Combate à Fraude: como o Data Engine pode ajudar a proteger sua empresa?

Vitor Precioso

07 dezembro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:27

Homem segurando cartão utilizando computador com tela exibindo códigos

Na Pesquisa Global de Identidade & Fraude de 2020 realizada pela Serasa Experian, 95% das empresas entrevistadas alegaram ter alta confiança em sua capacidade de combate à fraude e identificar e reconhecer seus clientes a cada interação. Um valor bastante positivo em comparação aos 84% mostrados na pesquisa de 2018. 

Contudo, apesar deste crescimento otimista, as fraudes continuam a ser uma preocupação persistente nas empresas, com 3 em cada 5 líderes dizendo que houve aumento nos últimos 12 meses. Por isso, o assunto de combate à fraude é tão importante e gestores e todas as empresas procuram soluções para o problema.  

Ainda de acordo com o  levantamento, 57% das empresas enfrentam perdas crescentes devido a fraudes, ano após ano, apesar de afirmarem ser capazes de identificar seus clientes com precisão.

Então neste artigo vamos falar um pouco sobre o combate à fraude e como proteger a sua empresa. Continue lendo. 

 

Como combater a fraude nas empresas

Cada empresa precisa encontrar meios para ter um combate à fraude, seja por plataformas ou ações internas. Porém, é preciso considerar que nem sempre os controles internos são capazes de lidar com os riscos que surgem com o tempo e com o próprio crescimento do negócio. 

E esse é um dos principais motivos que torna necessária a adoção de medidas específicas para o enfrentamento desse problema.

O fato é que os métodos tradicionais de análises ainda apresentam muitas vulnerabilidades. Por isso, para ter um combate à fraude eficiente, vamos apresentar o Datan Engine que pode te ajudar nessa questão. 

 

Como o Data Engine pode ajudar? 

Para o combate à fraude nas empresas temos o Data Engine, que é uma plataforma completa de compliance integrada a análise de dados para apoio contínuo na tomada de decisões de negócios. Ele abrange: 

  • Validação cadastral,
  • Análise baseada em Risco,
  • Checagem de informações,
  • Know Your Client (KYC),
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD),
  • Background Check,
  • Due Diligence,
  • Pessoa Politicamente Exposta (PEP),
  • Análise de processos,
  • e muito mais.

Quer compreender melhor? A plataforma possui vários processos que vão te ajudar no combate à fraude na sua empresa. Segue lendo para entender mais sobre o assunto: 

  • Teia Societária: É uma funcionalidade visual para expandir o quadro societário de um determinado CNPJ e identificar todas as relações dos sócios com demais empresas e seu beneficiário final. 
  • Monitoramento de Dossiês: O monitoramento de Dossiês auxilia no combate à fraude pois avalia periodicamente uma determinada empresa ou pessoa em diversas fontes de informação. De forma automática e parametrizada, a consulta irá apontar possíveis alterações de um dossiê para o outro daquele mesmo CNPJ. 
  • Busca Hierárquica: A busca hierárquica é uma funcionalidade do Data Engine que auxilia no combate à fraude, possibilitando uma busca feita em um CNPJ seja estendida também aos Sócios da empresa, sem precisar realizá-la manualmente. De forma otimizada e automática você obtém um relatório estruturado com os possíveis apontamentos relacionados ao CNPJ de origem e seus associados. 
  • PEP Relacionado: Saiba quem está relacionado a Pessoas Politicamente Expostas e agilize o trabalho de compliance e atue no combate à fraude e lavagem de dinheiro.
  • OCR – Optical Character Recognition: Recurso para reconhecimento de caracteres. Extraia informações de documentos e valide com dados preenchidos no formulário. Além de acelerar o processo de conferência de informações!
  • Face Matchu: Utilize a tecnologia de reconhecimento facial para acelerar o processo de validação de dados. Compare uma “selfie” com imagens do banco de dados para confirmar se é a mesma pessoa.
  • Quiz: A partir de informações básicas do usuário como o CPF, é possível gerar questionários específicos sobre endereços, nome da mãe, data de aniversário e muito mais. Essa funcionalidade é útil para confirmação de identidade e facilitar o processo de validação de dados a partir de informações chave.
  • Análise Baseada em Risco: Faça a checagem e validação de dados com uma análise de risco automatizada, de acordo com os parâmetros definidos como essenciais para sua empresa. O Módulo de análise de risco reputacional torna a checagem de antecedentes (termo em português traduzindo para o inglês Background Check) mais efetivo.

Além de que você pode fazer consultas pela interface web e mobile. O Date Engine fornece proteção adequada e mantém o seu negócio seguro, auxiliando no combate à fraude dentro das empresas. 

Para saber mais sobre a plataforma é só acessar aqui. 

Recomendados para você

Imagem animada de fábrica com chaminés
API QSA – Sócios e Administradores ...
Pessoa utilizando o computador e fazendo anotações ilustrando uma análise de fraude
Análise de fraude e KYC: quais as diferenças entre eles? ...
Como proteger sua empresa do risco de fraude documental? ...