Como garantir a melhor experiência durante o onboarding de clientes

Vitor Precioso

26 agosto 2019 - 17:27 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando computador

Para qualquer instituição financeira, a entrada de novos clientes é uma das etapas mais importantes para a viabilidade e crescimento da negócio. Por isso, o onboarding de clientes deve oferecer a melhor experiência de usabilidade e conquistar o usuário já nos primeiros contatos diretos com sua empresa.

Estratégias que trazem agilidade e menos burocracia para o onboarding de clientes fazem toda a diferença. No entanto,  é preciso que isso esteja atrelado às práticas de compliance – que exigem um trabalho rigoroso para cumprir todas as legislações, procedimentos e normas necessárias.

Como pensar a Experiência do Usuário

User Experience, termo em inglês também conhecido pela sigla UX, é um termo abrangente para definir os estudos da Experiência do Usuário que pensa em todo o processo de interação entre a pessoa e a solução.

Aplicado ao ambiente digital, UX deve contemplar todos os fatores que contribuem para a percepção geral do usuário sobre o sistema utilizado. É rápido, intuitivo e atrativo? Atende às necessidades dos seus clientes? Esse trabalho deve englobar as preferências, as emoções, as crenças, as percepções e, até mesmo, as respostas psicológicas e físicas do usuário.

O foco de atenção não deve ser apenas os aspectos visuais. É preciso associar com toda a trajetória do usuário pelo sistema para criar experiências positivas.

Se o seu site, app ou formulário não possui uma boa usabilidade, seus usuários terão uma experiência ruim. Sem uma boa percepção de uso, seus leads não retornam.

Considerando todas essas informações sobre a sua estratégia de UX, é hora de pensar em como aplicá-la ao seu processo de abertura de contas.

Inicialmente, é preciso pensar quais informações você irá solicitar para seu cliente. Dependendo da área de atuação e foco da sua financeira serão necessárias informações específicas, condizentes com os produtos e serviços do portfólio da sua empresa.

Informações mais comuns como nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ, RG, data de nascimento, endereço e renda mensal, por exemplo, são mais fáceis de solicitar.

Se o cliente sentir que muitas informações complexas ou pessoais são solicitadas de uma vez, pode não querer continuar o processo. Muitas vezes, esses dados podem ser pedidos posteriormente, quando o relacionamento com o cliente estiver mais desenvolvido.

Por isso, planeje bem quais informações são essenciais para o processo de abertura de conta. Pode parecer uma coisa simples, mas pode influenciar muito na continuidade do preenchimento (ou não) do formulário pelo usuário. 

Validação de dados

O processo de validação de dados, mesmo que seja feito internamente, também é importante para a experiência do seu cliente. 

Tradicionalmente, a equipe de cadastro precisa consultar diversas fontes de dados diferentes para confirmar as informações passadas pelo usuário. Isso aumenta o tempo de espera para que a conta seja confirmada e que o cliente possa começar sua movimentação. 

Com o seu sistema de cadastro integrado a uma plataforma de validação de dados, as informações podem ser confirmadas ao longo de cada etapa concluída. Isso acelera o processo, permitindo encontrar erros com mais facilidade e até mesmo solicitar documentos comprobatórios caso haja alguma divergência. Assim, dependendo do modelo de negócio da sua corretora, uma nova conta pode ser criada e validada em poucos minutos. 

Conheça o Embark

Agora que você entende como a experiência do usuário é fundamental para onboarding de clientes, já parou para pensar como aplicar isso ao processo de abertura de contas na sua instituição financeira? Tem dúvidas de como implementar esse processo?

A Cedro Technologies desenvolveu uma solução completa para gestão de cadastro digital, o Embark! Veja os benefícios para o seu negócio:

  • Simplifique a jornada e ofereça uma experiência otimizada ao cliente,
  • Realize a renovação cadastral de maneira automatizada,
  • Acelere o processo de validação de dados integrado ao Data Engine.

A Cedro Technologies é uma empresa de TI focada no mercado financeiro e em negócios digitais, que atua no mercado desde 2005. No processo de interação entre empresa e cliente, a experiência do usuário deve ser o fio condutor. Fale com o nosso time de especialistas e implemente uma solução 100% digital para gestão de cadastro na sua empresa.

Recomendados para você

Homem com trajes sociais falando em microfones em frente de uma câmera
Pessoa politicamente exposta: o que é e como identificar ...
Banner de blog sobre conhecimento de clientes
KYC: entenda porque é importante para a abertura de contas ...
Pessoa trabalhando em um laptop em uma mesa com livros
Gestão de cadastros: como essa prática otimiza o backoffice? ...