Comunicação interna: como o uso de chatbot pode ajudar?

comunicação interna com chatbot

O chatbot é uma tecnologia que vem ganhando muito espaço nas corporações para facilitar o atendimento ao cliente. Porém, ele pode entregar muito mais. Algumas empresas já o utilizam para melhorar as suas estratégias de comunicação interna, vendas, capacitação, entre outras.

Este aumento da sua utilização se deve, em grande parte, à sua capacidade de ser programado para diversos objetivos. Dessa forma, ele possibilita a interação de forma automática com respostas pré-programadas ou baseadas em inteligência artificial, auxiliando na resolução de problemas.

Ficou curioso em saber como os chatbots podem ajudar além do atendimento ao cliente? O artigo de hoje falaremos sobre como o chatbot para comunicação interna pode ser benéfico para sua organização. Acompanhe!

Importância de uma boa comunicação interna

Uma boa comunicação interna é essencial para garantir que todos estejam alinhados não só ao discurso oficial da corporação, mas também aos objetivos que ela pretende atingir, como os de crescimento, desenvolvimento de projetos e outros. 

Ainda, ela garante que as pessoas estejam cientes da realidade do negócio, em todos os sentidos, e permite que elas sejam cobradas em relação às expectativas da empresa e seu desempenho.

Portanto, podemos assumir que ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os colaboradores, contribuir para o clima organizacional e manter a equipe informada, motivada e engajada.

Existem ainda outros benefícios que uma comunicação interna eficaz pode trazer para as corporações. Confira a seguir:

  • Reduz boatos e fofocas;
  • Aumenta o sentimento de pertencimento do colaborador;
  • Abre espaço para dúvidas e sugestões;
  • Engaja os funcionários;
  • Melhora a imagem da empresa.

Contudo, para que você tenha bons resultados, é necessário planejar como ela irá ocorrer e contar com o auxílio da tecnologia, como o uso de chatbots.

 

Porque apostar no uso de chatbot na comunicação interna

O chatbot, ou robôs de atendimento, é uma ferramenta que vem tornando o trabalho de diversos setores mais ágil. As possibilidades que o seu uso oferece são imensas. 

O RH, por exemplo, pode utilizar para tirar as dúvidas mais comuns dos colaboradores, como informações e agendamentos de férias, horas extras, registros de pontos, solicitação de benefícios. Ainda, pode tornar o onboarding dos novos funcionários muito mais eficaz.

Além disso, esta solução pode ser utilizada caso algum colaborador necessite solicitar algum conserto ou troca de equipamentos ou tirar dúvidas sobre o sistema utilizado na empresa. Essas solicitações podem ser feitas a qualquer horário, tornando a rotina da sua equipe de TI mais ágil.

Outros setores que também podem se beneficiar com os chatbots são o financeiro e jurídico. Afinal, muitas pessoas têm dúvidas a respeito de folha de pagamento, adiantamentos, regras contratuais, entre outros. 

 

5 vantagens do chatbot na comunicação interna

Como você pode ver até aqui, manter uma boa comunicação interna é vital para o seu negócio. Para tornar este processo mais ágil, o uso de chatbots vem ganhando bastante espaço em diversas empresas.

Pensando em todas as vantagens da utilização deste tipo de software, trouxemos os 5 principais benefícios do chatbot na comunicação interna. Confira!

1. Agilidade no fluxo de informações

Tornar o acesso do seu colaborador às informações é fundamental. Com um chatbot, você pode disparar mensagens e comunicados de forma automática, garantindo que todos recebam as mensagens.

Além disso, todos os conteúdos que precisam ser disseminados podem ser enviados quando for necessário, basta configurar seu chatbot para isso.

2. Aumento da interação e engajamento

Com a adoção de chatbot para comunicação interna é possível criar um canal de via de mão dupla com seus colaboradores, afinal, eles poderão responder todas as mensagens.

Ainda, você pode utilizar de algumas estratégias para tornar a relação mais próxima e humanizar o atendimento, como o uso de um avatar ou assistente virtual.

3. Disponibilidade 24x7

Outro fator bastante interessante é a possibilidade de um canal de comunicação disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. Com isso, os colaboradores poderão tirar as principais dúvidas ou fazer solicitações sem esperar pelo dia seguinte.

Dessa maneira, o chatbot facilita diversas ações que antes precisavam ser realizadas no horário comercial por alguma pessoa responsável. Com sua adoção, há uma agilidade para ambos os lados.

4. Rapidez nas respostas

A maioria das pessoas estão buscando respostas cada vez mais rápidas, mesmo dentro do ambiente corporativo. Portanto, as respostas para qualquer demanda precisa ser ágil e isso pode ser feito com o auxílio do chatbot. 

Caso o contato precise de algo que não é frequente, ele poderá receber uma resposta dizendo que terá retorno em breve. Assim, o colaborador fica satisfeito em saber que será atendido e seu time receberá as demandas já filtradas e que realmente são mais complexas. 

5. Redução de custos

Visto que o chatbot pode desenvolver diversas atividade repetitivas ao mesmo tempo, a sua equipe pode ser mais enxuta e se dedicar a tarefas mais complexas. Por isso, a tendência é um ganho de produtividade e uma diminuição de gastos com mais pessoas.

Como você percebeu, o uso do chatbot na comunicação interna possui diversos benefícios para as empresas. Portanto, é importante que os gestores estejam atentos para essa nova realidade, otimizando o trabalho e fazendo com que sua organização esteja um passo à frente da concorrência.

Para que você fique sempre bem informado sobre as tendências em tecnologia para empresas, convidamos você a continuar acompanhando o blog da Cedro Technologies.

Deixe uma resposta