Conheça as aplicações e vantagens dos chatbots no setor público

Vitor Precioso

09 agosto 2019 - 17:22 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoa utilizando computador interagindo com inteligência artificial

Os chatbots são uma forma de tecnologia muito dinâmica. Entre as aplicações, eles também podem melhorar muito a qualidade no atendimento do setor público, promovendo a sua transformação digital.

Essa ferramenta ajuda a atender as demandas constantes dos usuários pelos diversos serviços de cidadania. Por isso, tem sido cada vez mais aplicada nas soluções de instituições governamentais.

Quer descobrir como os chatbots são utilizados nas estratégias do setor público? Então continue a leitura a seguir!

A importância dos bots para o setor público

No setor público, os chatbots vão de encontro com diversos objetivos. Existem iniciativas para atender a dúvidas dos cidadãos, realizar agendamentos de serviços e receber sugestões, por exemplo.

A importância da ferramenta para o setor tem bastante potencial para evoluir a experiência dos usuários e aproximar os cidadãos do governo. Com a facilidade de aprendizado, ela pode interagir com agilidade e atender a várias pessoas ao mesmo tempo.

Conheça a seguir alguns serviços que os chatbots podem desenvolver para o setor público!

1. Dúvidas

Quando um cidadão tem dúvidas sobre qualquer informação, como procedimentos para gerar documentos ou data de renovação, ele pode perguntar ao assistente. O mesmo vale para se informar sobre leis e políticas de governo.

A resposta é instantânea, evitando filas de espera no telefone ou mesmo o trabalho de verificar pessoalmente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Estado do Mississipi usa desde 2017 a Missi para resolver dúvidas dos cidadãos.

2. Informações e novidades

Quem gosta de acompanhar as notícias sobre política, economia e outros setores públicos também pode ir direto à fonte. O governo fica disponível para gerar esclarecimentos sobre as ações tomadas e os bots podem facilitar essa comunicação.

Em Los Angeles, o assistente disponível é o CHIP, que disponibiliza serviços a empreendedores, bem como a possibilidade de realizar um registro para receber informações sobre a cidade, entre outras possibilidades.

3. Emissão de boletos

Se o cidadão precisa de novos boletos para pagamentos, como segunda via de impostos, pode solicitar via bot. O robô consegue verificar as pendências e acessar o sistema para processar o envio do boleto, facilitando a requisição.

4. Solicitação de serviços

O usuário pode conversar com os robôs inteligentes nas plataformas para solicitar e agendar serviços diversos. Esse contexto serve para reservar horários para emissão de documentos, por exemplo, tornando o procedimento mais prático e rápido.

5. Contatos públicos

Os chatbots no setor público também ajudam a encontrar o contato de figuras do governo para demandas específicas. É possível solicitar o telefone ou e-mail de departamentos públicos, bem como se informar quem é o responsável por uma área específica.

6. Responsabilidade social

Os diversos setores do governo podem programar os chatbots para enviar informes e campanhas de conscientização social aos usuários das plataformas. As mensagens podem ser no formato de mensagens SMS ou contato por bate-papo, entre outras opções.

Essa forma de aplicação é muito válida para setores que atuam ativamente com responsabilidade social, tais como as áreas da saúde e meio ambiente.

7. Ouvidoria

Mais uma forma de utilização dos bots é como forma de sugestões e feedbacks sobre serviços prestados pelo governo. O sistema de ouvidoria automatizado também permite fazer reclamações e denúncias sobre situações específicas, como um buraco na rua ou fios elétricos pendurados.

As vantagens dos chatbots para o governo

Com tantas opções de aplicabilidade para transformação digital, os chatbots no setor público trazem amplos benefícios para o governo e à população. As estratégias se tornam mais transparentes e o acesso às ações governamentais fica mais fácil.

Se os robôs estiverem bem programados, eles agregam bastante para a comunicação. Veja cinco vantagens desse formato de atuação!

1. Agilidade nas respostas

O governo passa mais transparência nas estratégias ao disponibilizar um canal de fácil acesso à população, com agilidade na obtenção das informações.

A partir dos chatbots, o cidadão consegue acompanhar sem dificuldades os dados sobre determinado assunto e ainda pode solicitar serviços de forma descomplicada. As respostas são rápidas e instantâneas, sendo obtidas em poucos segundos.

2. Atendimento contínuo

Enquanto um atendente humano só fica disponível por tempo predeterminado, os robôs inteligentes podem ser solicitados 24 horas por dia. O serviço fica ativo o tempo todo, inclusive nos fins de semana.

Isso reduz a demora nas respostas e auxilia o usuário mesmo quando ele não tem um assistente humanizado à disposição para interagir com as demandas.

3. Sistema multicanal

O atendimento pode ser desenvolvido para várias plataformas, desde as conversas de bate-papo nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn, até aplicativos específicos de mensagem, como o Whatsapp, Skype e o Telegram.

O sistema multicanal permite ainda integrar mais de uma ferramenta de acesso, expandindo a comunicação de forma descomplicada. Assim, o usuário pode entrar em contato da forma que for mais conveniente.

4. Comunicação humanizada

Embora estejamos falando de tecnologia e sistemas robotizados na transformação digital, os chatbots conseguem se comunicar da forma mais natural possível. Basta que sejam programados com um processamento de linguagem natural.

A versatilidade do sistema permite identificar as necessidades do usuário mesmo com os erros de português. Dessa forma, ele atende todos os tipos de pessoas, garantindo qualidade.

5. Aprendizado automático

É difícil conseguir disponibilizar todas as informações na programação dos bots, mas eles têm a capacidade de aprender sozinhos. A presença do machine learning permite ao sistema buscar as informações nos arquivos, aprendendo a cada interação.

Mesmo quando não for possível obter respostas, o assistente consegue redirecionar o usuário ao atendimento humano, que vai poder interagir de forma mais assertiva para resolver a questão.

People, o chatbot da Cedro Technologies

A Cedro Technologies é uma empresa de tecnologia que traz as melhores soluções para os negócios. Temos solução de chatbots para todos os setores, tanto público como privado. O People é um assistente virtual que ajuda a melhorar os processos de comunicação, fornecendo todas as vantagens que um robô inteligente pode levar aos negócios e políticas de ações.

O atendimento funciona 24 horas por dia e pode ser personalizado de acordo com a demanda. Diante da necessidade de um atendente real, o chatbot consegue fazer a transferência para a equipe responsável, funcionando como um filtro otimizado de consulta.

Conheça o People e veja tudo o que ele pode fazer pelas suas estratégias!

Recomendados para você

Pessoa usando um chatbot no celular
Como o comércio on-line está usando chatbots para aumentar vendas ...
Homem segurando ícones projetados
Conheça exemplos da Inteligência Artificial na indústria financeira ...
Robô utilizando ferramentas em hologramas
Bot Framework: serviço operado pela Microsoft ...