Guia de como escolher uma API de investimentos para sua empresa

22 / 09 / 2022

como-escolher-uma-API-de-investimentos

Adquirir aplicações de investimentos é uma parte importante no desenvolvimento de soluções para o setor financeiro. Além de melhorar a experiência em plataformas, permite extrair mais resultados. Porém, é preciso ter cuidado sobre como escolher uma API.

Há várias opções disponíveis no mercado, cada uma com suas características específicas. Para aproveitar devidamente as vantagens, o modelo ideal precisa estar alinhado com as necessidades da empresa.

Neste artigo, listamos 7 dicas para estabelecer os critérios de como escolher uma API de investimentos para o seu negócio. Mas antes, vamos recapitular os benefícios desse tipo de solução!

As vantagens da API de investimentos

No mercado financeiro, os investidores buscam sempre as melhores soluções digitais na hora de investir. Por isso, utilizar uma API de investimentos com diversificação nas funcionalidades é uma ótima opção para fornecer serviços de qualidade nas plataformas de investimento.

Entre as principais vantagens, é importante que a solução promova:

  • Redução de custos e recursos;
  • Otimização e automação de processos;
  • Aumento na rentabilidade;
  • Melhoria na produtividade;
  • Facilidade no acesso ao sistema por meio de nuvem;
  • Aumento do valor de marca.

Na busca de como escolher uma API, o desenvolvedor precisa verificar se essas oportunidades estão alinhadas com os objetivos de seus projetos. Além disso, é importante checar outras características, como veremos a seguir.

7 dicas de como escolher uma API de investimentos

Com base nas vantagens e em fatores do negócio, separamos algumas dicas de como escolher uma API de investimentos.  Confira 8 estratégias para avaliar se a aplicação está alinhada às necessidades de um investidor.

1. Compreenda os objetivos

Uma API de investimentos precisa estar alinhada com as necessidades de desenvolvimento de uma plataforma financeira. Logo, é importante entender quais são os objetivos por trás da integração da API

Compreender como a ferramenta contribui para suprir as necessidades do usuário permite encontrar as melhores funcionalidades, alinhando-as aos objetivos do investidor.

2. Entenda o comportamento do cliente

Para saber como escolher uma API de investimentos, deve-se também entender quais são as necessidades do cliente. A forma como ele se relaciona com o negócio e os tipos de investimentos que lhe interessam devem ser levados em conta para favorecer a experiência do usuário.

Entenda o que ele precisa para fazer transações no sistema e seu comportamento de compra. Ao valorizar ações que geram conforto ao consumidor, as aplicações terão muito mais a oferecer para aumentar os resultados e lucros da empresa.

3. Ofereça métodos de pagamento compatíveis com o mercado

Ao compreender o comportamento do cliente, uma das informações a serem verificadas é a disponibilidade das formas de pagamento. Além de disponibilizar uma variedade adequada de opções, a API precisa estar alinhada com os formatos mais utilizados pelos consumidores. 

A autonomia na escolha do pagamento permite maior engajamento, aumentando as chances de efetivação de transações. Além disso, promove maior fidelização do cliente com a plataforma. O pagamento deve ocorrer de forma automática para facilitar o fluxo da experiência.

4. Busque uma API de investimentos com autonomia de uso

Outro fator a ser avaliado na busca por como escolher uma API é a autonomia que a solução proporciona ao processo de transformação no setor financeiro. Com as tecnologias em constante evolução, a aplicação precisa estar preparada para acompanhar essas mudanças.

Dessa maneira, deve-se compreender se a opção proporciona liberdade para levar novas funcionalidades à plataforma de investimentos. A autonomia também se relaciona com a personalização do sistema para ativar e desativar features, tornando o sistema alinhado com as demandas do negócio.

5. Identifique os recursos a serem oferecidos

Conhecer os recursos necessários para o negócio é um fator essencial de como escolher uma API. O gestor precisa entender quais configurações e funcionalidades são fundamentais para a interface da aplicação, mapeando o que oferecer ao cliente.

Alguns pontos essenciais de uma API de investimentos são:

6. Confira a compatibilidade da integração

Aqui, temos um ponto crucial para definir a sua API: a solução precisa ser compatível com o sistema utilizado. A partir de uma integração eficiente, a aplicação consegue ter acesso às informações do sistema, como dados de clientes, histórico de ações e cotações.

É importante também que a API tenha acesso ao sistema do governo. A partir dessa compatibilidade, a solução fica apta a enviar e receber autorizações e pagamentos, criar boletos, entre outras ações.

7. Veja como funciona o suporte técnico da solução

A contratação da solução precisa ter um suporte adequado para resolução de problemas e dúvidas, bem como um bom SAC. Por isso, verifique quais são as opções disponíveis, a eficácia de respostas e a qualidade do atendimento. Você pode precisar depois!

Empresas com qualidade costumam disponibilizar várias opções. Na Cedro, por exemplo, é possível entrar em contato pelas formas tradicionais, como telefone e e-mail, mas também por chats de atendimento no site e nas redes sociais. O bate-papo conta com inteligência artificial para um suporte 24 horas por dia.

Bônus: Como escolher uma API contando com uma empresa especializada

Para facilitar a escolha da API, uma forma prática é contar com o apoio de uma empresa especializada. Esse é o caso da Cedro, que auxilia o cliente a encontrar a solução ideal para cada projeto, conforme os pontos já citados.

Com integrações simples e seguras, o desenvolvedor encontra à disposição orientações personalizadas para colocar o projeto no ar. São APIs para negociação, feed de mercado, cotações, gráficos em tempo real, cadastros e mais, disponíveis por tipo de investimento, mercado e caso de uso. 

Pronto para acelerar a inovação e competitividade no seu negócio com soluções de fácil integração? Agora que você já sabe como escolher uma API, confie nas aplicações da Cedro e ganhe mais produtividade! Conheça as nossas APIs e confira quais se adaptam melhor ao seu objetivo.

Deixe uma resposta