Como reduzir custos operacionais em TI sem perder produtividade

Rogério Marques

09 fevereiro 2018 - 19:08 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:03

Pessoa utilizando uma calculadora para calcular reduções de custo

Toda empresa deve elaborar uma boa estratégia para reduzir os custos operacionais em TI. Mas isso precisa ser feito sem colocar em risco a produtividade dos departamentos envolvidos.

A redução desses custos é muito bem-vinda, principalmente em uma conjuntura econômica desfavorável.

Reveja as despesas com softwares inutilizados

Nenhuma infraestrutura de TI existe sem um conjunto de softwares. Porém, cabe ao gestor lidar com o elevado gasto gerado pelas licenças desses programas.

Por meio de um monitoramento constante, é possível concluir quais softwares caíram em desuso. Além disso, esse processo de controle também ajuda a rever o gasto com a manutenção desses programas.

Uma boa solução reside na troca do modelo de licenciamento. A empresa pode aplicar um modelo que estabeleça a cobrança com base no número de usuários ativos de cada software.

Utilize a computação em nuvem

A computação em nuvem é mais um daqueles recursos que otimizam uma série de processos operacionais.

No caso da área de TI, as máquinas virtuais facilitam e muito o trabalho dos programadores. Nelas, eles podem não só desenvolver, mas igualmente testar novos sistemas.

A produtividade dos programadores pode ficar ainda melhor, caso possam direcionar sua atenção exclusivamente para o desenvolvimento de funcionalidades sistêmicas.

Esse ganho é proporcionado por um mecanismo de gestão dos servidores virtuais, fornecido pelo provedor da computação em nuvem. Desse modo, os profissionais não ficam retidos nas atividades de administração do sistema.

Amplie a autonomia das equipes

Desde que as equipes estejam bem preparadas para isso, elas podem contribuir para a ampliação da própria autonomia operacional. Isso significa que os colaboradores ficarão menos dependentes do gestor da área de TI.

Além de a medida conferir maior fluidez aos processos, a redução dos custos ocorre devido à economia de recursos destinados a cada tarefa. Outra vantagem é a considerável diminuição dos prazos para a conclusão das atividades.

Para isso, é essencial priorizar treinamentos especificamente voltados para cada setor da área de TI.

Diminua os gastos com telecomunicações

Nesse caso, o segredo consiste em manter a diversificação da comunicação interna, mas com menos gastos.

As contas de telefone, por exemplo, tendem a se tornar um grande problema financeiro para qualquer empresa. Uma alternativa eficaz são os serviços de VoiP, gratuitos e que funcionam em rede.

Ao lado do e-mail, convém usar algum serviço de mensagem instantânea desenvolvido especialmente para ambientes empresariais. Ao adotar um desses mecanismos, a empresa ganha tempo. Consequentemente, também reduz gastos.

Cabe ainda mencionar a videoconferência, recurso que costuma gerar uma economia significativa. Afinal, os colaboradores podem se reunir a partir de qualquer lugar que ofereça internet banda larga.

Avalie a infraestrutura de hardware

Assim como acontece com a infraestrutura de software, a de hardware também precisa de atenção. Um dos primeiros cuidados é a leitura correta do ROI — retorno sobre o investimento. Esse indicador financeiro aponta uma estimativa sobre o impacto provocado por equipamento após um médio ou longo prazo.

Simultaneamente, é necessário combater alguns conceitos equivocados. O principal deles diz respeito ao que seria o melhor conjunto de hardwares. Cada dispositivo passa a ser eficaz a partir do momento em que ajuda a otimizar os processos da empresa.

Desse modo, o hardware não precisa ser o mais caro e, portanto, detentor da mais recente tecnologia. O gestor deve ser capaz de avaliar se uma configuração de hardware anterior é suficiente para operar com grande desempenho.

Ao seguir essas dicas, ficará muito mais fácil reduzir os custos operacionais em TI sem perder a produtividade.

Agora que você já sabe como otimizar a área de TI da sua empresa, assine nossa newsletter e receba várias novidades do setor no seu e-mail!

Recomendados para você

Pessoa escrevendo em um caderno
A importância do ensino de programação de computadores nas escolas ...
Pessoa digitando dados do cartão de crédito no computador
O futuro do negócio bancário (banking) provavelmente não é serviços bancários ...
5 tendências tecnologias para 2024 e como elas vão impactar o mercado financeiro ...