Como usar os chatbots para pesquisas com consumidores

Rogério Marques

13 setembro 2019 - 09:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Homem usando celular e hologramas de aplicativos em cima

Na onda da transformação digital muitas empresas ainda estão começando a entender o conceito. Não se trata apenas de um processo para agregar novas tecnologias. Na verdade, envolve uma mudança estrutural nas organizações, na qual a tecnologia tem um papel fundamental.

Uma das tendências adotadas atualmente é o uso de chatbots, que podem proporcionar altos níveis de eficiência em processos e otimizar recursos. Atualmente, os bots podem ser usados pelas empresas para fazer pesquisas e melhorar a qualidade no atendimento aos clientes. Veja os benefícios neste artigo.

1. O que são chatbots

Chatbots são software de respostas automáticas. Podem ser programados para realizar tarefas predefinidas e criar conversas para interagir com pessoas reais.

Eles usam aprendizado de máquina e inteligência artificial e podem interagir de maneira até mais efetiva que os humanos. São capazes de evoluir e se tornarem capazes de identificar gírias, sotaques e novas informações. Além disso, reduzem os custos com pessoal.

2. Qual a importância na realização de pesquisas?

Com o uso cada vez mais popular do aplicativo de mensagens WhatsApp, com cerca de 200 milhões de usuários ativos, o hábito de conversar e se relacionar por meio de mensagens se consolidou. Desde 2018 o uso de chatbots para WhatsApp tornou-se uma realidade, automatizando o atendimento.

Na prática, eles podem ser usados para vários tipos de pesquisas, que podem incrementar a qualidade no atendimento:

1. Pesquisas de satisfação

No atendimento ao cliente, um dos principais objetivos do chatbot é criar uma interação. Utilizar um chatbot na pesquisa de satisfação é um dos principais benefícios para a empresa, já que este tipo de contato pode vir a substituir a forma padrão de pesquisa de satisfação utilizado pelas empresas. 

Antes longa e de acesso complicado, agora é um diálogo realizado pelo próprio aplicativo que o consumidor já possui. É uma vantagem para o consumidor e também para a empresa.

2. Pesquisa de opinião

Os consumidores estão cada vez mais conectados e exigem canais modernos e inovadores na hora do contato com as empresas. Persuadir um consumidor a responder a uma ficha de pesquisa pode ser complicado, pois muitos acabam não preenchendo totalmente os formulários. 

Com o uso de chatbots, é possível personalizar a pesquisa e ajudar a empresa a conhecer cada um de seus clientes. As respostas não irão se limitar a apenas ‘sim’ ou ‘não’. 

Elas irão revelar a identidade e as características de cada cliente. As informações coletadas pela tecnologia podem ser usadas posteriormente no planejamento de estratégias e até no desenvolvimento de um determinado produto.

3. Pesquisa de mercado

As organizações sabem da importância que uma pesquisa de mercado tem na melhoria de sua atuação. Como o setor de marketing se atualizou e evoluiu com o uso das novas tecnologias, as pesquisas de mercado também acompanharam esse processo. Desta forma, os chatbots são uma nova maneira de realizá-las.

Os bots vêm atraindo a atenção de empresas que desejam, principalmente, manter um relacionamento próximo com seus clientes para conquistar sua fidelização. Na prática, o objetivo da ferramenta é facilitar o acesso à pesquisa e também fornecer insights sobre os resultados obtidos no questionário.

Na pesquisa de mercado, a função do bot é coletar as respostas de um questionário preestabelecido, apurar e analisar os dados obtidos. Em todos os casos, a empresa pode escolher quem fará parte da pesquisa. Ao possibilitar responder ao questionário por meio de uma ferramenta à qual a pessoa já está acostumada, as chances de as respostas serem mais naturais aumentam.

Para melhorar a qualidade no atendimento ao seu cliente, você pode utilizar a plataforma People, da Cedro Technologies, que agiliza a comunicação da sua empresa com o cliente. Além disso responde suas dúvidas rapidamente, deixando sua equipe à disposição para outras atividades.

Entre produtos e serviços utilizando a tecnologia de chatbot. Você pode segmentar, refinar e direcionar os seus clientes antes deles falarem com a sua equipe de vendas ou atendimento. Não perca mais tempo: venha conhecer o People, chatbot da Cedro Technologies!

Recomendados para você

Pessoa utilizando o celular e ícone do whatsapp
Exemplos de uso WhatsApp Business API ...
Pessoa interagindo com chatbot através de celular
Como os chatbots beneficiam o setor de turismo? ...
Pessoas olhando para um celular e ícones de aplicativos de conversa em primeiro plano
Nova versão do People: muito mais recursos para gerenciar os bots ...