Saiba e entenda como usar os chatbots para vender mais

Vitor Precioso

19 junho 2020 - 11:13 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

A sua empresa viu os impactos da pandemia de Covid-19 nas vendas? Infelizmente, essa é a realidade para muitos negócios neste momento. Mas existem formas de garantir suas vendas mesmo em tempos difíceis. Uma delas é o uso de chatbots para vender mais, para se comunicar com os clientes, qualificar leads e prestar atendimento.

Ao longo do post de hoje, vamos falar mais sobre esse assunto e mostrar como essa tecnologia pode ajudar a sua empresa a fechar negócios e otimizar a experiência que seus consumidores têm com a sua marca. Ficou interessado? Então, vem ler!

Como usar chatbots para vender mais?

Os chatbots nada mais são do que robôs virtuais que são usados para exercer determinadas atividades em um site ou rede social, por exemplo. Eles podem ser tanto dispositivos de voz, como de texto. Com eles, você pode se comunicar com seu cliente, entender o que eles precisam e resolver suas dúvidas. 

Além disso, bots são ótimas opções para automatizar processos e economizar o tempo da sua equipe. Afinal, se os clientes são atendidos por um robô virtual, seu time consegue usar esse tempo disponível para se dedicar a funções mais completas. 

As inovações em tecnologia, como inteligência artificial e machine learning, permitem que os chatbots se tornem cada vez mais eficientes e tragam uma linguagem natural, mais próxima da linguagem humana que usamos no dia a dia. Mas e como os bots podem ser usados para vender mais para o seu cliente? É o que vamos ver a seguir. Confira!

Atendimento Virtual

Com chatbots no seu site, o seu atendimento pode ser feito no modelo 24/7. Isso significa que os clientes podem ser atendidos a qualquer horário do dia ou da noite. O que não acontece se você só tem agentes humanos disponíveis. Além disso, ter um atendimento virtual como esse significa possibilidades de vender também 24/7. 

Afinal, se um cliente entra no seu site para tirar uma dúvida sobre seu produto e o bot responde prontamente, essa pode ser a resposta que faltava para ele comprar. Com isso, suas chances de vender aumentam muito. 

O atendimento por chatbot também pode reduzir filas de espera e tornar o serviço mais fluido e rápido. Isso contribuiu para melhorar a satisfação do consumidor, o que é um item importante para a decisão de compra dele. Por fim, usar chatbots permite que você atenda um grande volume de solicitações ao mesmo tempo e, assim, fechar mais vendas em menos tempo. 

Qualificação de leads

Você pode integrar um chatbot ao seu CRM de vendas. Com isso, seus clientes não precisam repetir todos os seus dados a cada novo contato com a sua marca. O bot já terá todas as informações necessárias para dar continuidade ao processo de vendas com base em interações passadas. Assim, a compra pode ser feita mais rapidamente com esse tipo de automação. 

No mais, os próprios bots podem qualificar os leads que entram em contato a partir de algumas perguntas programadas de acordo com critérios estabelecidos por você. O usuário só precisa respondê-las e, de acordo com as respostas, o próprio sistema o categoriza como um potencial cliente ou não. Com isso, seu time de vendas pode fazer abordagens mais assertivas com base nessas informações.

Fazer orçamentos 

Se você trabalha com serviços personalizados e que demandam um orçamento específico, por exemplo, os chatbots podem ajudar nesse processo. Isso porque eles podem criar orçamentos automáticos, facilitando a decisão de compra do seu cliente, que não precisa esperar para saber quanto vai pagar. 

Uma vez que o consumidor tem acesso ao preço do seu produto com rapidez, pode fechar a compra no momento em que surge a necessidade de comprar. Os bots são uma forma inovadora para se relacionar com seu cliente e tornar o processo de venda muito mais simples e rápido. 

Quer criar chatbots com facilidade e otimizar o seu potencial de vendas? Então conheça o PEOPLE, uma plataforma para você personalizar bots de acordo com a necessidades da sua marca e dos seus clientes. Deixe seus consumidores mais satisfeitos com o atendimento pelos bots e venda mais!

Recomendados para você

Pessoa segurando um celular mostrando a rede de interações entre pessoas e robôs
A importância de ter um canal de atendimento full time ...
Pessoas mechendo no celular ilustrando o uso de redes sociais
Como ter mais de um atendente no Whatsapp Business? ...
Pessoas prototipando um aplicativo com papel e caneta
UX revoluciona a transformação digital no mercado financeiro ...