O CPF do cliente está irregular: e agora?

empresa analisando cpf irregular do cliente

Empresas que necessitam do CPF de clientes para validar a compra ou serviço, devem estar atentas ao CPF irregular.

Além disso, essa situação pode acontecer quando a empresa faz a atualização cadastral de dados e se depara com CPFs irregulares.

Mas como lidar com isso? Quais os riscos de um CPF irregular? Como ajudar essa pessoa?

Neste artigo, vamos responder essas perguntas. Boa leitura!

 

O que significa CPF irregular?

De acordo com a Receita Federal, os CPFs de todos os brasileiros contribuintes se encaixam na categoria regular, mas quando há inconsistências, o CPF se torna irregular e pode ser por causa de algum desses motivos abaixo:

CPF suspenso: O CPF fica suspenso quando há algo de errado ou incompleto no cadastro do contribuinte. O mais comum é que as inconsistências apareçam no nome, data de nascimento, nome da mãe ou Título Eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral. Também é o caso de quem deixou de votar e não regularizou sua situação.

CPF cancelado: O motivo mais comum para um CPF ser cancelado é quando ocorre a perda ou roubo de documentos. Também acontece quando ocorre algum erro no processo cadastral, como a geração de um CPF repetido, por exemplo.

CPF nulo: O CPF fica nulo quando é constatada alguma fraude na inscrição.  

CPF de titular falecido: É o caso de CPFs após o falecimento do contribuinte.

CPF pendente de regularização: Significa que o contribuinte deixou de entregar alguma declaração do Imposto de Renda em pelo menos uma ocasião nos últimos 5 anos.

 

Como saber se o CPF está irregular?

Para checar a situação do CPF é simples: basta entrar no site da Receita Federal e digitar o número do documento e a data de nascimento. 

Assim, será apresentado um pequeno relatório com o status do seu cadastro.

Agora, se esse status aparecer irregular, você deve consultar o tipo de irregularidade, fazer uma solicitação no site da Receita e comparecer a uma unidade de atendimento do órgão para concluir a regularização. 

 

Quais as consequências de estar com um CPF irregular?

Para quem está com o CPF irregular fica complicado seguir a vida normal.

Pois, pessoas com o CPF irregular são impedidas de:

  1. Abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital);
  2. Pedir um empréstimo;
  3. Tirar passaporte;
  4. Participar de concursos públicos;
  5. Receber aposentadoria;
  6. Comprar ou vender imóveis;
  7. Fazer um financiamento;
  8. Receber prêmio de loteria.

Em alguns casos, a pessoa com o CPF irregular pode até ser impedida de começar um novo emprego, dependendo da política da organização. 

É por esses motivos que é essencial fazer a regularização do CPF o quanto antes.

Agora para as empresas que se deparam com esse tipo de situação, o recomendado é não fazer negócios até o titular regularizar a situação do documento.

Caso sua equipe tenha se deparado com o CPF irregular na atualização cadastral de dados, informe a pessoa e envie este artigo para ela saber como regularizar o CPF.

Durante esse processo, cancele o contrato com o titular (para não correr risco de fraude) e informe para a pessoa que, após a regularização, sua empresa está de portas abertas para novos negócios.

Portanto, como você viu acima, fazer uma validação de dados é super importante para sua empresa não correr risco. Para isso, é necessário a contração de uma ferramenta de validação cadastral para se ter 100% de precisão.

Contratar uma equipe para fazer esse serviço não é recomendado, pois as pessoas em geral são propensas a erros e você não quer colocar sua empresa em risco.

O Data Engine é uma ferramenta de validação de dados cadastrais que pode te ajudar em casos de CPF irregular e várias outras validações de dados. 

Clique aqui e saiba tudo sobre o Data Engine.