home Sem categoria Entenda como funciona o mercado de investimentos e de renda variável

Entenda como funciona o mercado de investimentos e de renda variável

Este artigo é baseado no “Investimento em Dia EP 4 – Tipos de Investimentos | Renda Variável | Como funciona o mercado”, episódio do Cedro Cast. 

Nos últimos anos, muitos brasileiros têm migrado da poupança pra investimentos em renda variável na Bolsa. E isso se tornou ainda mais comum com a baixa da Selic neste ano. Mas como começar a investir em renda variável? 

De acordo com o Mário Saldanha, Analista de Valores Imobiliários, o primeiro passo é estudar sobre o mercado financeiro. E ele vem a antes de começar a ter uma conta em uma corretora.  

Depois disso, você abre uma conta, sua carteira e começa a brincar. Começa com ações e com as opções. Para operar é preciso ter conta em corretora. E qual é a melhor corretora? Aí vai de acordo com as suas necessidades e opções. Tem gente que tem muito capital e quer pagar um pouco mais caro, tem gente que quer atuar com um capital reduzido etc.”, explica 

Ao escolher uma corretora, é preciso entender qual é o seu objetivo com as operações financeiras. Assim, você vai encontrar a corretora mais adequada ao que você quer.  

Day Trade ou Swing Trade?

Antes de optar por uma das duas operações, é preciso entender como funciona cada uma delas. 

A Day Trade é para quem quer fazer uma operação de compra e venda de um produto de renda variável em um mesmo dia.  

Passou de um dia ou até uma semana, aí já é o Swing Trade. Se é curto, médio ou longo prazo, isso vai depender do investidorPor isso, essa é a opção ideal para quem não consegue acompanhar o mercado em tempo real

Mercado Futuro

Os derivativos de mercado futuro são mercados feitos entre duas partes. É uma aposta de que determinado ativo vai subir e descer em um determinado tipo de tempo.  

O mercado futuro deriva do mercado à vista. Mas há alguns riscos de se operar no mercado futuro. O nível para quem opera índice futuro é muito mais elevado. Ele não é para iniciante, porque um investidor não pode mexer com contrato futuro se ele não souber bem como é o desenvolvimento do produto à vista ao qual ele é vinculado.  

Além disso, não é recomendado investir pouco dinheiro nesse tipo de mercado, já que ele pode ter uma grande variação.  

Índice Ibovespa

O índice Ibovespa é uma média ponderada das ações com maiores volumes e quantidades de negociações no quadrimestre. Tem ações que pesam mais. Mas se todas elas sobem, a bolsa como um todo sobe e o índice futuro tende a subir. Porém, isso não quer dizer que o dólar vai cair. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Confira o episódio completo do podcast aqui.  

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *