Como os chatbots beneficiam o setor de turismo?

Vitor Precioso

19 agosto 2019 - 16:46 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoa interagindo com chatbot através de celular

A aplicação dos chatbots no turismo vai desde as plataformas de embarque até as redes hoteleiras. O setor apresenta um campo vasto de oportunidades para essa tecnologia que tem como principal função melhorar a comunicação entre empresas e clientes.

A necessidade de ferramentas para estreitar o relacionamento comercial é fundamental no turismo. Isso justifica a adoção de novas soluções para levar praticidade ao usuário, em um atendimento cada vez mais ágil.

Nesse contexto, os chatbots surgem como uma disrupção rumo à transformação digital do setor. Vamos conferir como eles contribuem para evoluir a experiência e a qualidade no atendimento?

Chatbots e a jornada do cliente no turismo

Os chatbots são ferramentas que agem como assistentes virtuais em diversas plataformas, automatizando o atendimento. No turismo, o consumidor tem a necessidade de interação direta com as empresas o tempo todo, desde a compra de passagens ou reservas de serviços até o check out.

A jornada do cliente varia bastante, de acordo com as necessidades e os perfis dos usuários. Eles têm diferentes expectativas, experiências e satisfações, mas uma boa comunicação é a chave para buscar elevar a qualidade no atendimento.

Veja a seguir como essas três fases podem ser beneficiadas pelos assistentes virtuais.

Expectativas

As expectativas podem ser muito grandes quando o viajante não conhece o local de destino. Então, ele provavelmente vai sentir vontade de tirar dúvidas, recorrendo ao contato com o hotel, agência de viagem ou até pelo site do governo local.

Instituições públicas e privadas conseguem utilizar os chatbots para facilitar o processo. Os robôs inteligentes podem interagir com as respostas ensinadas e até aprender de acordo com as perguntas.

Experiência

Na questão da experiência do usuário, os bots podem auxiliar no acompanhamento das etapas. Eles são capazes de confirmar informações como os procedimentos, locais e horários, e atender aos pedidos de serviços de quarto, por exemplo.

Manter-se disponível o tempo todo pode manter o cliente sempre satisfeito com os serviços. A experiência se torna mais completa quando o consumidor tem uma percepção maior do que pode ser feito com o investimento na empresa em questão

Satisfação

O resultado final sempre se torna positivo quando você consegue prever no caminho o que o seu cliente necessita, munindo-se das ferramentas adequadas. Os bots podem inclusive ofertar serviços que o cliente nem sabia que poderia usar, melhorando ainda mais a satisfação com a viagem.

Aplicações dos chatbots no turismo

Já vimos que os chatbots são importantes para elevar a qualidade no atendimento do viajante, mas como eles podem ser utilizados pelas empresas do setor? O turismo proporciona vários tipos de serviços e tudo depende de qual é o seu nicho de atuação.

Essa forma de transformação digital facilita a personalização do atendimento, podendo captar dados sobre o comportamento do consumidor para gerar insights de melhoria. A interpretação desses dados é o que vai ajudar a definir as melhores estratégias para satisfazer o cliente.

Confira a seguir alguns modelos de aplicação da tecnologia para a transformação digital dos principais tipos de serviços turísticos!

Companhias aéreas

As companhias aéreas podem utilizar os robôs inteligentes para proporcionar um atendimento mais rápido e prático nos serviços de emissão de passagem. Tanto as empresas aéreas como sites especializados podem personalizar os assistentes para informar preços, tempo de viagem, disponibilidade de horários e lugares etc.

Os chatbots podem inclusive gerar dados sobre as condições de voo, bem como atrasos e outros problemas. Basta entrar em contato nas plataformas disponíveis na empresa em questão, seja pelo Facebook, Twitter ou WhatsApp.

Hotelaria

Nos hotéis, os assistentes virtuais são eficientes não só na reserva de quartos e realização de cadastros, mas também para informar sobre outros serviços disponibilizados pela companhia. Cada rede oferece um pacote de benefícios que podem ser impactados por situações inesperadas, como manutenções e efeito das condições climáticas.

Para facilitar o trabalho da recepção e manter os esforços nas atividades administrativas, o hotel pode programar chatbots para interagirem com os hóspedes sobre o funcionamento da área de lazer, manutenções em áreas específicas, horário do café da manhã, solicitação de serviços etc.

Os serviços cognitivos fornecidos por empresas de tecnologia podem inclusive dar dicas de como aproveitar a estadia na cidade, com roteiros e sugestões de passeios. A qualidade no atendimento ganha mais foco sem exigir grandes esforços e o cliente sequer precisa baixar aplicativos para se comunicar digitalmente.

Agências de turismo

As agências de turismo trabalham bastante com informação e disponibilização de serviços, fornecendo combos de passagens e hospedagens. Por isso, os aspectos abordados nos modelos anteriores também se encaixam neste tópico.

Uma das vantagens aqui é que o cliente pode se informar sobre roteiros e pontos turísticos antes mesmo de viajar, interagindo para conhecer mais sobre o destino escolhido. Uma vez que o turista tem acesso a esses dados com antecedência, ele entende que vai poder contar com a companhia para outras situações, bem como emergências e imprevistos durante a viagem.

Comércio turístico

As lojas que se beneficiam com o turismo local também podem utilizar os bots para reforçar a transformação digital e favorecer a experiência do usuário. As estratégias on-line favorecem um contato personalizado e é uma forma de gerar atração do consumidor.

Alinhar os chatbots para realizarem parcerias com redes hoteleiras e agências de turismo é uma dica para impulsionar o comércio. Pelos chatbots, o comércio turístico pode disponibilizar informações sobre produtos, promoções e ofertas, sugestões de compras etc.

Cedro Technologies apresenta o assistente virtual People

A Cedro Technologies disponibiliza às empresas de turismo e outros setores um chatbot exclusivo para realizar o atendimento nas plataformas de comunicação. O People está pronto para solucionar dúvidas, receber sugestões e realizar serviços de acordo com as necessidades de empresas e usuários.

Com atendimento 24 horas, o assistente virtual leva economia de gestão, aproximação com os consumidores e facilidade de serviços. A equipe pode focar em atividades mais estratégicas enquanto os clientes enxergam melhor qualidade no atendimento mais ágil.

O People pode ser integrado em diversas plataformas e auxilia o turista em toda a jornada de experiência. Conheça todas as vantagens do chatbot para o seu negócio e solicite um orçamento!

Recomendados para você

Desenho de robô carregando fala
O que é chatbot? Tendências e aplicações ...
Pessoa rodeada por caixas utilizando celular
Chatbots ajudam a alavancar as vendas na internet ...
Pessoa inserindo os dados do cartão de crédito em um e-commerce
Chatbot para ecommerce: 5 razões para adotar no seu negócio ...