Chatbots facilitam compra de ingressos para eventos

Vitor Precioso

29 julho 2019 - 09:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:48

Pessoa digitando os dados do cartão de débito no celular

Os chatbots são ferramentas de inteligência artificial que auxiliam o consumidor em várias etapas de uma experiência. Para empresas de eventos, eles são uma ótima opção para proporcionar a compra de ingressos de forma prática e sem complicações.

Em um setor em que o público costuma ter bastante dúvidas, os robôs inteligentes podem ser muito úteis, mas nem sempre são utilizados como assistente de compra. Nessa função, eles interagem com o cliente de uma forma dinâmica, tornando o processo mais simples.

Quer saber como as empresas de eventos podem utilizar os chatbots nessa e outras atividades? Confira a seguir!

O uso de chatbots na experiência do usuário

Para entender como aplicar os chatbots na comunicação da compra de ingressos, primeiro temos que compreender como eles podem melhorar a user experience.

Cada vez mais as empresas procuram formas de se conectar e se relacionar com os clientes. O desempenho e a interatividade são pontos que se destacam nessa busca, como formas para melhorar os serviços.

Os chatbots permitem acelerar a experiência do usuário, que já não quer mais esperar. Estamos em uma Era de dinamismo, onde tudo precisa ser rápido e instantâneo. O atendimento precisa estar à altura dessa velocidade.

Os robôs inteligentes permitem realizar um atendimento sem filas, para que o cliente não fique mais esperando a vez para solucionar dúvidas e realizar ações. Eles fazem parte de um novo cenário de disrupção e transformação digital.

Conversar com o usuário on-line é uma forma de fazê-lo se sentir valorizado. Quanto mais opções para contato ele tiver, melhor vai ser a experiência. Os chatbots podem ser aplicados em diversas plataformas, desde Facebook e WhatsApp com WhatsApp Business API até plataformas de SAC.

Então por que não utilizá-los como um verdadeiro assistente na compra de ingressos?

O uso de chatbots para aumentar a venda de ingressos

O primeiro ponto a levar em conta para aplicar os chatbots na compra de ingressos é que há vários tipos de tickets. Eles podem servir como acesso a cinemas e eventos culturais, reservas de restaurantes e hotéis, eventos, festas etc.

Cada tipo específico de empresa tem o seu fim na venda dos acessos e, por isso, os bots precisam ser configurados adequadamente. Eles podem ser desenvolvidos com a linguagem apropriada para cada público, aproximando-se mais do usuário.

Mas o uso dos chatbots na compra de ingressos não é apenas para a ação da aquisição em si. Eles podem auxiliar o usuário desde o primeiro contato, resolvendo as dúvidas e interagindo da melhor forma para solucionar as questões presentes e tornar o consumidor mais seguro da aquisição.

Isso inclui informações sobre preços, estacionamentos, pontos de venda, taxas de conveniência, meia entrada, local da realização, horários e qualquer outra dúvida que o público possa ter. A realização de cadastros também se torna muito mais prática.

Os assistentes virtuais também têm uma brilhante atuação diante de promoções e descontos. Quando a sua empresa promove uma ação com ofertas, os consumidores tendem a se interessar mais pelos serviços.

Nesse contexto, você precisa ter um atendimento preparado para passar as informações sobre os valores e explicar as condições dos descontos. O usuário se sente mais confiante para aderir à campanha e realizar a compra.

O uso de chatbots na prática

Ainda tem dúvidas de como o chatbot pode ser aplicado na área de eventos? Separamos alguns exemplos práticos para ilustrar a experiência com esses serviços cognitivos!

Confira a seguir alguns modelos e casos de aplicação de chatbots para venda de ingressos.

Cinemas

A compra de ingressos para o cinema pode ser mais rápida com o chatbot, ajudando o consumidor em diversas situações. Pode acontecer de a fila estar grande e a sessão estar para começar, o usuário não querer correr o risco de ficar sem ingresso em uma exibição requisitada ou simplesmente desejar praticidade e rapidez na aquisição.

O assistente virtual pode ser instalado no aplicativo, site ou rede social do cinema, facilitando o processo. Ele pode ajudar o usuário a identificar a sessão ideal para a faixa de horário desejada, conhecer os filmes em cartaz e os locais disponíveis, informar-se sobre preços, descontos e promoções e as formas de pagamento.

Além disso, os bots oferecem mais uma vantagem para quem vai ao cinema. Junto com a compra dos ingressos, eles podem ofertar combos de pipocas e guloseimas, acelerando o atendimento também na parte de conveniências.

Estádios de futebol

Para explicar o uso de chatbots nos estádios, vamos aproveitar para mostrar um caso de sucesso na Europa. O clube francês Lyon foi o primeiro a inovar com a tecnologia, levando a transformação digital para outro nível.

A marca passou a vender ingressos com a ajuda de um assistente virtual a partir do Facebook Messenger. A ideia foi comercializar os ingressos para o Groupama Stadium, pertencente ao clube. Foi uma maneira encontrada para facilitar o atendimento das solicitações dos torcedores, que podem acompanhar de perto os jogos do time.

A estratégia começou na temporada 2017/2018, ajudando o torcedor a encontrar o setor desejado no estádio de acordo com valores, localização e outras preferências. De quebra, o clube conseguiu captar dados sobre os perfis dos usuários do estádio.

Shows 

Assim como nos cinemas, as empresas que atuam no nicho musical também podem oferecer mais do que a simples venda de ingressos a partir dos chatbots. Elas podem proporcionar experiências diferenciadas com informações e bastante interatividade com a programação.

Em 2018, o Rock in Rio utilizou os robôs inteligentes para interagir com o público em um estande especial dentro do evento. Chamada de Roque, a ferramenta ajudava a tirar dúvidas dos frequentadores, como posicionamento e programação dos palcos, horários das bandas, entre outras.

Embora não tenha sido usado para a venda de ingressos em si, o assistente virtual trouxe várias experiências diferenciadas, como propostas de desafios e envio de videoclipes para quem visitou o estande.

O uso de chatbots na sua empresa: Crie a sua conta gratuita no People

Agora que você já conhece um pouco sobre as aplicações dos chatbots na área de eventos e venda de ingressos, chegou a hora de apostar na tecnologia para os seus negócios! Para isso, precisa dos serviços de uma empresa de tecnologia de qualidade.

A Cedro Technologies tem à sua disposição o People, plataforma de atendimento omnichannel que consegue atender a diversas demandas do mercado. Ele consegue auxiliar os seus clientes na compra de ingressos, na busca por informações e na interatividade para aumentar o engajamento.

As vantagens? O People fica disponível 24 horas por dia, pode ser acoplado a várias plataformas de atendimento, gera insights sobre a sua audiência e ainda reduz os custos de operação.

Para aderir ao chatbot, basta entrar em contato e solicitar o seu orçamento. Acesse já a nossa página de contato e dê o primeiro passo para a evolução do seu atendimento!

Recomendados para você

API do WhatsApp Business finalmente disponível ...
Homem com tiracolo mexendo no celular
Chatbots Cedro mais completos com proposta omnichannel ...
API do WhatsApp Business ...