Como automatizar processos na minha empresa?

1 / 09 / 2022

como-automatizar-processos

Você já considerou automatizar processos na sua empresa? É muito comum as pessoas até terem interesse em aplicar a tecnologia em seu negócio, mas acharem que é inviável ou que é necessário ter um investimento exorbitante e mão de obra extremamente qualificada. 

Ainda, há aqueles que pouco sabem de seus benefícios, não querem se adaptar às tendências de consumo e acabam ficando inertes no mercado por estarem desatualizados. Obviamente, nenhuma das duas visões representam a realidade. 

Automatizar processos nas empresas vai ficar cada vez mais essencial, à medida que demandas de consumo de produtos cada vez mais rápidos e qualificados aumentam. Para alguns modelos de negócios, a automação se aplicará mais, interferindo em praticamente toda dinâmica de funcionamento. Já em outras empresas, a tecnologia virá como um apoio mais administrativo, sem afetar tanto a operação diretamente.

Portanto, saiba no conteúdo a seguir como automatizar processos em sua empresa e alavancar seu desenvolvimento! 

O que é automação de processos?

Automatizar processos nada mais é do que utilizar recursos tecnológicos para facilitar funções antes braçais, que levavam muito tempo e dinheiro para serem concluídas. Seu principal objetivo é otimizar modelos e simplificar métodos internos e externos, visando aperfeiçoamento operacional. 

Além disso, a automação não é somente para processos internos, mas também para externos. Ou seja, não só funcionários sentem seus benefícios, como também clientes e fornecedores.

Isso só é possível por meio de ferramentas que viabilizam a otimização. Categorização de armazenagem, gestão de recursos, emissão de documentos, administração de pessoas e mapeamento de procedimentos são algumas, dentre tantas outras funcionalidades, que a automação de processos realiza.

Por que automatizar os processos?

  1. Ao automatizar processos dentro de uma empresa, os custos operacionais são consideravelmente reduzidos. 
  2. Por meio da automação, a equipe consegue dispor o tempo gasto em funções repetitivas e demoradas para focar em novas soluções para destacar a marca no mercado.
  3. Se o seu concorrente automatiza a empresa dele, você está consideravelmente atrás em questão de relevância perante o nicho, deixando de aproveitar seu público em potencial. Agora, se você implementar a automação em seu negócio, você se colocará como competitivo e, até mesmo, inovador frente aos parceiros de mercado.
  4. Utilizar recursos de automação para aprimorar a experiência do cliente também é uma excelente alternativa para conquistar os “lovemarks” do seu negócio. Os Totens de Autoatendimento são um exemplo prático de que há público pra isso. 
  5. A probabilidade de erro durante a execução de processos automatizados diminui consideravelmente, já que é tudo executado por robôs. Fora as tecnologias com machine learning inseridas, que estão em desenvolvimento constantemente.
  6. Processos são realizados com agilidade e segurança. Algo que é um pouco mais difícil de controlar quando a execução é majoritariamente humana.
  7. Ao automatizar processos, como o de documentação, você não precisa mais gastar recursos em materiais de impressão. A armazenagem pode ser feita diretamente na nuvem, com backup assegurado contra possíveis inconvenientes que possam acontecer. Uma prática econômica e sustentável para o negócio.

>> Leia também: Automação inteligente é segredo da transformação digital

Quais são os tipos de automação?

A automação de processos pode ser executada em qualquer empresa. Nas indústrias, procedimentos de montagem, por exemplo, já estão automatizados. Para os prestadores de serviços, esterilização de materiais, emissão de documentos e controle de agenda estão dentre os métodos a serem aprimorados com a tecnologia.

Como são muitas as possibilidades de aplicar a automação, separamos entre as categorias que mais são utilizadas no mercado. Veja: 

Produtividade 

São todas as ferramentas dedicadas para otimizar processos cotidianos de alto volume na operação. Em geral, utilizadas internamente para acelerar o desenvolvimento dos funcionários.

Atendimento

Como já citado anteriormente, tecnologias que automatizam o atendimento são cada vez mais utilizadas. Desde tokens, até chatbots e assistentes virtuais. Além de agilizar o contato da empresa com o cliente, dependendo da inovação aplicada, o cliente pode se encantar durante sua experiência.

Relatoria 

Quem já teve que desenvolver um relatório sabe que a extração e interpretação de dados é consideravelmente demorada. Algo que prejudica até sistemas que precisam de monitoramento constante. A automação da extração de dados e análises prévias veio como uma solução para essa dor tão comum no mundo corporativo.

Financeira 

Ter a possibilidade de concentrar informações referente a vendas efetuadas, documentos fiscais emitidos ou pagamentos em processamento, economiza muito tempo gasto em burocracias cotidianas que poderiam estar concentradas em ações que tragam mais retorno à empresa a longo prazo.

Como automatizar processos em empresas? 

Para automatizar processos em sua empresa, primeiro você precisa mapear todos os procedimentos de funcionamento do local. Entender o que cada setor faz, como faz e quando faz, para conseguir visualizar se aquele método pode ser otimizado ou não. 

É importante destacar que essa primeira etapa vai muito além de paredes corporativas. Deve analisar a operação, a gestão e o processo de criação do produto até chegar nas mãos do cliente final.

Tendo essa visão sistêmica, você pode seguir para etapa de identificação das principais dores. O que hoje é fundamental para a sua empresa, mas gasta muito recurso? O que pode ser melhorado com uma metodologia ágil?

Não deixe de olhar também os bons exemplos. Eles podem servir como excelentes insights para buscar soluções para as dores existentes. Nesse ponto, muita atenção à empolgação. Não é momento de reinventar a roda, pelo contrário, encontre tecnologias com aplicações práticas e rápidas para o seu negócio. 

Posteriormente a isso, é o momento de desenhar as soluções automatizadas para ajudar a otimizar os processos. Criar uma equipe multidisciplinar pode contribuir muito para encontrar uma ferramenta que ajude todos os setores.

Por fim, é hora de escolher a ferramenta de automação que vai ser sua aliada em todo esse processo. Pode acontecer de apenas uma não ser o suficiente, mas lembre-se que esse investimento inicial feito trará muito retorno econômico depois. 

Além disso, considere automatizar processos com tecnologias de empresas referências do ramo. As líderes de mercado, como a Cedro Technologies, podem te oferecer com rapidez uma ferramenta de qualidade e com o suporte adequado para que você não tenha dores de cabeça futuras.

>> Saiba: Parceria com empresas de tecnologia: por que é tão importante?

Conheça o Data Engine

O Data Engine é uma solução da Cedro Technologies para quem procura otimização e segurança com o manejo de dados. Em apenas uma ferramenta você consegue realizar Onboarding Digital, Validação Cadastral, Antifraude, Análise de Crédito e Compliance.

Confira no vídeo abaixo como é importante ter uma ferramenta tão completa e segura nos dias atuais.

Veja como o Data Engine simplifica o processo de Antifraude | Cedro Insights #02

Continue acompanhando o Blog da Cedro para ficar por dentro de tudo o que a tecnologia pode contribuir para o seu negócio!

Deixe uma resposta