Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro

Rogério Marques

20 janeiro 2016 - 17:17 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Homem utilizando computador com celular na mão

Internet banking, mobile banking, home broker, caixa eletrônico, transações financeiras online… o que tudo isto tem a ver com tecnologia da informação?

Todos são sistemas informatizados (softwares) com equipamentos (hardwares) que permitem a realização de transações bancárias, compra e venda de ações e outras mercadorias, pagamentos diversos com cartão de débito ou crédito e movimentações de dinheiro sem sequer tocar em uma cédula física. Com estes softwares e hardwares desenvolvidos para dar suporte aos processos do mercado financeiro, a Tecnologia da Informação tem garantido maior rapidez, segurança e confiabilidade nas transações financeiras. O melhor é que todos se beneficiam dessa inovação: bancos, clientes pessoas físicas e jurídicas, corretoras e operadoras de bolsas de valores e demais agentes financeiros.

Podemos enumerar diversos benefícios que os hardwares e softwares produzidos pela TI tem proporcionado aos usuários de serviços financeiros:

Caixa eletrônico

É um dos mais antigos recursos de TI disponibilizados para o mercado financeiro. Permite que os usuários tenham independência na realização de transações financeiras bancárias.

Seu impacto: expandiu as fronteiras dos bancos para além das agências, pois podem ser instalados em cabines nas vias públicas, em shoppings e outros estabelecimentos comerciais. Além disso, ampliou o horário de atendimento para 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Internet banking

O sistema de informática que permitiu ao cliente ter acesso a todas as transações bancárias diretamente de sua casa ou trabalho, bastando ter um computador e acesso à internet.

Seu impacto: expandiu ainda mais as fronteiras dos bancos, permitindo ao cliente reduzir tempo para realizar os serviços bancários, uma vez que não precisa se deslocar até o banco ou caixa eletrônico.

Mobile banking

É um software que permitiu ao cliente ter acesso a todas as transações bancárias em qualquer lugar que estiver (rua, trânsito, campo, praia, etc.), bastando ter um celular ou tablet e acesso à internet sem fio (wi-fi).

Seu impacto: assim como o internet banking, expandiu ainda mais as fronteiras dos bancos e permitiu ao cliente utilizar os serviços bancários à distância.

Home broker

É um programa de computador que permite a compra e venda de ações na bolsa de valores, movimentando no ambiente online as ordens de compra e venda e os pagamentos entre os agentes financeiros envolvidos (corretoras, bolsa de valores, bancos, clientes e empresas).

Seu impacto: agilizou as transações da bolsa de valores e permitiu aos clientes ter acesso a informações em tempo real sobre a situação das ações de seu interesse.

Nestes exemplos percebemos a combinação de diversos recursos, tais como computador, tablet, celular, internet fixa e móvel (wi-fi) e softwares diversos, todos produtos da Tecnologia da Informação. Mas vale lembrar: para que tudo isso funcione corretamente, existe uma infraestrutura gigantesca constituída de servidores nos quais são gerenciados e armazenados os dados, bem como modens que permitem a transmissão de dados e serviços de telecomunicação agregados, sempre garantindo aos usuários o melhor que o mercado financeiro tem para oferecer. Em todas estas etapas a Tecnologia da Informação está presente!

 

-Quer saber como a Cedro pode impulsionar seu negócio com projetos de TI em geral e soluções para o mercado financeiro? Entre em contato pelo link abaixo.

case da cedro - projetos de TI

Recomendados para você

Homem analisando dados em computador
Tecnologia em processamento de dados: veja os engenhosos sistemas ...
Mulheres em mesa de escritório olhando para tela de computador
O Gerente de Produto no mundo digital ...
Pessoa utilizando computador em ambiente de trabalho com uma caneca de café
Animações em CSS ...