Como utilizar o Facebook Messenger no atendimento da sua empresa

Vitor Precioso

25 março 2019 - 13:47 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Pessoa utilizando o celular

Facebook é a principal rede social do mundo, com cerca de 2,3 bilhões de usuários ativos. Números impressionantes! Um dos principais recursos da plataforma é o chat. Criado inicialmente para a versão mobile da rede social, o Messenger criou um pouco de autonomia e já possui versões desktop e mobile próprias.

Por ser uma rede social muito utilizada pelos usuários comuns, empresas também utilizam o potencial do Facebook para o crescimento de seus negócios e manter proximidade com seu público. Por isso, o Messenger é uma excelente e acessível ferramenta para o atendimento ao cliente.

Messenger para negócios

Com uma página no Facebook, os negócios possuem uma área de chat do Messenger que pode contar com diversas facilidades que o usuário comum não tem. Assim como o Whatsapp Business, essas funcionalidades ajudam a otimizar as respostas e a facilitar a gestão de clientes.

Veja quais são esses recursos:

Mensagens automáticas

No Messenger para empresas, é possível programar respostas automáticas. Mensagens de boas-vindas podem ser disparadas automaticamente, assim como mensagens de ausência. As questões mais recorrentes também podem ter respostas cadastradas para facilitar a resposta da equipe de atendimento.

Rótulos

Com os rótulos, o Messenger Business permite que sua empresa tenha maior controle das conversas. É possível colocar marcações como novos clientes, novos pedidos, pendências resolvidas, pedido finalizado, aguardando pagamento, o nome do atendente ou qualquer outra tag que facilite o controle do atendimento da sua empresa.

Outra funcionalidade é a marcação do “proprietário” do cliente, ou seja, o atendente que foi responsável pelo atendimento, caso uma equipe faça a gestão do chat do Messenger.

Notas

As notas também são uma funcionalidade para ajudar seu negócio a acompanhar as conversas. Você pode acrescentar comentários sobre o que está sendo tratado com o cliente e somente as pessoas que têm funções para gerenciar a página do negócio e o Messenger podem visualizar.

Métricas

Com o acesso de administradores na página do Facebook, é possível acompanhar métricas sobre o atendimento pelo Messenger. Você pode encontrar informações como: quantidade de mensagens, novas conexões no período, taxa de resposta, tempo médio de resposta, taxa de bloqueio, entre outros dados.

Integração com Messenger

Pequenas, Médias e Grandes empresas podem realizar a integração do Messenger com outras soluções para oferecer ainda mais no atendimento aos seus clientes, de maneira rápida, segura e confiável.

Com a adesão a uma plataforma de atendimento, é possível solicitar uma integração para automatizar o comunicação com o cliente e conseguir extrair mais dados. Utilizando softwares que façam essa integração, o atendimento da sua equipe será facilitado e pode contar até mesmo com chatbots.

Além do Facebook Messenger, as médias e grandes empresas também podem integrar seus serviços ao WhatsApp utilizando o WhatsApp Business API.

Utilize o Facebook Messenger com a plataforma de atendimento PEOPLE

PEOPLE é a plataforma de atendimento omnichannel e chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies. Com o PEOPLE, você pode integrar e utilizar o Messenger como um dos canais de comunicação para facilitar o atendimento de seus clientes.

Quer utilizar o Facebook Messenger para oferecer um atendimento mais completo para seus clientes? Que tal contar com um chatbot para otimizar a comunicação do seu negócio? Nosso time de especialistas pode explicar como o PEOPLE fará toda a diferença para sua empresa. Entre em contato pelo Whatsapp +55 34 9 9876 9980, pelo Messenger ou pelo email comercial@cedrotech.com.

Recomendados para você

Computador com a escrita chatbot na tela
Como as instituições de ensino podem utilizar chatbots? ...
Pessoa utilizando o celular e ícone do whatsapp
Exemplos de uso WhatsApp Business API ...
Imagem do aplicativo whatsapp business
Guia para iniciantes para uso do WhatsApp Business ...