home Sem categoria Como funciona um robô com inteligência artificial

Como funciona um robô com inteligência artificial

Os robôs de atendimento, ou chatbots, possuem diversas funcionalidades que estão transformando a área de atendimento ao cliente. No entanto, muitas empresas ainda não entendem como funciona um robô com inteligência artificial (IA).

É importante saber qual será o propósito do seu bot e como ele ajudará o seu cliente. Qual a diferença que fará para o seu negócio e como resolverá um problema real? Depois de definir o objetivo, é preciso definir claramente quais são os assuntos que os robôs de atendimento devem atender e responder.

Chatbots podem manter diálogos que se aproximam cada vez mais de um atendimento humano. A inteligência artificial e os serviços cognitivos permitem treiná-lo para obter um fala cada vez mais próxima de uma conversa natural, além de se adaptar às diversas formas como uma conversa é conduzida pelo usuário. Neste artigo, vamos mostrar mais como essa relação acontece. Continue a leitura deste artigo!

Robôs de atendimento sem inteligência artificial

Antes de mostrar como a relação entre chatbots e IA acontece, é preciso entender como funciona um robô de atendimento sem a aplicação dessa tecnologia específica.

Sem a inteligência artificial, um chatbot não interage diretamente com o usuário. Como não consegue entender as mensagens enviadas, normalmente utilizam outras alternativas para atender o cliente.

A forma mais comum é a árvore de questões. A partir de alternativas e botões, o usuário seleciona o caminho até conseguir chegar a informação que precisa. Em alguns casos, essas alternativas podem ser selecionadas enviando respostas das alternativas como “1”, “2” e “3” ou “a”, “b” e “c”.

Por isso, muitas vezes, o usuário acaba tendo uma péssima experiência e acaba acreditando que o atendimento via chatbot não é intuitivo e acaba sendo limitado.

Utilizando um robô com inteligência artificial

Já quando utiliza inteligência artificial, as potencialidades de um chatbot são muito maiores. A principal característica é a “inteligência” em si, em que o bot consegue entender e interagir com o usuário como numa conversa comum.

Uma das principais práticas da inteligência artificial é o machine learning ou aprendizado da máquina. A partir dela, é possível definir e atuar a partir de conjunto de regras e sistemas que são capazes de analisar dados e adquirir aprendizados automaticamente, em alta velocidade. A partir da interação, conclusões podem ser geradas e incorporadas ao conhecimento, melhorando a precisão da ferramenta, mesmo que não estejam previamente programadas.

Isso significa que o chatbot com inteligência artificial aprende na interação com os usuários. Além de intenções programadas, machine learning  também aprende com sinônimos, com abreviações, gírias, regionalismos e muito mais.

A partir da integração com outros recursos, é possível apresentar informações genéricas como a previsão do tempo, identificar usuários no sistema, oferecer informações sobre andamento de pedidos ou solicitações, transcrever mensagens de áudio, responder com recursos de voz, ler informações de documentos a partir de imagens, entre tantos outros recursos. 

Conheça o PEOPLE

O PEOPLE é a plataforma de chatbots com inteligência artificial e atendimento omnichannel desenvolvida pela Cedro Technologies. Além do robô de conversação, também possui funcionalidades para atendimento humano para SAC e Service Desk, por exemplo, com o transbordo realizado a partir do bot. 

Com foco na usabilidade, a plataforma é acessada online, a partir do navegador, sem a necessidade de baixar aplicações e realizar atualizações constantes. Não é necessário conhecimento técnico em Tecnologia da Informação (TI) ou mesmo em inteligência artificial. Qualquer usuário pode utilizar a plataforma de maneira intuitiva e aproveitar a tecnologia sem dificuldades.

Quer conhecer a plataforma? O PEOPLE conta com uma série de recursos. Fale com um de nossos especialistas clicando aqui e descubra.

Gostou? Compartilhe:

Letícia Barcelos

Letícia Barcelos

Formada em Sistemas de Informação e Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies, entusiasta de novas tecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *