Conheça as APIs para o mercado financeiro desenvolvidas pela Cedro Technologies

Rogério Marques

15 janeiro 2019 - 12:29 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Homem analisando gráficos em um computador e hologramas em primeiro plano

A transformação digital tem mudado a realidade das instituições monetárias, fazendo com que surja uma necessidade de APIs para o mercado financeiro para garantir agilidade no desenvolvimento de aplicações. 

É cada vez mais comum o uso de smartphones, tablets e computadores para realizar transações financeiras por meio  da Application Programming Interface, fazendo parte da rotina de milhões de brasileiros. Neste conteúdo você vai entender o que é API, sua importância e os seus principais benefícios. Boa leitura!

Por que sua empresa necessita de uma API?

Através de APIs (Application Programming Interface), empresas podem se conectar umas às outras para gerar ofertas de serviços, possibilitando que terceiros possam desenvolver soluções para essas instituições, acelerando inovações.

Pensando nesse cenário, a Cedro Technologies já tem apostado nos últimos anos no Open Banking. Esse termo vem de Open API e é utilizado para referir-se a soluções e aplicações desenvolvidas por terceiros para a realização de serviços financeiros. 

Trata-se de um trabalho em conjunto que permite o crescimento mais rápido em escala e oferecendo serviços inovadores. Portanto, uma empresa, seja financeira ou não, é Open API quando permite esse processo.

Saiba mais sobre “O que é API? Significado”.

Quais tipos de APIs financeiras existem?

É possível encontrar a Interface de Programação de Aplicativo para os mais diferentes setores e necessidades. No caso das APIs financeiras, especificamente, alguns exemplos são:

  • API Open Banking;
  • API para banco digital;
  • API de pagamento.

Quais são as vantagens da integração por API?

Segurança

A integração realizada graças às APIs proporciona uma troca de informações muito grande. Um ponto a ser levantado é sobre a segurança e transferência desses dados. Com isso, o sistema é projetado para apenas apresentar um número limitado de informações para os usuários externos, por meio de recursos que as plataformas de gerenciamento de API utilizam para garantir a inviolabilidade dos dados.

Reestruturação de sistemas internos 

Com o uso das APIs nas empresas, os processos operacionais se tornam mais eficientes por meio da automação. Com isso, a tecnologia favorece a geração de workflows mais inteligentes e eficazes, impactando positivamente a produtividade da equipe.

Melhora na comunicação

Uma vez que a integração por API facilita a troca de dados e informações entre aplicações, conseguimos constatar uma melhora na organização e padronização de comunicação dentro da empresa. O resultado disso são entregas de qualidade produzidas por todos os setores, já que a infraestrutura está cada vez mais sustentada por funcionalidades mais eficientes e estratégicas.

Redução do volume de dados

Por meio das integrações, as APIs são capazes de executar uma forma específica, possibilitando  vincular apenas um tipo de informação e restringir o acesso quanto a outros dados. No ponto de vista da operação do sistema, isso pode retratar uma otimização de performance da plataforma.

O motivo disso é que a restrição da manipulação de dados pode proporcionar um melhor aproveitamento de informações, assim como a não inserção de dados desnecessários no sistema.

Controle de acessos

Com o objetivo de possibilitar a identificação de acessos suspeitos e melhorar os protocolos de segurança, as plataformas de API contam com um recurso chamado “gateway” capaz de gerenciar o fluxo de acessos aos sistemas. Assim, quando um programador acessar os dados do sistema interno, a API irá alertar isso para a empresa.

Redução de custos

Com a utilização das APIs nas empresas,  a empresa reduz drasticamente a necessidade de desenvolver diversas aplicações com diferentes funcionalidades, para somente depois tentar integrá-las e conectá-las. Isso porque suas aplicações funcionam com eficácia, permitindo o uso dos recursos da organização em outras áreas.

apis-para-o-mercado-financeiro-mulher-computador

Exemplos de soluções API 

A Cedro Technologies oferece um leque de opções de APIs voltadas para o mercado financeiro. Através da nossa plataforma Anywhere, você pode implementar essas soluções ao seu negócio.

1. Cotações de Ações e Futuros

Integração de aplicações, serviços de cotações, contratos futuros agrícolas, livro de ofertas, times & trades e gráficos B3 (BM&FBOVESPA). Serviços em API que permitem a criação de um instrumento de cotação, alimentação e difusão das taxas via Broadcast. Serviços baseados em CMP (Cedro Message Protocol), Websocket ou Restful.

2. Cotações de Moedas, Taxas e Indicadores

Integração de suas aplicações via CMP (Cedro Message Protocol), Websocket ou Restful informações de moedas (dólar, euro, libra e outras), diversas taxas e indicadores.

3. Data Engine para validação cadastral e KYC

Com a plataforma Data Engine, é possível consultar dados cadastrais, processos, ações judiciais, negativações, restrições de crédito, crimes, entre outras informações para validação cadastral e enriquecimento de bases.

4. Negociação e Roteamento de ordens B3 (BM&FBOVESPA)

Serviços disponíveis em API (Restful, Websocket ou FIX) para roteamento de ordens para a BM&FBOVESPA por meio das principais corretoras de valores do mercado brasileiro.

5. Pós-trading B3 (BM&FBOVESPA)

Serviços disponíveis em FIX Protocol ou Restful para serviços de pós-trading em diversas corretoras. Serviços de ordens, daily position, custódia, extrato financeiro, conta-corrente e outros. Disponível para pessoa física mediante autorização da corretora.

6. Risco B3 (BM&FBOVESPA)

Serviços disponíveis em FIX Protocol para consulta de informações de risco de clientes em operações na BM&FBOVESPA e outros produtos de investimentos que estejam integrados. Disponível para pessoa física mediante autorização da corretora.

7. Tesouro Direto

Acesso às APIs para receber dados de cotações dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto, assim como APIs para negociação dos contratos de Tesouro Direto. É importante pontuar que esta API pode ser acessada somente por corretoras.

Conheça mais sobre: “APIs para o mercado financeiro: o que são e qual sua importância?”.

APIs para o mercado financeiro em seu negócio

Entre em contato com a Cedro Technologies e conheça as nossas soluções. Nossa equipe está à disposição para apresentar APIs do mercado financeiro que vão acelerar a inovação no seu negócio!

Recomendados para você

Pessoas em escritório utilizando computadores
Por que contratar empresa de software com setor de qualidade ...
Homem sorrindo falando ao celular e utilizando computador
Potencial da inteligência artificial e dos chatbots para inovação no atendimento ...
acompanhar-o-mercado-financeiro
Qual a melhor plataforma para acompanhar o mercado financeiro? ...