Como a transformação digital pode garantir a segurança jurídica e financeira da sua empresa

Rogério Marques

23 novembro 2018 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Pessoa analisando contratos e martelo de juiz ao lado

O departamento jurídico possui um papel muito importante nas organizações. Muitas vezes, outros setores podem encarar como uma área para resolver problemas maiores, com muito burocracia e processos muito complexos. A transformação digital, nesse contexto, é uma excelente maneira de reestruturar os processos e atividades cotidianas da equipe, compartilhando uma cultura digital que mude essa visão muito limitada do seu time jurídico.

Nesse artigo vamos apresentar como diversas tecnologias e ferramentas podem auxiliar na resolução das demandas do setor jurídico e, consequentemente, no financeiro de uma empresa. Confira!

As atribuições do departamento jurídico

O departamento jurídico, com toda certeza, é responsável por gerenciar atividades presentes em todos os processos da empresas. Assim, todas as tarefas do negócio são influenciadas por decisões e ações feitas pela equipe jurídica:

  • questões trabalhistas;
  • controle de documentos e contratos;
  • proteção de informações;
  • licenças de software;
  • lançamento de produtos;
  • representação, acompanhamento e defesa de ações judiciais e processo administrativos;
  • entre outras atividades.

Sendo assim, esse setor também deve pensar e ser pensado de modo estratégico, estar antenado à mudanças, e não agir apenas de modo reativo, para resolver problemas que já surgiram.

Tecnologias que podem ser aplicadas ao departamento jurídico

Inteligência Artificial

Aplicações de inteligência artificial estão ficando mais comuns no dia-a-dia. Smartphones e computadores já contam com assistentes virtuais, como Siri, Cortana e Google Assistant. A partir de um conjunto de técnicas computacionais e estatísticas, essas ferramentas podem aprender seus comportamentos, trazer respostas mais rápidas e facilitar suas atividades cotidianas.

Muitas vezes, encontrar informações relevantes do meio de tantos documentos jurídicos podem ser um pouco complicado. Quase como encontrar uma agulha num palheiro. Mas é possível utilizar a inteligência artificial, por exemplo, para vasculhar um conjunto de documentos e encontrar somente a informação que você precise mais rapidamente. Assim, sua equipe pode economizar horas de pesquisar e otimizar seu trabalho.

Serviços cognitivos

Também utilizando inteligência artificial e machine learning (ou aprendizado da máquina), os serviços cognitivos utilizam algoritmos para solucionar problemas de maneira mais democrática, em aplicações que identificam e interagem em níveis como fala, idioma, visão e conhecimento.

Chatbots, por exemplo, já podem entender, interpretar e falar com o usuário para responder suas dúvidas. Com o envio de perguntas em linguagem natural, a ferramenta consulta uma base de conhecimento e, em seguida, responde com padrão de conversação humana. É capaz de identificar variações nas perguntas e aprende com esse processo. É possível esclarecer as principais dúvidas e transferir o atendimento para um atendente humano, caso seja necessário.

Essa ferramenta pode ser utilizada para abordar as dúvidas mais comuns, sobre a legislação trabalhista, em parceria com o setor de RH, por exemplo. Assim, seus colaboradores podem esclarecer suas questões sem que isso tome tempo da sua equipe jurídica.

Big Data

Com um volume cada vez maior de informações sendo obtidos por diferentes fontes, o Big Data se configura como uma ferramenta para gerar insights preciosos para seu negócios e antever-se a diversas situações.

Uma utilização interessante para o setor financeiro da sua empresa é a validação de dados. A partir de fontes diversas de dados, você pode confirmar dados e buscar informações de um possível funcionário ou de um cliente, conseguindo avaliar informações que podem provocar gastos futuros ou expor seu negócio a escândalos.

Transformação digital no setor jurídico

Inicialmente, o setor jurídico pode parecer um pouco mais avesso ao processo digital. Isso porque essa equipe lida com informações confidenciais, que precisam ser mantidas em segurança. Mas com os avanços no armazenamento na nuvem, na segurança online e nos mecanismos de proteção, essas tecnologias estão acrescentando muito mais no trabalho dos advogados.

Colabore com a transformação digital deste departamento e melhore os processos, otimize seu tempo e economize recursos.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador e analisando dados
API SCPC Boavista com Data Engine ...
Pessoa utilizando computador com imagem de cidade em segundo plano
Evolução perpétua – a abordagem administrativa para a transformação digital ...
Pessoas tendo uma reunião analisando dados em um tablet
Agentes Autônomos de Investimentos transformam ideias em Fintechs ...