home Sem categoria Como os CEOs podem explorar todo o potencial da IA – Inteligência Artificial

Como os CEOs podem explorar todo o potencial da IA – Inteligência Artificial

Aumentar com sucesso a experiência humana com inteligência artificial e outras tecnologias inteligentes começa com a pessoa no topo. CEOs devem criar uma estratégia para combinar pessoas e tecnologia para mudar a forma como as coisas são feitas.

Como os CEOs e C-Levels podem explorar todo o potencial da Inteligência Artificial?

O desafio é entender as interações entre pessoas e tecnologia, criando uma estratégia para que possam trabalhar juntas. O escopo potencial da mudança pode ser impressionante. A estratégia do CEOs pode ser balizada pelo foco em cinco áreas:

  • Descubra as possibilidades,
  • Imagine um futuro possibilitado pela IA,
  • Estabeleça um processo para usar IA,
  • Prepare sua equipe para trabalhar de forma diferente,
  • Determine sua postura ética com respeito à IA.

 O Digital IQ Survey da PwC mostra claramente que a perspectiva digital do CEO está correlacionada com o desempenho financeiro da empresa.

 Descubra as possibilidades

  • Eduque-se sobre como tecnologias como a IA e a automação podem causar disrupção e melhorar aspectos críticos de seu negócio.
  • Desenvolva um nível de entendimento básico entre seus executivos e diretores acerca do potencial da IA e tecnologias correlatas, e como elas podem ser integradas ao negócio.
  • Introduza diversas perspectivas e pessoas nessa discussão, testando todas as premissas estabelecidas.

 Imagine um futuro possibilitado pela IA

 A empolgação em torno de aplicações emergentes pode ser tão convincente a ponto de motivar empresas a implementá-las, lançando projeto-piloto após projeto-piloto sem uma estratégia clara para escalonar os sucessos ou vincular iniciativas a objetivos estratégicos mais amplos. Evite essa armadilha vinculando certas aplicações específicas a problemas específicos do negócio.

Sua visão poderia incluir:

  • Aumentar a eficiência,
  • Melhorar a experiência do consumidor,
  • Criar novos produtos e serviços,
  • Revolucionar como certos serviços são prestados/entregues,
  • Ampliar o conhecimento dos especialistas,
  • Automatizar tarefas repetitivas para que os funcionários possam criar valor de novas formas.

 Estabeleça um processo para usar IA

  1. Organize uma equipe liderada pelo CIO ou CTO, incluindo cientistas de dados, especialistas em tecnologia, gerentes operacionais e líderes comerciais. Sincronia com tecnologia leva ao desenvolvimento de uma perspectiva clara a respeito das oportunidades de desenvolvimento, incluindo desenvolvimento de soluções, aquisição de companhias de IA, licenciamento de soluções IA e criação de parcerias.
  2. Estabeleça uma autoridade decisória, governança e outros parâmetros que permitam que a tecnologia seja adotada em outras unidades e funções do negócio.
  3. Ao pensar sobre dados, identifique em que setor da empresa você deseja criar valor, quais são os seus ativos de dados e quais ainda precisa obter.
  4. Garante que as pessoas certas têm acesso aos dados certos.
  5. Enfatize que o processo decisório baseado em dados será o novo normal.

 Prepare sua equipe para trabalhar de forma diferente

CEOs precisam potencializar a motivação intrínseca dos funcionários de aprender, assumindo a responsabilidade de capacitar e retreinar sua força de trabalho.

Você pode fomentar uma cultura de adaptação e aprendizado permanente que será crucial para colher os frutos da IA e tecnologias correlatas. Mude o perfil de recrutamento e treinamento para garantir que seus funcionários fiquem tão interessados em IA a ponto de participarem de conversas sobre automação e IA.

Em nosso CEO survey, 55% dos entrevistados reportaram que a falta de habilidades-chave está inibindo sua capacidade de inovação.

 Determine sua postura ética com respeito à IA

 Como os algoritmos “aprendem” de séries históricas de dados, algumas empresas têm lançado bots que simplesmente replicam estereótipos étnicos e decisões enviesadas feitas por humanos.

 Construa processos e treine equipes para detectar vieses nos dados e nos modelos de aprendizado de máquina. Integre mitigação de risco e considerações étnicas desde o princípio. Envolva seu corpo diretivo – consequências não intencionais da IA podem envolver riscos de compliance e prejudicar a sua marca.

Artigo traduzido e adaptado do original “How CEOs can tap AI’s full potential“, publicado no PwC.

 Dê um passo: Comece a IA (Inteligência Artificial) agora mesmo o People

Para facilitar o desenvolvimento de Chatbot e uso de IA, a Cedro Technologies desenvolveu o People – uma plataforma para criação e gerenciamento de Chatbots.

Você pode criar agora mesmo uma conta e iniciar o desenvolvimento de seu Chatbot. Crie aplicações inteligentes e integre-as ao Facebook, WhatsApp (com WhatsApp Business API) e diversas outras redes.

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.