesso igual aos dados, 24/7, com privacidade absoluta. 

Colaboradores satisfeitos agregam positivamente no trabalho dos colegas, bem como nos resultados da organização. Por isso, use a tecnologia para implementar a employee experience e busque melhorias realmente capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

Se você deseja conhecer mais sobre a implementação da employee experience, conheça a plataforma de comunicação PEOPLE, desenvolvida pela Cedro Technologies.

Recomendados para você

Atendente conversando usando headset
Os chatbots vão eliminar a mão de obra humana? ...
Pessoa  utilizando celular com ícone do WhatsApp projetado
Chatbot no WhatsApp: agora é oficial! ...
Pessoa segurando celular e analisando relatórios
User Experience: 5 dicas para quebrar barreiras financeiras ...