Cloud Computing: o que é, vantagens e porque utilizar

Rogério Marques

20 julho 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:37

Pessoa com a mão aberta exibindo um holograma com uma série de itens saindo do celular

Você já deve saber que o escritório do futuro será virtual – e a tendência está se tornando realidade num ritmo cada vez maior. Um dos grandes pilares nessa transformação é a Cloud Computing, que permite conectar profissionais, empresas e consumidores ao redor do mundo, de forma instantânea.

A Cloud Computing trouxe a inovação no modo como as informações são guardadas e compartilhadas, mas este foi apenas o seu primeiro passo. Confira o potencial dessa tecnologia, como ela vai ajudar a sua empresa, e o que você precisa fazer para alcançar estes benefícios!

O que é Cloud Computing?

Cloud Computing é um conjunto de tecnologias que possibilitam o armazenamento e compartilhamento de conteúdos digitais – como documentos e vídeos – em ambientes seguros, que podem ser acessados em qualquer lugar ou computador.

Empresas que oferecem serviços de Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, disponibilizam o espaço de armazenamento e uma senha para torná-lo acessível.

Suas contas de e-mail são exemplos desse modelo; você pode acessá-las em vários computadores e celulares, encontrando sempre a mesma informação. Essa, no entanto, é apenas uma fração minúscula do poder que a Cloud Computing oferece.

Graças à transformação digital e os avanços em tecnologia trazidos por ela, empresas do mundo inteiro passaram a dispor de ferramentas como bancos de dados massivos, programas complexos e escritórios compartilhados.

São possibilidades tão inovadoras quanto desafiadoras, pois grandes quantidades de informação precisam estar disponíveis a cada instante para essa estrutura funcionar.

Uma iniciativa de Big Data, por exemplo, permite conhecer em detalhes as preferências e comportamentos de seus consumidores e clientes em potencial. Para dar certo, no entanto, ela teria que armazenar todos os dados que a empresa já tem, além do que pode obter em redes sociais, fóruns e outros sites.

Estamos falando sobre alguns milhares de dados para cada perfil único. Guardar tudo isso nos computadores da empresa traria altos custos e os mais diversos problemas logísticos, mas graças à Cloud Computing você pode resolver tudo com alguns cliques.

Vantagens da Cloud Computing

Uma empresa que adota a Cloud Computing é capaz de simplificar e agilizar todos os processos envolvendo informações compartilhadas.

Isso significa, em primeiro lugar, que suas equipes terão um ganho de produtividade notável. Engenheiros desenvolvendo um produto, por exemplo, podem compartilhar avanços em tempo real com o time de marketing, que fará ajustes na campanha de lançamento.

O ganho é ainda mais evidente quando a empresa utiliza diversos escritórios, colaboradores em home office, freelancers e outros modelos de trabalho à distância. Nesse caso, todos possuirão um “terreno comum” onde podem atuar, independente de onde estejam.

Mais segurança para as informações

Se você usa computadores há algum tempo, certamente já perdeu longas horas de trabalho por não salvar um arquivo importante. Em maior escala, uma empresa pode ver toda sua operação afundar caso seus computadores tenham algum problema, ou um colaborador tome decisões incorretas.

Serviços de Cloud Computing evitam situações como essas, pois trabalham com medidas de segurança que tornam as informações independentes de um computador específico.

Além disso, as ferramentas de controle adotadas nessas plataformas são mais eficientes do que a segurança virtual na maioria das empresas, impedindo que alguém possa invadir computadores e acessar dados sem autorização.

 

Economia de recursos

Armazenar informações por conta própria exige um grande investimento em computadores, sistemas e profissionais de TI para manter tudo funcionando. O gasto é ainda maior se você deseja prevenir os problemas listados no último tópico!

Também se torna desnecessário transportar documentos até filiais, parceiros, fornecedores e outros espaços físicos com os quais você trabalha em conjunto. Basta criar um espaço compartilhado, onde cada um pode acessar o que lhe é permitido, e enviar os arquivos para essa área.

Implementação rápida e simples

Você pode contratar um serviço de armazenamento na nuvem agora mesmo, e começar a usá-lo em poucos minutos. Não é preciso fazer ajustes na estrutura da empresa ou ter um grande domínio sobre tecnologias – basta criar uma conta, seguir o passo a passo de configuração, e seu ambiente virtual estará pronto para receber novos arquivos.

Abertura para uma estratégia de BI

O Business Intelligence (BI) é uma prática de alto retorno com base no armazenamento, organização e análise de dados em larga escala. Isso pode incluir relatórios internos, perfis de colaboradores, informações sobre concorrentes, pesquisas de mercado, informações de parceiros, etc.

Pelo que já vimos até aqui, não é difícil apontar como a Cloud Computing oferece um pilar para a implementação e o sucesso com uma estratégia de BI, lançando a organização num caminho de decisões racionais e objetivas.

Como funciona a Cloud Computing?

Apesar de todas as mudanças que pode causar, o funcionamento da Cloud Computing é simples para o usuário final.

Você pode começar criando espaços de acesso virtuais que simulam os ambientes da sua organização, por exemplo. Isso permite que os colaboradores de cada setor ou equipe tenham acesso rápido às informações que lhes cabem, sem interferir nas outras áreas.

A partir daí, basta que todos os envolvidos criem ou compartilhem documentos, vídeos, relatórios e até mesmo programas inteiros no espaço correspondente, sempre que for preciso.

Por trás das cortinas, o serviço de Cloud Computing vai guardar todos os espaços e informações que você compartilha em computadores internos. A empresa responsável também faz cópias desses arquivos, para evitar que se percam, e emprega um time de TI para manter tudo operando 100% do tempo.

A maioria das startups, por depender dos benefícios listados anteriormente para sobreviver, já nasce utilizando a Cloud Computing. Em muitos casos, seus profissionais passam mais tempo trabalhando na nuvem do que em ambientes “reais”.

Entre 2020 e 2021 foi notável a expansão da Cloud Computing para outros modelos de gestão, conforme empresas dos mais diversos setores fizeram testes com o home office. A tendência é que esse crescimento continue, conforme um número cada vez maior de organizações percebe os resultados positivos desse método.

Companhias maiores, inclusive, podem se beneficiar ainda mais do armazenamento digital, já que suas operações envolvem muitos departamentos, mas eles nem sempre atuam de forma conjunta. Uma gestão inovadora permite que o Cloud Computing facilite a adoção de meios de organização como os squads, onde profissionais de vários setores formam times para conduzir produtos internos.

Quem deseja ir além do básico também pode usar a computação na nuvem para o treinamento de colaboradores, construindo seus perfis e armazenando cursos adequados às habilidades ou interesses de cada um, por exemplo.

Conclusão

A Cloud Computing é uma ferramenta de grande potencial, cuja implementação marca um “rito de passagem” para muitas empresas, que finalmente entram de vez no mundo digital. Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial desse recurso, basta olhar ao redor e buscar uma única organização que tenha se arrependido de trabalhar com ele.

Também é importante destacar que a computação na nuvem não termina em si mesma. Ela é uma base para outras formas de inovação tecnológica – como o Big Data, que já citamos, Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas, e tantas outras ferramentas “do futuro” que já estão multiplicando os resultados em milhares de empresas ao redor do mundo!

Esse artigo foi escrito em parceria com a AEVO, a maior plataforma de Gestão de Inovação da América Latina.

Recomendados para você

Ilustração de um computador com um código fonte e bonecos trabalhando em volta
Inovações em TI: 9 dicas para acelerar seu negócio ...
Uso de PCI DSS diminui no mundo todo. Saiba o motivo! ...
Pessoas prototipando com um tablet
As 10 principais tecnologias pessoais para o negócio digital ...