home Sem categoria Como as empresas estão se adaptando à Indústria 4.0?

Como as empresas estão se adaptando à Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 trouxe uma nova era para o mundo corporativo, onde sensores inteligentes têm sido utilizados para aprimorar os processos automatizados, trazendo chances no mercado competitivo e criando vantagens para as empresas.

No entanto, mesmo sendo uma tecnologia associada à transformação digital, é preciso que executivos e companhias estejam antenados com a nova tendência para que haja uma real adoção das ferramentas que a llot é capaz de gerar.

Dessa forma, fica a dúvida: será que as empresas estão se qualificando e aderindo à Indústria 4.0 com facilidade e de forma eficaz?

Quer saber a resposta e conhecer mais sobre a adaptação das companhias com a Quarta Revolução Industrial? Então continue lendo nosso conteúdo até o fim.

Como a Indústria 4.0 está sendo recebida?

A Indústria 4.0 tem gerado muitos benefícios aos executivos que visam alcançar a era da globalização e adotar medidas que proporcionam um diferencial ao negócio, por meio de um sistema moderno que é capaz de capturar informações, transformando o processo e operação do negócio.

Contudo, mesmo que haja um cumprimento das promessas feitas pela tecnologia, ainda há muitas empresas despreparadas para receber tamanha evolução.

De acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, com mais de 2 mil executivos espalhados por 19 países, muitos deles ainda não estão totalmente prontos para se adaptar à nova era digital.

A boa notícia é que, mesmo que haja ainda certa incapacidade, as companhias vêm obtendo compreensão em relação às necessidades mundiais, especialmente quando o assunto é a Internet Industrial.

Isso porque a maioria consegue enxergar os desafios da modernidade, de forma mais realista, observando as mudanças que estão ocorrendo e as transformações que a Quarta Revolução Industrial vêm criando.

Com isso, a Indústria 4.0 possibilita o uso de ferramentas avançadas que aumentam as oportunidades de negócio, construindo um novo conceito de comunicação, por meio da captação e análise de dados em tempo real.

Quais são as dificuldades na implementação da Indústria 4.0?

O que se pode perceber é que os empresários buscam alternativas que permitam uma evolução dos seus processos e uma amplificação da transformação digital no negócio. Mas muitos ainda não possuem a dimensão dos benefícios que lloT pode trazer, criando paradoxos em suas ações, tais como:

Estratégicos

O desconhecimento sobre a Indústria 4.0 faz com que empresários não consigam explorar a máxima capacidade da lloT e, consequentemente, não a visualizam como uma alternativa de aumentar a lucratividade. O resultado é o receio na implantação do sistema,a partir dos custos que isso acarretaria.

Talento

Mesmo que seja necessário um aprimoramento das habilidades organizacionais, poucos percebem que as alterações são primordiais. Por isso, é fundamental uma adaptação completa de todos os envolvidos, apontando para treinamentos e uma gestão de talentos mais viável e promissora.

Cadeia de suprimentos

Parte dos empresários acredita que a cadeia de suprimentos deve receber atenção redobrada, sendo uma área de grandes investimentos para que a companhia se adeque à transformação digital. Mas, ainda assim, há certos conflitos entre as tomadas de decisões dos participantes do setor e a diretoria.

Inovação

Mesmo que haja uma constante busca pela melhoria contínua de produção, com a intenção de atingir metas operacionais, é essencial contar com uma tecnologia de ponta.

Para isso é preciso investimento e oportunidades inovadoras abundantes, como a automação inteligente. Porém, muitas companhias ainda são movidas pelo impulso de melhorar o mesmo processo, esquecendo que, para chegar a patamares mais altos, é importante focar esforços, também, em inovação e estratégias internas.

Recursos físicos e digitais

Uma parte de suma importância para o uso da Indústria 4.0 é manter um ciclo contínuo de ações e informações que ligam o mundo físico com o digital. Porém, poucos realmente conseguem concluir essa etapa.

Isso acontece porque o processo deve cumprir uma combinação das tecnologias que envolvem esses dois aspectos, incluindo uma boa análise, manufatura aditiva, robótica, máquinas de alto desempenho, processamento de linguagem, IA (inteligência artificial) e materiais de ponta.

Como os líderes estão se adequando à tecnologia?

Ainda, conforme pesquisa feita pela Deloitte, é possível perceber que existem fatores específicos para determinar o progresso e visão estratégicas de líderes com melhores resultados, como:

  • Respeito ao impacto social: executivos que avaliam o impacto social de seus métodos tendem a aumentar o valor de suas ações e do seu negócio diante dos clientes e funcionários. A motivação geralmente ocorre devido ao crescimento da empresa e da lucratividade;
  • Busca por novas estratégias: grandes líderes também procuram desenvolver estratégias que atendam as demandas atuais, usando conjuntos de técnicas que associam novas tecnologias com os objetivos da organização. Mas o desafio é obter processos de tomadas de decisão mais definidos e objetivos, capacitando pessoas.
  • Investimento em inovação: embora algumas organizações ainda tenham dificuldades em adquirir habilidades voltadas para as novas tendências no setor tecnológico, muitas ainda visam a oportunidade de negócio e de retorno da lloT. Por isso, investem recursos e tempo para a implementação, procurando mão de obra mais qualificada.
  • Qualificação dos profissionais: à medida que gestores observam a necessidade de profissionais especializados, eles aumentam os recursos voltados para treinar o seu próprio pessoal, ao invés de contratar mais funcionários.

Com isso, o custo de contratação é menor, mas a qualidade dos serviços passa a se integrar às exigências do mercado e da implementação da Internet Industrial.

Dessa forma, a Quarta Revolução Industrial permite que líderes em todo mundo reconheçam as implicações que as novas tecnologias existentes exigem, fazendo com que uma gestão mais coerente com a realidade seja admissível.

A Indústria 4.0 é a nova cara do mundo moderno, onde companhias podem se apoiar em um processo que desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas, ampliando a integração entre ecossistema e serviços prestados à comunidade.

Gostou de conhecer mais sobre o papel da lloT? Acesse nosso blog e fique por dentro de outras novidades.   

Gostou? Compartilhe:

Bruno Zago

Bruno Zago

Diretor Comercial e de Marketing da Cedro Technologies.