home Sem categoria Covid-19 reforça importância da transformação digital. Entenda!

Covid-19 reforça importância da transformação digital. Entenda!

A entrevista recente de um porta-voz da Organização Mundial de Saúde ao jornal britânico The Telegraph causou apreensão sobre a possibilidade de cédulas de dinheiro carregarem e transmitirem o novo coronavírus, chamado Sars-Cov-2. 

Ainda que tenha sido desmentido pela entidade qualquer anúncio desse tipo, o assunto fez com que o tema da transformação digital voltasse à tona com toda a força. 

Quer entender melhor como isso aconteceu? Basta seguir a leitura do texto.

Exclusão: risco da transformação digital

É conhecido o fato de que notas de dinheiro contam com muitos vírus e bactérias em sua superfície. E, ainda que não se saiba ao certo se o Sars-Cov-2 pode contaminar pessoas dessa forma, o governo chinês tem desinfectado cédulas em circulação no país. 

O risco poderia ser motivo suficiente para abolir a utilização dinheiro impresso e fazer apenas uso de meios digitais para pagamento lá e em muitas partes do mundo. No entanto, isso pode ser um desafio a pessoas desbancarizadas, além de idosos ou indivíduos com problemas intelectuais, que costumam ter mais dificuldades no manuseio de aparelhos eletrônicos. 

Para se ter uma ideia, uma estimativa recente do Ministério da Saúde aponta que o Brasil contará com 43 milhões de idosos até o ano de 2031. E a quantidade de indivíduos desbancarizados no país é de 45 milhões, que são responsáveis por movimentar mais de R$ 800 bilhões a cada ano. 

Por isso, é essencial uma atuação mais forte de bancos e fintechs no sentido de acolher esse público, que ainda sofre com a exclusão digital. As instituições podem propiciar o melhor ambiente possível de abertura de contas – o que auxiliaria quem não tem muita familiaridade com o assunto.

Embark: praticidade na abertura de contas

A plataforma Embark, da Cedro Technologies, é um exemplo de como é possível facilitar o processo cadastral na abertura de contas. Ela ajuda a manter a menor burocracia possível.

O Embark conta com vários recursos que fazem toda a diferença pra qualquer fintech que queira receber bem pessoas com dificuldades no uso de ferramentas digitais, o que é ótimo para a experiência do usuário.

Nela, o preenchimento de formulários é dividido em passos, bem simples de entender. Os dados fornecidos pelo cliente têm sua autenticidade checada em tempo real. E, caso ele abandone o preenchimento ou não consiga ir além de algum campo do preenchimento, a empresa consegue saber em detalhes o que acontece para auxiliá-lo.

A plataforma também é bastante útil porque lembra automaticamente clientes sobre renovações de dados, todos checados com o uso do Data Engine, que consulta centenas de bancos de informação. Aliás, essa ferramenta já avalia o que é informado pelo cliente desde o primeiro contato dele com a empresa.

E isso se une à vantagem já conhecida de que oferecer a abertura de conta por meio digital é mais rápido, traz menos burocracia e menor custo operacional.

Caso os bancos tivessem uma boa estrutura para inclusão digital dos clientes geralmente mais excluídos do uso das ferramentas tecnológicas, poderia não ser necessária a abertura das agências em horários diferenciados para o público idoso evitar o coronavírus, por exemplo.

Inclusão digital é benéfica para todos

A preocupação com o impacto do novo coronavírus na economia está fazendo com que empresas pensem sobre suas possibilidades de aproximação com as pessoas em um futuro que promete ser adverso. 

Essa é uma boa oportunidade para que fintechs e bancos digitais procurem ter a melhor experiência de abertura de contas a fim de conquistar um público não atendido por outras instituições e que está em processo de exclusão digital na sociedade. 

Passar por esse processo de transformação digital é muito importante para esses indivíduos não apenas para que usufruam das facilidades tecnológicas e sociais de terem uma conta bancária, mas pode até mesmo ser um diferencial em suas saúdes.

Quer saber mais sobre o Embark? Clique aqui

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.