Dados em tempo real: melhores decisões em investimentos.

Bruno Zago

16 novembro 2020 - 09:14 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas em uma mesa analisando um relatório

Se você trabalha com investimentos e atua como trader, sabe a importância de acompanhar dados em tempo real. Afinal, uma análise que não priorize essa prática, faz o trader perder dinheiro e boas oportunidades. 

Para alcançar bons resultados, o profissional deve realizar uma análise técnica dos dados. Deve buscar por padrões e identificar o melhor momento para atuar. Nesse cenário, um sistema especializado pode ajudar bastante. 

No post de hoje, vamos falar sobre a importância do trader fazer um monitoramento dos dados em tempo real e como a tecnologia ajuda nesse processo. Quer saber mais sobre o universo dos investimentos? Então, continue lendo!

Conheça a B3

A B3 corresponde à bolsa de valores brasileira, mas você sabe por que ela tem esse nome? O número três representa a tríade Brasil, Bolsa e Balcão. Ela é o resultado da integração entre duas importantes instituições, ocorrida em 2017: BM&F Bovespa e a Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

Para quem exerce a prática de trading no País, explorar os dados da B3 é essencial. Isso porque, a partir das informações extraídas, o trader decide quais são as melhores decisões para investir. A seguir, confira por que é tão importante realizar essa prática no seu dia a dia.

Por que acompanhar dados em tempo real?

O acompanhamento de dados em tempo real é importante para que o trader não perca dinheiro e nem boas oportunidades de investimentos. Quando você faz um monitoramento eficiente desse estilo, fica por dentro das oscilações e características do mercado.

Para um trader profissional, entender esses movimentos significa dar um grande passo para aprimorar suas técnicas de investimentos e colher os bons frutos das suas decisões.

Como estamos falando de uma prática que demanda tomadas de decisão ágeis, quanto mais conhecimento o investidor tiver, melhor será sua performance.

Além disso, tornar o acompanhamento dos dados em tempo real uma rotina, faz com que o trader crie uma bagagem que permite identificar oportunidades mais rapidamente, tendo certa previsibilidade sobre o mercado. 

Isso é feito a partir de uma análise dedicada daquilo que está em alta ou que está em queda na bolsa. Com isso, o investidor refina seu olhar e realiza operações financeiras com maior precisão a partir do monitoramento de dados em tempo real

Mas como o profissional pode potencializar ainda mais a sua prática de trading no dia a dia? Uma das formas é utilizando um sistema especializado que tem todos os recursos necessários para identificar oportunidades. Com essas sistemas o investidor consegue e investir de forma mais eficiente. 

Com essa tecnologia, você tem acesso a dados avançados e otimiza a sua performance, estratégia e a sua consistência. Quer ver mais sobre como uma plataforma pode ajudar na sua rotina como trader? Então, confira o próximo tópico!

Como um sistema especializado pode ajudar?

Uma ferramenta robusta focada em operações de trading e acompanhamento de dados em tempo real permite identificar o melhor momento para comprar ou vender suas ações a partir dos padrões dos ativos. 

A previsibilidade sobre o avanço, a estabilidade ou a queda de cada ativo também é uma das vantagens trazidas por esses sistemas. Isso porque ele amplia a visão do trader em relação ao mercado, tornando-o um especialista em investimentos

Esse modelo de plataforma também deve ter baixa latência, permitindo otimizar a performance do investidor, tanto nacional quanto internacionalmente. Isso porque, além de permitir acompanhar dados em tempo real na B3, essa tecnologia também oferece acesso às informações de outros países para realizar cotações, como no caso do Dow Jones Futuro e o Nasdaq Futuro.

Uma ferramenta evoluída também traz simuladores que permitem operar com valores fictícios, simulando situações reais do dia a dia de um trader profissional. A partir dessa funcionalidade, você consegue validar hipóteses e testar estratégias antes de colocar o seu dinheiro nas operações. 

Com um sistema especializado, o trader se torna mais rápido e eficiente, com o suporte de gráficos precisos que permitem realizar análises realistas com base em dados em tempo real. Assim, é possível observar as tendências de oferta das ações utilizando ferramentas conhecidas do mercado, como o Gráfico Renko. 

O ideal é que a plataforma de trading esteja disponível tanto em aplicativo para celular, como web e desktop. Assim, o profissional consegue acessá-la da maneira mais conveniente para si, otimizando sua experiência. 

Agora que você já sabe como acompanhar dados em tempo real na B3, por que isso é importante e de que forma um sistema especializado pode contribuir para o trading, que tal conhecer mais sobre o mercado financeiro?

Recomendados para você

Mesa de escritório com ícones em uma rede projetados sobre ela
Polo de tecnologia e referência em TI para o mercado financeiro ...
Pessoa utilizando um aplicativo de investimentos no celular
Entenda a importância do gerenciamento de riscos no day trade ...
Telas exibindo dados da Fast Trade
Home Broker Daycoval Investimentos c/ Fast Trade ...