home Sem categoria Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software

A tecnologia trouxe a possibilidade de automatizar e medir muitos dados e processos dentro das empresas. Além disso, hoje, grande parte das atividades são realizadas pelo computador. Isso sem falar dos empreendimentos que já nascem 100% digitais, como os desenvolvedores de aplicativos, sites e plataformas online.

Por todos esses motivos, o software se tornou uma ferramenta muito importante para qualquer organização, fazendo com que a equipe interna possa focar nos produtos e serviços. Contudo, quem decide contar com esse apoio precisa tomar uma decisão: escolher a empresa de desenvolvimento de software.

O mercado tem tantas opções que isso pode acabar se tornando bem complicado. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar.

Veja quem está por trás daquele projeto incrível

Você viu recentemente algum projeto de software que chamou sua atenção? Descubra a empresa que está por trás dele, entre no site, busque informações. Um trabalho bem-feito é o principal cartão de visita de qualquer organização. Então, por que não começar por ele?

Peça referências e recomendações

Indicações ainda são uma das melhores maneiras de descobrir talentos. Peça sugestões para seus amigos e conhecidos da área. Quem sabe eles tenham uma ótima empresa de software para recomendar?

Encontrou várias empresas? Verifique o know-how delas

Uma boa empresa de desenvolvimento de software é aquela que, em primeiro lugar, tem um conhecimento enorme no assunto. Veja o portfólio de trabalhos, as linguagens de programação utilizadas, a credibilidade dos profissionais e assim por diante.

Outro ponto muito importante é a maneira que a empresa conduz o orçamento. Só por meio de um briefing detalhado é que o prestador de serviços vai entender exatamente o que você precisa. Ou seja, desconfie de qualquer um que queira fechar o projeto sem antes fazer uma série de perguntas.

Saiba quem vai trabalhar diretamente no seu projeto

Nem sempre uma empresa vai colocar seus profissionais mais experientes para trabalhar em cada um dos projetos. Por isso, é muito importante checar o nível de qualificação da equipe que vai lidar diretamente com a sua necessidade. Se o prestador de serviço não deixar isso claro, não tenha medo de perguntar. Afinal, você precisa ficar tranquilo sabendo que todo o processo está em boas mãos.

Tenha alguns cuidados na elaboração do contrato

No contrato, deixe claro que o objeto é o desenvolvimento de software por encomenda — isso será suficiente para garantir a propriedade intelectual. Também é muito importante ter o código-fonte e o código objeto devidamente documentados para que você possa fazer a manutenção futuramente. E, por fim, especifique o que acontece se o desenvolvedor não entregar uma parte do projeto. Uma dica: em vez de estipular uma multa, opte pela possibilidade de rescisão do contrato.

Escolher a empresa de desenvolvimento de software ideal é o que determina o sucesso do seu projeto. Esperamos que as dicas trazidas neste artigo tenham te ajudado nesse aspecto. Na dúvida, aposte na troca de ideias. Uma boa conversa com os prestadores de serviço é a melhor maneira de explicar suas necessidades e encontrar alguém capaz de atendê-las.

Tem mais alguma dica para quem precisa escolher uma empresa de desenvolvimento de softwares? Compartilhe com a gente nos comentários e participe da conversa!

Gostou? Compartilhe:

Thiago Reis

Thiago Reis

Thiago Reis Pontes é profissional de TI com mais de 11 anos de experiência em gestão de equipes de TI, análise, desenvolvimento e arquitetura de soluções.