home Sem categoria Employee experience: entenda o que é e sua importância

Employee experience: entenda o que é e sua importância

Estamos na era da employee experience, em que as empresas procuram atrair os melhores talentos. Para isso, precisam pensar em ações para garantir o bem-estar das equipes para alcançar crescimento e resultados financeiros. São ações que fazem parte dos objetivos da employee experience para oferecer uma experiência positiva e enriquecedora para o colaborador.

Quais são as estratégias utilizadas para atrair profissionais interessados em trabalhar na sua empresa? Qual é o maior diferencial do seu negócio?  Sua empresa oferece uma boa experiência aos colaboradores? Tais questões são indicativas da sua atual employee experience. Veja, neste post, o que é a employee experience, sua importância e como a tecnologia pode ajudar.

 

O que é employee experience?

Employee experience (EX) é a somatória de todas as vivências de um colaborador ao longo de sua jornada dentro da organização. Todas as suas interações, desde o primeiro contato como um potencial candidato até o desligamento da empresa.

Atualmente, as empresas procuram adotar iniciativas inovadoras que favoreçam o desempenho das equipes. Os objetivos são a melhoria do clima organizacional, a atração de profissionais de alta performance e a retenção de talentos para se manterem fortes e prósperos.

Trata-se de um dos conceitos mais importantes quando se fala de gestão de pessoas.

A razão é que a employee experience está muito ligada aos valores praticados na rotina da empresa, além de influenciar os valores e significados atribuídos à organização. É um fator determinante para iniciativas inovadoras que visam melhorar o clima organizacional e a reputação da empresa.

O desafio das empresas atualmente não é só enxergar os resultados, mas motivar os colaboradores a entregar esses resultados. É preciso ter uma estratégia metrificada e alinhada com os valores da empresa, por isso, os conceitos de experiência do colaborador andam lado a lado com o employer branding.

Como isso acontece? De várias maneiras, mas em geral se caracteriza na elaboração de: 

  • Vivências importantes no ambiente de trabalho;
  • Suporte dos líderes, focado no desenvolvimento dos colaboradores;
  • Líderes inspiradores, que engajem e trabalhem com seus subordinados;
  • Ambiente inclusivo, que abrace a diversidade e encoraje os colaboradores a se desafiarem continuamente;
  • Relacionamento sólido, transparente e duradouro com todo o quadro de empregados.

 

Quais são os benefícios da employee experience

O conceito pode ajudar as empresas a repensar a relação com os colaboradores.  Veja as principais vantagens de investir na experiência do colaborador:

    1. Aumento da produtividade

A employee experience tem como um dos objetivos adaptar a cultura organizacional às preferências dos colaboradores da empresa. Com isso, eles percebem o interesse da empresa em criar um ambiente harmonioso, estimulante e dedicado ao desenvolvimento dos profissionais.

Como resultado, as organizações e seus membros trabalham juntos para criar experiências personalizadas e autênticas, que estimulem a paixão e explorem o fortalecimento dos desempenhos individuais, de equipe e da empresa.

Esse diferencial é necessário para criar equipes mais colaborativas, unidas e consolidadas, o que aumenta o nível de produtividade. As ações criadas pela employee experience aumentam o engajamento e a satisfação dos colaboradores. 

    2. Melhora as relações interpessoais

A experiência do colaborador é um processo estratégico cujo objetivo é melhorar a percepção do profissional em relação ao negócio. Para isso, a empresa deve alinhar seus valores com os colaboradores e monitorar para que todos sejam exemplos do que a empresa acredita.

Dessa forma, os colaboradores tendem a replicar essas boas práticas, fortalecer a comunicação e melhorar os relacionamentos interpessoais.

    3. Reduz os custos com recursos humanos

Com o fortalecimento da gestão de pessoas, o setor de RH se torna essencial para o negócio e assume uma posição estratégica. A redução de custos com recursos humanos já é uma realidade.

Com a redução da taxa de turnover, automaticamente a empresa investe menos em novos processos seletivos, reduz gastos com rescisões contratuais e com treinamentos de onboarding.

 

Como implementar a employee experience na empresa

Se você já percebeu como o employee experience pode ser valioso para sua empresa, é hora de definir as etapas necessárias para colocar o conceito em prática:

  • Inicialmente é preciso alinhar as expectativas dos colaboradores às soluções propostas pelo RH e os líderes para gerar uma experiência rica;
  • Faça os colaboradores participarem do processo. Respeite o que eles buscam para desenvolver suas carreiras, antes de tomar decisões desagradáveis;
  • O erro faz parte de todo processo. O importante é construir uma employee experience que esteja sempre evoluindo;
  • Elabore uma agenda de implementação, com as metas determinadas para ter mais organização e controle do processo;
  • É preciso alinhar a essência da experiência com toda a estrutura organizacional da empresa;
  • Promova reuniões periódicas com os líderes de cada área para alinhar os objetivos.

 

Como a tecnologia ajuda nesse processo?

A tecnologia ajuda a combater a burocracia dos processos e tornar o seu RH cada vez mais estratégico. Os assistentes virtuais, ou chatbots, são ferramentas conversacionais que permitem a interação entre humanos e máquinas. Usando os chatbots, é possível obter facilidades na employee experience, tais como:

  • Recebimento de holerite online;
  • Consulta de saldo de férias e solicitação de agendamento pelo software;
  • Visualização dos benefícios e respectivos descontos;
  • Atualização de informações cadastrais;
  • Canal via chat com o RH.
  • Armazenamento de documentos;
  • Acompanhamento do ponto;

Melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa é fundamental para a motivação dele. Os chatbots de RH são assistentes inteligentes para gerentes de RH, que garantem aos funcionários acesso igual aos dados, 24/7, com privacidade absoluta. 

Colaboradores satisfeitos agregam positivamente no trabalho dos colegas, bem como nos resultados da organização. Por isso, use a tecnologia para implementar a employee experience e busque melhorias realmente capazes de impactar o dia a dia de suas equipes.

Se você deseja conhecer mais sobre a implementação da employee experience, conheça a plataforma de comunicação PEOPLE, desenvolvida pela Cedro Technologies.

Gostou? Compartilhe:

Thamara Araújo

Thamara Araújo

Especialista em Conteúdo na Cedro Technologies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *