home Sem categoria Chatbots são a evolução dos sistemas de cobrança

Chatbots são a evolução dos sistemas de cobrança

Os chatbots são uma tecnologia em ascendência que começam a ajudar vários setores da economia na transformação digital. As empresas de cobrança são uma das vertentes que estão se beneficiando desses serviços cognitivos e, se você ainda não utiliza os robôs digitais na sua estratégia, está na hora de descobrir as vantagens para a qualidade no atendimento! Leia mais neste artigo sobre Chatbots para cobrança.

Se você acha que a cobrança deve ser feita de forma invasiva, provavelmente vai reconsiderar depois de ler este artigo. Acompanhe a seguir como utilizar os chatbots nas empresas de cobrança e descubra as vantagens dessa tecnologia!

Você também pode se interessar em começar a criar agora mesmo um Chatbot. Crie uma conta no People agora mesmo. Você pode criar um Chatbot para WhatsApp com as APIs do WhatsApp Business, Telegram, Facebook, Skype e outros.

Como funciona o chatbot na cobrança de dívidas?

É comum que os devedores sintam-se envergonhados por estarem em inadimplência. Por isso mesmo, eles podem ter vergonha de falar com uma pessoa a respeito. É nesse sentido que os bots ajudam a melhorar a experiência na hora de regularizar as dívidas.

Automatizar os sistemas de pagamento evita que os clientes precisem falar com um atendente humano na hora de solicitar boletos e informações. Com os robôs inteligentes, eles podem obter os boletos atualizados até mesmo pelo Facebook e outras redes sociais, de forma prática e rápida.

Para quem ainda não conhece a tecnologia, os chatbots são software que simulam uma conversação por meio de mensagens eletrônicas. A inteligência artificial permite que eles entrem em um processo de aprendizado constante, a partir da interação com os usuários.

Os bots funcionam da mesma maneira de um atendimento automático por telefone, onde o usuário precisa digitar números para seguir com as opções, só que digitalmente. Essa, inclusive, é uma das formas de se utilizar os bots. Eles indicam opções para o cliente digitar, guiando-os de acordo com as solicitações.

Na prática, a tecnologia realiza a cobrança automaticamente analisando a situação do devedor para propor soluções, descontos e oportunidades que melhor se encaixam às condições para a quitação do débito.

Quais são os tipos de bots para cobrança?

As assessorias de cobrança conseguem utilizar duas opções principais de chatbots. Existem os bots estruturais, que operam a partir de opções predeterminadas e bots por inteligência artificial.

O primeiro modelo é o mais simples, para casos em que a empresa queira apenas disponibilizar um contato prático nos moldes do atendimento automático por telefone. O robô dá algumas opções e interage de acordo com a alternativa escolhida, até encerrar o atendimento.

Já no caso dos bots por inteligência artificial, temos um sistema mais amplo, em que os robôs interagem de acordo com as mensagens dos clientes. Aqui, o entendimento é feito principalmente a partir de palavras-chaves dos textos, realizando um atendimento ainda mais personalizado e individual.

Os chatbots utilizam essas keywords para desenvolver o relacionamento a fim de solucionar os problemas e passar as informações que os clientes buscam. Existe uma simulação de conversa de fato, com a consulta sendo realizada no banco de dados do robô.

Ele consegue aprender novas palavras e desenvolver uma estratégia para solucionar novos problemas, atualizando-se automaticamente pela inteligência artificial. Os gestores também podem analisar os relatórios para incluir novas informações manualmente, melhorando ainda mais o sistema, bem como atualizando as condições de pagamento.

Quais são as vantagens dos chatbots?

As empresas de cobrança encontram várias vantagens nos robôs inteligentes que fazem atendimento eletrônico automático.  Esses serviços cognitivos são estratégicos porque, ao mesmo tempo em que não são pessoas, também são mais ágeis que as tecnologias tradicionais de atendimento automático.

Confira a seguir algumas vantagens em adotar os chatbots na área de cobrança!

Cliente mais confortável

Além da questão de conversar com uma máquina e eliminar o desconforto causado pela inadimplência, o cliente se sente mais à vontade também porque não se sente pressionado.

Ele consegue expor os problemas mais tranquilamente, porque tem a impressão de falar diretamente com a empresa, mantendo as questões pessoais em privacidade.  O inadimplente sabe que um atendente humano realizar um processo de cobrança incisivo.

No caso dos bots, isso não precisa acontecer, porque o sistema pode ser administrado de forma a se tornar o atendimento menos invasivo, deixando o cliente mais confortável para chegar a uma conciliação. Tudo depende de como vai ser a estratégica do gestor que faz a configuração.

Versatilidade no atendimento

Os chatbots trazem uma versatilidade na qualidade de atendimento. Você consegue programá-los para agir da forma mais conveniente, desde uma linguagem formal a um vocabulário popular, tornando-os mais próximo do seu público.

Além disso, a forma como eles abordam o cliente também pode ser configurada, permitindo um atendimento mais acolhedor e simpático do que o sistema de cobrança tradicional.

Atendimento 24 horas

Mais uma vantagem é que o atendimento não se prende ao horário comercial ou permitido pelo sindicato. Como o assistente fica disponível 24 horas nas ferramentas digitais, o cliente pode fazer a negociação a qualquer momento.

Isso ajuda a evitar que ele seja incomodado nas horas mais inconvenientes, diminuindo também o aborrecimento e estresse do inadimplente.

O contato também se torna mais dinâmico, já que é possível conversar com os bots em diversos canais de comunicação — redes sociais, e-mail, WhatsApp etc. A disponibilidade 24 horas permite mais rapidez e praticidade para o acesso dos clientes.

Coleta de dados mais eficiente

No teleatendimento tradicional, os operadores agem de forma diferente a cada contato. Essa característica seria interessante se levássemos em conta a personalização, mas carece de qualidade no atendimento.

Os fatores humanos interferem em uma cobrança eficiente em todas as conversas, enquanto que os chatbots são configurados para explorar com mais cuidado a situação do inadimplente, abordando-o da melhor forma possível para extrair os dados relevantes para um bom atendimento.

Redução de custos

Uma operação de Call Center exige muitos funcionários e, consequentemente, o custo para mantê-la é alto. Além dos salários dos colaboradores, há gastos com energia, máquinas, assistência técnica etc.

Os chatbots não exigem nada disso. Eles são programas que rodam digitalmente na nuvem, tendo apenas o custo para mantê-los rodando. Além de evitar equipes numerosas, permite que os funcionários possam focar em tarefas mais importantes, com melhor gestão de tempo tempo.

Entendeu as vantagens da ferramenta para o seu sistema de atendimento? Então você já está pronto para começar a usar os chatbots para melhorar a cobrança de dívidas e evoluir o seu processo de transformação digital. Entre em contato, agora mesmo, com a Cedro Technologies e saiba como podemos ajudá-lo a construir o chatbot ideal para o seu negócio.

Gostou? Compartilhe:

Thiago Morais Felix Costa

Thiago Morais Felix Costa

Product Owner do PEOPLE na Cedro Technologies.