home Sem categoria Como sua empresa irá reduzir custos com Inteligência Artificial em 2019

Como sua empresa irá reduzir custos com Inteligência Artificial em 2019

A inteligência artificial (IA) está sendo uma das principais propulsoras da transformação digital. Diante de um cenário de mudanças e de insegurança política e econômica, investir em tecnologia parece um exercício muito maior para os negócios.

No entanto, a IA deve trazer muitos mais benefícios do que ser enxergado como um centro de custo. Segundo estudo AI in Fintech, da Juniper Research, em todo o mundo, o uso de chatbots, por exemplo, uma das aplicações de Inteligência Artificial, gerará uma economia de US$ 7,3 bilhões globalmente até 2023.

Outro estudo, dessa vez realizado pela PwC e encomendado pela Microsoft, o Sizing the Price of AI, mostra que os investimentos estão crescendo em todo o mundo e deve atingir cerca de U$15,7 trilhões até 2030. Além disso, investir inteligência artificial ajuda a reduzir os impactos ambientais causados pela tecnologia.

Mesmo com muitos desafios encontrados para colocar essa tecnologia em prática nos negócios, inteligência artificial pode ser aplicada em diversas áreas. Veja alguns investimentos que sua empresa pode fazer e, ainda assim, reduzir custos:

Machine Learning

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é uma das áreas de atuação da IA. O trabalho é feito a partir da elaboração de um conjunto de regras e sistemas capazes de analisar informações e automaticamente adquirir aprendizados, sob alta velocidade. Com essa tecnologia, é possível gerar conclusões que não estão necessariamente programadas.  A partir dessas conclusões e com o feedback desses resultados, o conhecimento produzido pode ser incorporado, melhorando a precisão da ferramenta.

Essa tecnologia é aplicada em diversas situações do cotidiano. Nas redes sociais, por exemplo, machine learning é utilizado para identificar quais tipos de publicações podem ser mais interessantes para você. Ferramentas de streaming de música e vídeos também usam essa ferramenta para sugerir conteúdo com base nas suas preferências.

Big Data

Big Data é um conceito que se refere a um conjunto de grande variedade de dados, em volume crescentes e transmitidos a altas velocidades. Com a captação através de diversas fontes, incluindo IoT, o cruzamento de informações proporciona a geração de análises, a identificação de tendências e o encontro de padrões para produzir insights.

Com softwares de análise e Business Intelligence, profissões como Cientista de Dados e Analista de BI podem contribuir para decisões cada vez mais acertadas pelos negócios.

Chatbots

Os assistentes virtuais, ou assistentes pessoais, são as ferramentas oferecidas por grandes companhias de tecnologia junto com seus sistemas operacionais em diversos aparelhos para facilitar a vida dos usuários.

Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Google Assistant do Google, Alexa da Amazon, são alguns dos assistentes virtuais que construídos com inteligência artificial para auxiliar as pessoas com tarefas rotineiras como: agendar reuniões, consultar trajeto a seguir, informações sobre o clima, abrindo aplicativos, executando músicas, realizando pesquisas, entre outras atividades.

Os chatbots são similares aos assistentes virtuais e oferecem soluções de atendimento via chat para esclarecer informações sobre a empresa, produtos ou solicitar produtos e serviços. Qualquer negócio tem muito a ganhar utilizando bots na comunicação com o cliente ou mesmo internamente.

Conte com um parceiro especializado em Inteligência Artificial

A Cedro Technologies é uma empresa de TI especializada no mercado financeiro e em negócios digitais. Com expertise e atuação no mercado desde 2005, apoia empresas de diversos setores rumo à transformação digital.

Com um núcleo de especialistas em IAl, seu negócio pode contar com o parceiro ideal para crescer nessa área. Além disso, a Cedro Technologies possui um produto específico de chatbots e atendimento omnichannel, o PEOPLE.

Fale com nossos consultores e conquiste muito mais com IA no seu negócio!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Morais Felix Costa

Thiago Morais Felix Costa

Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies.