Como as instituições de ensino podem utilizar chatbots?

Vitor Precioso

08 julho 2019 - 17:25 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Computador com a escrita chatbot na tela

A comunicação nas instituições de ensino é direcionada a várias atividades, como o atendimento a clientes e alimentação dos portais acadêmicos. A tecnologia avança para suprir as várias necessidades desses ambientes, tendo uma ferramenta diferenciada para aprimorar os sistemas com serviços cognitivos: os chatbots. Chatbots para instituições de ensino, entenda mais as aplicações e você também pode criar agora mesmo uma conta gratuita no People e iniciar o desenvolvimento de seu chatbot.

São sistemas que aceleram o alcance de informações por chats, simulando o comportamento humano. A solução permite que as respostas sejam rápidas e dinâmicas, proporcionando qualidade no atendimento sem intervalos e promovendo uma verdadeira transformação digital nas empresas.

Para o setor de educação, onde os alunos estão sempre ávidos por informações, a aplicação dos assistentes virtuais faz total sentido. Quer saber como os chatbots podem ajudar no setor educacional? Então acompanhe este post!

Aplicações dos chatbots nas instituições de ensino

As instituições de ensino que desejam utilizar chatbots nos sistemas de atendimento podem adotá-los em várias finalidades. Há um público diversificado que demanda as atenções de atendimento, de acordo com o perfil do local — escola de ensino regular, cursinhos ou universidades.

Para exemplificar de forma mais ampla, vamos tomar como exemplo uma faculdade, que tem uma jornada do cliente mais longa. A seguir, temos as diferentes etapas às quais passa um aluno durante a experiência com uma instituição desse nível. Confira como os bots auxiliam em cada uma delas!

Vestibular

É durante a fase do vestibular que o aluno fica mais ansioso. Ele deseja ingressar no curso dos seus sonhos, desejando estudar em instituições renomadas. E o que configura esse status às universidades senão a qualidade no atendimento e no ensino?

Durante as inscrições para as temidas provas de seleção, o aluno tem os primeiros contatos com a instituição de ensino. Se ele não tiver uma assistência adequada, pode levar esse fator como influência na hora de escolher onde estudar.

Diga-se de passagem, a fase do vestibular é quando as demandas por informações se tornam maiores. Muitos potenciais alunos entram em contato para entender como funcionam os processos.

Os chatbots são perfeitos para atender a esse grupo, já que podem fornecer informações padronizadas e escaláveis. Além de diminuir as filas, contribuem para facilitar o contato e aumentar a satisfação dos candidatos.

Inscrições

Uma vez que a lista de aprovados é liberada, mais dúvidas surgem. Embora os candidatos recebam as instruções por e-mail e mensagens, é natural que eles queiram confirmar informações como os documentos necessários, prazos de inscrição, exceções na isenção etc.

Novamente, várias informações de caráter padronizado podem ser respondidas pelos chatbots — mas vale ressaltar que eles podem ir além e aprender com as interações, solucionando mais do que dúvidas simples e comuns.

Atendimento acadêmico

Durante o ano letivo, os alunos inscritos nos cursos têm várias necessidades. Eles precisam montar a grade e solicitar as disciplinas, buscar informações sobre trabalhos, realizar cadastro em bibliotecas e sistemas, entender prazos e funcionamentos de bolsas, inscrever-se para projetos especiais, validar teses de conclusão de curso etc.

Esses são apenas alguns momentos em que um atendimento automatizado pode acelerar os processos internos das instituições de ensino. Com os bots, universidades com fluxo de demanda intensa conseguem suprir as necessidades dos alunos com mais praticidade e facilidade, diminuindo a burocracia.

Colação de grau

A colação de grau é aquele momento em que todo o estresse para completar a graduação é recompensado. Com o TCC entregue, é só aproveitar as comemorações junto com os colegas. Mas e surgirem dúvidas sobre os procedimentos do evento? Como solicitar a beca? Qual é a cor? Quais são as vestimentas corretas? A que horas os alunos devem chegar?

Sim, a colação de grau também é um momento em que os graduandos precisam de informações. Novamente, uma universidade equipada com serviços cognitivos é capaz de facilitar o acesso às respostas com qualidade no atendimento!

Entrega do diploma

O diploma sempre demora a ser entregue, porque existem burocracias para a confecção e liberação. Com isso, os alunos podem entrar em contato diversas vezes para se informarem quando vão poder pegar o documento.

Com os robôs inteligentes a postos, o atendimento é ágil e prático, passando as informações pertinentes às necessidades de mais uma etapa na jornada do aluno dentro da universidade.

Ex-alunos

Alunos formados e diplomas entregues. Acabaram as obrigações da instituição? Errado! As melhores universidades sabem que um ex-aluno pode manter vínculo para diversos fins, como o interesse em novos cursos, solicitação de informações sobre documentos, retomar contatos com professores e alunos etc.

O atendimento já se ocupa com as demandas das outras etapas da jornada estudantil, então os chatbots também conseguem levar praticidade a esse público.

Vantagens dos chatbots nas instituições de ensino

Incluir bots na comunicação interna e externa de escolas e universidades é uma estratégia que leva uma série de vantagens. Os robôs inteligentes substituem outras formas de contato, como e-mail e telefone, com mais agilidade e precisão. Assim, a instituição promove transformação digital com direito a uma experiência diferenciada do público.

Além disso, os bots elevam a qualidade no atendimento ao estarem preparados para solucionar dúvidas integralmente. Eles ficam em funcionamento 24 horas por dia.

Isso significa que os alunos e professores podem buscar respostas a qualquer momento, acelerando a produção de trabalhos e planejamentos com um atendimento imediato. Como se trata de serviços cognitivos que aprendem de forma constante com cada interação, o sistema de atendimento se torna cada vez mais eficaz.

Conheça o assistente virtual People

O People é o assistente virtual da Cedro Technologies. A ferramenta utiliza o sistema de chatbots para elevar a qualidade no atendimento das instituições de ensino e outras empresas do mercado que buscam inovar os processos a partir da transformação digital.

Com o People, a sua instituição ganha todos os benefícios apresentados acima, desde o atendimento ininterrupto à melhoria das demandas. O assistente virtual pode ser personalizado de acordo com a sua necessidade, aumentando o engajamento com alunos e professores. Além disso, você pode publicar o seu chatbot em diversos canais, como WebChat, WhatsApp (utilizando a WhatsApp Business API), Messenger, Skype e muito mais.

Seja na educação, na saúde, no varejo ou em qualquer setor, os chatbots são ferramentas inovadoras para levar disrupção e qualidade no atendimento. O que você está esperando para utilizar os serviços cognitivos dos bots? Contate a nossa equipe e solicite o seu orçamento do People!

Recomendados para você

Pessoas olhando celular e ícones do facebook, whatsapp e skype em primeiro plano
Whatsapp Business API Integration com People ...
Mão robótica usando um tablet
Chatbots: como será a interação entre empresas e consumidores no futuro? ...
Pessoa  utilizando celular com ícone do WhatsApp projetado
Como aprovar o uso do Whatsapp Business API? ...