home Sem categoria Conheça os impactos da Inteligência Artificial no Help Desk

Conheça os impactos da Inteligência Artificial no Help Desk

A inteligência artificial é uma das principais forças da transformação digital. Suas potencialidades, aliadas a outras tecnologias, já estão ocupando espaço em diversos setores do mercado e a tendência é crescer ainda mais. Na área de Help Desk, IA pode gerar vantagens e transformar a forma como esse trabalho é exercido. Neste artigo, vamos mostrar um pouco mais sobre esses impactos. Confira! 

A aplicação de inteligência artificial

Muita gente acredita que a inteligência artificial é recente, mas não é bem assim. Seus estudos começaram basicamente desde o início da computação. A ideia de produzir máquinas inteligentes que pensassem como humanos sempre foi algo presente no imaginário e que, inclusive, aparece em moldes mais complexos em histórias de ficção científica.

Com o desenvolvimento das tecnologias de reconhecimento de linguagem por texto, imagem e fala, a partir de 2010 começaram a surgir as grandes aplicações comerciais de IA, como as assistentes virtuais Siri da Apple e Alexa da Amazon. 

Agora, com a popularização da tecnologia mais empresas podem utilizar inteligência artificial e suas áreas de estudos em diversas soluções: machine learning, big data, IoT e chatbots, para citar alguns exemplos.

Bots e Help Desk

Os bots, aliás, são um ótimo exemplo de aplicação para a área de Help Desk. Ao substituir os modelos de perguntas frequentes e atuar em conjunto com o atendimento, os chatbots conseguem compreender as mensagens dos usuários, aprendendo com elas para oferecer respostas mais precisas e utilizando linguagem natural para orientar o usuário.

Com inteligência artificial, a automação das solicitações de Help Desk com chatbots auxilia a resolver as demandas mais simples, mas repetitivas e que acabavam tomando muito tempo da equipe. Assim, fica mais fácil gerar demandas e abrir solicitações para casos mais complexos que necessitam de um operador especializado.

Além disso, os sistemas de Help Desk também permitem que os usuários de assistentes virtuais e integrações possam fazer registros e consultas de status de chamados, a partir de plataformas de comunicação omnichannel. 

Pensando assim, é possível automatizar solicitações de trocas, de consertos, de novas compras, tudo integrado a diversas ferramentas de gestão que diferentes setores da empresa utilizam.

Por isso, os impactos da inteligência artificial na área de Help Desk são extremamente positivos e auxiliam a garantir um trabalho muito mais ágil, reduzindo o tempo de atendimento às solicitações e otimizando o trabalho da equipe. 

Experimente inteligência artificial com o PEOPLE!

Está querendo começar a trabalhar com inteligência artificial no seu negócio mas acha que precisa de uma grande estrutura para se preparar? Com o PEOPLE, você só precisa criar uma conta!

A plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies é a melhor maneira de você começar a utilizar essa tecnologia na sua empresa. Você não precisa conhecimento técnico em TI para utilizar a plataforma. De fácil usabilidade, você pode criar e treinar seu bot sem problemas. 

A área de service desk da sua empresa tem muito a ganhar com as possibilidades de automação utilizando inteligência artificial. Se o seu público é interno, você pode disponibilizar seu bot na intranet da sua empresa, no WhatsApp do setor, no Workplace e em vários outros canais.

Já se sua equipe de Help Desk atende ao cliente externo, também pode utilizar ferramentas como Facebook Messenger, o site da sua empresa e muito mais.

Quer conhecer o PEOPLE? Você pode começar agora mesmo fale com um especialista e saiba como.

 

Gostou? Compartilhe:

Herivelton Martins

Herivelton Martins

Scrum Master e Agile Coach apoiando no processo de Transformação Ágil. Atua como Arquiteto de Soluções, líder de times de desenvolvimento e desenvolvedor em projetos de Software desde 2000.