home Sem categoria Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital

Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital

A tecnologia transforma rapidamente e constantemente a nossa sociedade. Por isso, os negócios precisam se adaptar a essa nova realidade de transformação digital. No entanto, pode ser um grande desafio enxergar como atribuir valor diante desse novo paradigma. Neste artigo, mostramos para você como essa discussão está sendo conduzida. Confira!

Martha Heller, na sua coluna no CIO, conversou com Guy Hadari, que já ocupou a função de CIO na Teva Pharmaceutical e na Shire, sobre como executivos podem reconstruir valor aos seus negócios.

Guy Hadari elencou 4 dimensões importantes para a transformação digital. Confira uma síntese das ideias que ele apresentou:

1. Destruição e reconstrução da cadeia de valor

Essa dimensão passa por analisar como a sua solução chega para o usuário final. Por utilizarem uma cadeia com muitos intermediários, várias empresas se acomodam nessa estrutura e apenas a repetem sempre.

Com a transformação digital, é preciso pensar uma nova cadeia de valor e, por vezes, pode fazer muito mais sentido para o negócio diminuir os intermediários nesse caminho e estar muito mais próximo do consumidor final.

2. Gerenciamento de relacionamento

O relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros era mais linear, um de cada vez, num mundo analógico.

Atualmente, numa realidade cada vez mais digital, essas relações são mais multiformes e multicanais. Agora, seu negócio pode oferecer maneiras diversas para que seu público possa se conectar com você.

3. O produto

Com a transformação digital mudando a realidade dos negócios, até mesmo produtos tradicionais e analógicos estão se adaptando para se tornarem conectados. IoT, por exemplo, é uma dessas tendências em que aparelhos cotidianos também podem ser gerenciado por apps, conectar-se à internet, coletar informações, entre tantas outras novidades.

No futuro, esses produtos inteligentes farão parte de uma casa conectada, de uma empresa conectada, de uma cidade conectada.

Considere passar os produtos desenvolvidos pela sua empresa por esse processo. Caso não seja a sua realidade, é hora de investir em IoT na estrutura interna do seu negócio.

4. Processos internos de negócios

A grande vantagem da transformação digital é não se limitar a restrições físicas. Seu cliente não precisa necessariamente ir até você, já que te encontra facilmente num ambiente conectado.

Por isso, é importante passar seus processos internos pela transformação digital. Sua equipe precisa se preparar para essa nova realidade para que seu negócio cresça nesse novo cenário. Afinal, a cultura organizacional é o principal desafio para a sua implementação.

Atribuir valor ao seu negócio: por onde começar?

É importante entender de maneira ampla como a transformação digital coloca os negócios diante de uma nova realidade. No entanto, ainda fica a dúvida de como fazer isso acontecer e por onde começar. É importante começar conhecendo as tecnologias e estudando como podem ser aplicadas ao negócio. Conheça alguma das principais tendências:

IoT

Como citado anteriormente, IoT é uma excelente aplicação tecnológica para estar mais próximo das pessoas. A Internet das Coisas (ou Internet of Things, em inglês) possui como conceito a possibilidade de conectar diversos objetos à internet, utilizando softwares e sensores para coletar e processar informações, além de oferecer mais praticidade em atividades rotineiras.

Big Data

Big Data possui como definição um conjunto de dados extremamente variados que cresce exponencialmente em volume e é transmitido a velocidades cada vez maiores. Como uma ferramenta da transformação digital, é utilizado para atrelar diferentes fontes a fim de extrair informações rápidas e extremamente úteis para os negócios, gerando análises e insights fundamentais para a tomada de decisões.

Áreas como Data Science e Business Intelligence têm ganhado mais visibilidade com a importância do Big Data para os negócios.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um grande campo de estudos que utiliza a tecnologia para simular uma estrutura de pensamento humano e, desta forma, resolver problemas. Big Data e IoT, por exemplo, também estão entrelaçadas com essas aplicações tecnológicas.

Existem diversos conjuntos de práticas relevantes dentro dessa área, como machine learning, linguagem natural, entre outras. Uma das formas mais práticas de ver inteligência artificial na prática é com chatbots. Essa ferramenta está revolucionando o atendimento ao cliente nas empresas, tanto o interno como o externo.

Blockchain

Com o crescimento gigantesco das criptomoedas nos últimos anos, como bitcoin, surgiu uma tecnologia atrelada a elas: blockchain. Essa tecnologia permite que organizações dos mais diversos segmentos, especialmente o mercado financeiro, realize um registro muito mais confiável para as movimentações. Com a simplificação da distribuição e a descentralização de informações, além de oferecer mais segurança, também evita a manipulação dos registros – excelente mecanismo para dar mais credibilidade aos históricos de movimentações.

Conte com apoio especializado na transformação digital

A Cedro Technologies é uma empresa de tecnologia e inovação voltada para o mercado financeiro e negócios digitais. Atuando no mercado desde 2005, atende aos principais players dos segmentos e oferece todo o apoio necessário para a atribuição de valor rumo à transformação digital.

Seu negócio pode ir muito além com uma parceria especializada como essa. Entre em contato com nossos consultores para juntos avaliarmos a implementação desse processo.

Gostou? Compartilhe:

Bruno Zago

Bruno Zago

Diretor Comercial e de Marketing da Cedro Technologies.