home Sem categoria Conheça 7 formas de gestão de talentos em TI

Conheça 7 formas de gestão de talentos em TI

A transformação digital está criando um novo modelo de gestão de TI com uma série de tecnologias disruptivas. Inteligência Artificial, Machine Learning e automações aprimoram processos e proporcionam a otimização de recursos.

O relatório IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2019 Predictions, da consultoria IDC, com as principais tendências para o mercado de TI até 2023, mostra duas tendências em que as inovações da transformação digital vão causar impacto:  

  1. Até 2021, 70% dos gestores de tecnologia vão aplicar de maneira agressiva dados e Inteligência Artificial às operações, ferramentas e processos de TI.
  2. Até 2022, 65% das empresas vão demandar aos gestores de TI uma transformação e modernização das políticas de governança. O objetivo é aproveitar as oportunidades e enfrentar os novos riscos impostos pela Inteligência Artificial, o Machine Learning e a privacidade e ética dos dados.

Veja como reinventar sua gestão de TI

Diante do novo contexto, você como líder deve criar as condições para a gestão dos talentos de TI. A capacidade de engajar está na forma como vende os projetos e os objetivos ao time. Isso passa pela forma como você enxerga as tarefas e projetos propostos para a TI. Um líder que enxerga soluções, em vez de problemas, certamente terá muito mais chances de trazer a equipe consigo, na condução dos trabalhos.

Conheça, então, 7 dicas para engajar sua equipe de TI e mantê-la mais coesa.

1. Reforce a governança e o gerenciamento de TI

Governança de TI é o conjunto de processos que garante a utilização de todos os recursos de forma eficaz, permitindo que a empresa possa alcançar seus principais objetivos. Assim, é essencial reforçar o gerenciamento, para contar com um planejamento adequado sobre a capacidade de atendimento do setor. Além disso, identificar e reduzir os riscos do negócio, acompanhar o desempenho das equipes por meio de indicadores de performance, e administrar prazos.

2. Otimize e organize os processos internos

Outra prática básica para a gestão de talentos em TI é otimizar os processos internos, eliminando retrabalhos, desperdícios e falhas. Para tanto, é preciso realizar um mapeamento destes processos, avaliar as tarefas rotineiras, eliminar as desnecessárias e, principalmente, as que não fundamentam a tomada de decisões estratégicas.

3. Adote o feedback imediato

O feedback é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e, aplicado em tempo real, pode evitar retrabalhos, equívocos e conflitos. As conversas francas e estruturadas servem para corrigir comportamentos, posturas ou rendimentos abaixo do esperado. Entretanto, é preciso lembrar que o feedback deve ser utilizado também para elogiar o bom trabalho, fortalecendo a motivação da equipe de TI.

4. Defina metas individuais e coletivas

Equipes de alta performance devem conhecer a estratégia corporativa, para poder atuar de maneira ainda mais eficiente. É preciso então desdobrar os objetivos macro da empresa em metas individuais e coletivas, para que todos possam compreender as etapas para a conquista dos resultados planejados. Essa iniciativa reforça o senso de pertencimento, o engajamento e o compromisso dos profissionais e gestores.

5. Estabeleça reuniões gerenciais e melhore a comunicação

As reuniões gerenciais são ótimas ferramentas para assegurar uma comunicação eficiente. Estes encontros servem para você informar, atualizar, orientar e direcionar os esforços de acordo com as demandas. Porém, para serem realmente efetivas, é necessário que haja espaço para a troca de ideias e sugestões, fortalecendo assim o trabalho em equipe e a integração entre os colaboradores.

6. Defina um plano de carreira

Profissionais talentosos costumam ter ambições e expectativas de crescimento dentro da empresa, por isso é preciso definir um bom plano de carreira. É necessário ainda estabelecer políticas de remuneração e benefícios. Um bom plano de carreira pode incentivar os colaboradores a buscarem mais qualificação, visando novas oportunidades.

7. Planeje o desenvolvimento da equipe

Profissionais de alta performance também consideram as políticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pela empresa como um importante diferencial para a retenção de talentos.

 

Deu para perceber a importância de ter um time coeso em TI? Se você quer receber mais orientações de como a transformação digital está mudando as empresas continue lendo o Blog da Cedro Technologies.

Gostou? Compartilhe:

Eduardo Finzi

Eduardo Finzi

Eduardo Finzi é Diretor de TI da Cedro, com experiência como cientista da computação em empresas do segmento atacadista, telecom e financeiro.