Como utilizar o WhatsApp no atendimento da sua empresa

Vitor Precioso

20 março 2019 - 16:01 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Mão digitando no celular e ícone do whatsapp em primeiro plano

WhatsApp no atendimento. WhatsApp é uma ferramenta de troca de mensagens útil e extremamente popular. O aplicativo foi lançado em 2009 e já completou 10 anos de disponibilidade no mercado. Segundo números da própria companhia, são 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Pela sua facilidade e grande adesão pelo público, principalmente no Brasil, é comum que os negócios também utilizem essa ferramenta para facilitar o atendimento com seus clientes.

No início de 2018, o WhatsApp lançou, então, duas novas soluções: o WhatsApp Business API, voltada para Médias e Grandes empresas, e o aplicativo WhatsApp Business, destinado para micro e pequenas empresa, para facilitar a gestão e o atendimento de clientes.

O que é API? Se não conhece o conceito acesse aqui.

WhatsApp Business API

A API do Whatsapp Business foi construída pelo Whatsapp para que Médias e Grandes empresas possam realizar o atendimento de seus clientes e o envio de mensagens através da plataforma, de forma rápida, segura e confiável.

Com a API, é possível fazer a integração com soluções para fazer a gestão da ferramenta e conseguir obter mais funcionalidades e até mesmo resolver limitações encontrar no app do Whatsapp Business.

Para solicitar a documentação do Whatsapp Business API, é preciso submeter o pedido diretamente para Whatsapp, preenchendo o formulário. No entanto, esse processo pode ser um pouco demorado pois a fila de solicitações já é extensa. Seu negócio pode contar ainda com algum provedor autorizado, que pode oferecer a API do Whatsapp Business já integrado a suas soluções.

Aplicativo Whatsapp Business

O aplicativo Whatsapp Business estava disponível inicialmente apenas para smartphones com o sistema operacional Android. Agora, também está disponível na Apple Store. É possível transferir uma conta comum do Whatsapp para uma conta Business, sem perder todo o histórico de mensagens.

Veja quais são as funcionalidades do Whatsapp para facilitar o uso pelas empresas:

Principais recursos do Whatsapp Business

A versão Business do Whatsapp trouxe uma série de recursos para facilitar a comunicação e dar mais credibilidade para as empresas. Confira algumas delas:

Perfil de negócio

É possível disponibilizar informações sobre o negócio para que o cliente possa acessar de maneira fácil, como nome, descrição, endereço com geolocalização, email e site.

Recursos de mensagens

Como perfis comerciais devem contar com um volume maior de mensagens, o Whatsapp Business conta com um conjunto de recursos para facilitar a interação: mensagens rápidas para responder as questões mais frequentes, mensagem de saudação quando o cliente inicia o contato e mensagens de ausência para quando não estiver disponível ou fora do horário de expediente.

Etiquetas

As etiquetas podem ser utilizadas para organizar contatos ou conversas, facilitando a consulta posteriormente. É possível marcar novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido finalizado ou qualquer outra forma de organização que sua empresa julgar conveniente.

Estatísticas de mensagens

Com o Whatsapp Business é possível também encontrar métricas simples como: mensagens enviadas, mensagens entregues (para confirmar a quantidade de números ativos),mensagens lidas (a taxa de abertura, quem de fato clicou para ver a mensagem) e mensagens recebidas (clientes que iniciaram o contato ou responderam suas mensagens). Outra estatística interessante é a visualização de status (que também existe na versão comum do Whatsapp).

Versão Web

O Whatsapp Business também pode ser acessado pela versão web da ferramenta. No entanto, ainda possui limitações como não ser possível utilizar os atalhos para mensagens rápidas cadastradas no app.

Ainda faltam recursos interessantes no aplicativo Whatsapp Business

Como podemos ver, o Whatsapp Business possui uma série de funcionalidades úteis para os negócios, em relação a versão comum do aplicativo. No entanto, algumas outras funcionalidades importantes não foram disponibilizadas:

Nesses casos, a API do Whatsapp Business é muito mais interessante pois consegue integrar com soluções no mercado para suprir essas e outras demandas.

 

Utilize o Whatsapp Business API com a plataforma de atendimento PEOPLE

PEOPLE é a plataforma de atendimento omnichannel e chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. No PEOPLE, você pode integrar e utilizar o Whatsapp como um dos canais de comunicação para facilitar o atendimento de seus clientes.

Quer utilizar o Whatsapp Business para oferecer um atendimento mais completo para seus clientes? Nosso time de especialistas pode explicar como o PEOPLE fará toda a diferença para sua empresa. Entre em contato pelo Whatsapp +55 34 9 9876 9980 ou pelo email comercial@cedrotech.com.

Recomendados para você

API WhatsApp Business Official – Como usar as APIs oficiais ...
Mulher com trajes sociais sorrindo enquanto atendentes utilizam o computador
Como reduzir chamados na Central de Atendimento? ...
Pessoa falando no celular e mexendo no computador
Chatbot para help desk: 4 razões para implementar já na sua empresa! ...