Como um app pode auxiliar na otimização de processos internos?

Vitor Precioso

16 setembro 2016 - 18:17 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Ilustração de vários aplicativos entrando em uma engrenagem dentro de um celular

Cada vez mais as empresas estão adotando a tecnologia para melhorar os seus serviços. Atualmente, é bastante comum serem usados aplicativos corporativos com foco na otimização de processos e no aperfeiçoamento da comunicação interna. Normalmente, esse tipo de programa pode ser usado apenas por funcionários autorizados.

Contudo, há softwares que podem ser baixados gratuitamente num smartphone e que ajudam os funcionários a ter um melhor desempenho.

Planejamento

A organização é um aspecto cada vez mais valorizado no mundo corporativo. Pensando nisso, foram criados aplicativos que ajudam a planejar as atividades diárias. Dependendo do software, é possível registrar um compromisso por meio de texto, foto e áudio e compartilhar com os colegas de trabalho.

As atividades aparecem num calendário e podem ainda ser classificadas por cores, dependendo da prioridade. Algumas ferramentas permitem que as informações também possam ser acessadas em um tablet e até no desktop.

Comunicação

Para uma empresa, é essencial planejar o que pretende fazer. Porém, essa iniciativa não terá os resultados esperados, caso não houver uma boa comunicação entre os funcionários. Existem aplicativos que permitem que os membros de uma equipe enviem texto, áudio, vídeos e documentos de maneira organizada.

Dessa forma, todo o conteúdo fica disponível para os integrantes. Outro aspecto positivo é que algumas ferramentas não colocam limites para o número de usuários de um grupo. Sem dúvida, a comunicação feita de forma ágil e eficiente contribui bastante para o aumento da produtividade.

Projetos

Outra prova de que os aplicativos podem ser muito úteis para uma organização é a possibilidade de permitirem o gerenciamento de projetos. Há ferramentas que propiciam compartilhar documentos, acompanhar o andamento das atividades e distribuir as tarefas entre os empregados.

É possível encontrar softwares com essa finalidade em português, o que facilita bastante a compreensão das ações a serem executadas. Se a empresa está em busca da otimização de processos, utilizar esse tipo de aplicativo deve ser uma prioridade.

Vendas

Todo mundo sabe que uma empresa precisa vender para continuar no mercado — seja um produto ou serviço. Por esse motivo, foram criados aplicativos que ajudam a melhorar a relação com os clientes. Por exemplo, existem softwares que permitem um vendedor a encontrar a melhor rota para visitar um consumidor em potencial.

Também estão disponíveis ferramentas que apresentam o histórico dos clientes, o que ajuda a controlar todos os processos e a potencializar as chances de vendas. Algumas possibilitam acessos a relatórios detalhados, facilitando uma análise do desempenho.

Aperfeiçoamento

A tecnologia proporciona uma série de benefícios para as empresas que têm como foco a otimização de processos. No cenário atual, o aperfeiçoamento é uma meta que está cada vez mais presente no cotidiano das organizações.

Nossa empresa sabe da importância de ter procedimentos internos bem sólidos e de usar recursos tecnológicos para fortalecê-los. Para conhecer melhor a qualidade dos nossos serviços, acesse o nosso site e entre em contato com a gente.

Também estamos abertos para a troca de ideias em nossas redes sociais: FacebookTwitterYouTubeLinkedIn. Não deixe de nos seguir!

baixe o ebook

Recomendados para você

Mulher utilizando tablet com símbolo de cadeado em primeiro plano
Segurança digital: como os bancos se previnem de fraudes financeiras ...
Pessoa usando tablet e um holograma de  cadeado
Firewalls Camada 4 e Firewalls NGNF ...
Dois homens em uma mesa de escritório
Perfil do profissional de TI: o que o mercado exige ...