home Sem categoria Dicas de relacionamento: Aprenda a falar com a equipe!

Dicas de relacionamento: Aprenda a falar com a equipe!

Comunicar-se é um dos atos mais naturais do ser humano. Mas, para muitas pessoas, esse é um grande desafio. Líderes e gestores precisam ter a habilidade bem desenvolvida para poder inspirar e ajudar os colaboradores a desenvolver um bom trabalho.

O homem é um ser social e precisa se comunicar. Então, é necessário desenvolver essa característica da maneira apropriada!

Mas como expressar-se da maneira correta, ser bem compreendido? Nem sempre o dom da comunicação e da simpatia é inato em uma pessoa. A comunicação deve ser precisa, correta e estratégica.

Você se comunica bem? Descubra agora como melhorar as suas habilidades para se relacionar!

Seja assertivo na comunicação

A maneira mais eficaz de passar uma mensagem é ser direto ao ponto, sem rodeios. Andar em círculos ou enfeitar muito o discurso não só pode passar uma impressão de insegurança como também pode deixar a mensagem confusa e com ruídos na compreensão.

Os funcionários precisam entender o que devem fazer, principalmente em um feedback, que vai ajudar a buscar pontos de melhorias. Nesse caso, no entanto, não basta a mensagem ser direta, mas a forma como ela é passada também influencia a recepção. Ser assertivo não é só passar a mensagem de forma direta, mas com o tom apropriado.

No contexto da transformação digital, você pode utilizar ferramentas estratégias para se comunicar com a equipe, fazendo uso da tecnologia para melhorar os processos da empresa.

Escolha o momento certo para falar

É preciso saber quando falar ou se posicionar em uma conversa. Existem vários perfis de pessoas e cada uma tem as suas necessidades de comunicação, mas, principalmente no ambiente corporativo, elas devem se adequar ao outro.

Isso quer dizer que você não deve falar em excesso em reuniões, por exemplo, porque, além de tornar os encontros demasiadamente demorados, você acaba tirando o espaço e o direito do outro se expressar. Falar demais também abre caminho para soltar o que não deve, causando uma má impressão. Evite ainda interromper quando alguém estiver falando.

Na via contrária, também não é interessante se calar para evitar conflitos. As suas opiniões sempre podem agregar aos debates e levar a insights grandiosos. Em feedbacks, ajudam a alinhar os relacionamentos. Por isso, um gestor não deve apenas falar, mas procurar compreender o que o colaborador pensa e o que ele tem a acrescentar.

Exercite a linguagem corporal

O corpo fala — essa é uma característica natural. Se pensarmos no homem pré-histórico, percebemos que a linguagem corporal é uma das formas mais antigas de comunicação. Gestos, posturas, expressões e até a distância entre as pessoas durante uma conversa podem afetar a forma como a mensagem chega.

A forma como você se movimenta pode expressar sensações, emoções, pensamentos e receios. A comunicação no mundo corporativo é muito influenciada pela forma como as pessoas se portam nas conversas, exigindo posturas apropriadas e posicionamentos firmes.

Algumas dicas para uma boa linguagem corporal são o cuidado com o tom da voz, a forma de se sentar, as gesticulações com as mãos, olhos nos olhos e manter a respiração controlada.

Evite cruzar os braços, pois esse é um sinal de bloqueio ao discurso do outro. Já no universo digital, como no WhatsApp, emojis, gifs e imagens no geral são um caminho para demonstrar as emoções.

Inspire confiança

A confiança é um fator imprescindível dentro de uma corporação, tanto entre os funcionários como para conhecer e fidelizar clientes. As equipes precisam trabalhar em concordância com os demais e saber que podem contar uns com os outros é fundamental. Por isso, o gestor, principalmente, deve ser capaz de inspirar confiança e mostrar que está ali para apoiar os colaboradores.

A confiança não se limita somente ao ambiente de trabalho, mas em saber compreender as necessidades pessoais de cada funcionário e transmitir a liberdade de comunicação. Autoritarismo é um dos piores caminhos para gerenciar uma equipe, pois é uma barreira para desenvolver o bom relacionamento.

Algumas dicas para inspirar confiança são manter o equilíbrio diante das adversidades, ser compreensivo, dar feedbacks positivos sempre que possível e transmitir exemplo para a equipe. Seja o primeiro a demonstrar qualidade no trabalho e os outros estarão mais abertos a seguir o comportamento adequado ao ambiente de trabalho, como na questão da pontualidade.

Saiba ouvir a equipe

Liderar não é apenas falar, é preciso ouvir o que a equipe tem a dizer. Todos têm uma opinião e podem agregar conhecimento. Por isso, você deve estar aberto a críticas e sugestões para melhor gerenciar o trabalho.

Procure fazer com que todos se sintam à vontade para expressar opiniões e nunca subestime um funcionário. Por mais que uma ideia não se encaixe ao contexto, jamais ridicularize ou aja com nepotismo, pois atitudes como essas resultam em bloqueio de expressão.

É importante deixar as pessoas à vontade para se expressarem e colaborarem com o desempenho dos trabalhos. A comunicação, afinal, é uma via de mão dupla! Vale aqui o mesmo comportamento esperado pelos seus clientes, que esperam uma experiência agradável nos serviços.

Saiba como dar e receber feedbacks

Os feedbacks são uma das partes mais importantes do relacionamento em uma equipe. O gestor deve estar preparado para aplicar feedbacks da maneira correta, tanto positiva quanto negativamente.

Os retornos positivos sobre o trabalho mostram que os funcionários estão no caminho certo e são uma forma de motivação. As chamadas de atenção, no entanto, precisam ser feitas sem o aspecto de bronca, mas de forma a incentivar uma melhora.

O funcionário precisa se sentir motivado a se desenvolver, em vez de achar que é incapaz de fazer um bom trabalho. Ouvir o que ele tem a dizer também é parte fundamental do processo.

Se você seguir as dicas acima, conseguirá não só o respeito dos colegas de empresa, mas também terá a chave para desenvolver bons profissionais e obter resultados.

Quer dicas para melhorar a comunicação com o seu cliente também? Então confira o que a inteligência artificial pode fazer para melhorar o atendimento comercial!

Gostou? Compartilhe:

Patrícia Mourão Bahia de Sousa

Patrícia Mourão Bahia de Sousa

Coordenadora de Talentos Humanos na Cedro Technologies.